São Paulo(SP) O novo modelo de gestão no futebol proposto pelo projeto Meu Time de Futebol (MTDF) dá seus primeiros frutos na Europa. Seis meses após ser comprado por 27 mil internautas, o Ebbsfleet United saiu da quase falência para conquistar o primeiro título de sua história. A equipe foi campeã da FA Trophy, a Copa da Inglaterra dos times das divisões inferiores.
O projeto inglês My Football Club (www.myfootballclub.co.uk) foi criado no começo de 2007, com o objetivo de juntar interessados em comprar um time das divisões inferiores do futebol inglês. Os s)ócios contribuíram com um pequeno valor, usado para a compra de 75% do Ebbsfleet United, e participam de todas as decisões referentes à equipe, desde a escalação até a forma de investimento dos fundos.
O sucesso do Ebbsfleet serviu de inspiração para a criação do MTDF, que pretende angariar sócios para a aquisição de uma equipe da Série B ou C do futebol brasileiro através do processo de clube-empresa.
Neste mês de maio, o MTDF anunciou a contratação do ex-jogador da seleção Brasileira César Sampaio e do empresário Paulo Francez, que atuarão na parte esportiva e na área estratégica do projeto. A dupla traz para o MTDF a experiência de sua participação em outros projetos bem sucedidos, como a transformação do Guaratinguetá em clube-empresa.
Para uma equipe concorrer à possibilidade de ser administrado pelo MTDF, alguns critérios precisam ser respeitados: o time poder se transformar em clube-empresa; ter pouca ou nenhuma dívida; ter potencial para atingir, em médio prazo, a Série A do Campeonato Brasileiro; e estar disposto a aceitar o modelo de administração do MTDF.
Para conhecer todos os detalhes, basta entrar no www.mtdf.com.br e se cadastrar gratuitamente. Além disso, o usuário poderá participar de enquetes e discussões amplas sobre o futebol.
João Pedro Nunes MTb 11675
zdl@zdl.com.br
-
César e Paulo
(Divulgação ZDL)
-
Capa do site
(Divulgação ZDL)
-
Logo do MTDF
(Divulgação ZDL)
-
Socios do projeto
(Camila Kouyomdjian/ZDL)