São Paulo A escolha do clube que será comprado pelo portal Meu Time de Futebol (MTDF) entrou em seu período decisivo. No próximo dia 27, terá início o processo de votação de onde sairão os nomes das equipes com as quais serão abertas negociações.
Milhares de internautas ajudaram a formular uma lista de 197 times, participantes ou não das Séries B e C do Campeonato Brasileiro. Eles serão divididos em chaves, como nos torneios mata-mata de futebol, e avançarão na disputa de acordo com a preferência popular.
Na primeira fase da seleção, os 138 times que não disputam o Campeonato Brasileiro competem entre si. Os 69 classificados se juntam aos 59 clubes pré-selecionados das Séries B e C. Após mais três rodadas eliminatórias, restarão apenas 16 equipes, com as quais serão iniciadas as negociações. No final, três ou quatro candidatos serão apresentados aos associados, que decidirão qual será comprado.
Os usuários do MTDF poderão votar gratuitamente no portal (www.mtdf.com.br) ou através do celular (wap.mtdf.com.br). Os clientes da operadora Claro, parceira do projeto, também podem acessar o conteúdo pelo Portal Claro Idéias em seu telefone móvel.
Um novo conceito de futebol - Baseado em uma comunidade inglesa (MyFootballClub), o MTDF pretende comprar uma equipe e definir o destino do clube a partir do voto de todos os seus membros. O objetivo é agregar milhares de pessoas que pagarão uma pequena anuidade. O valor arrecadado, somado às cotas de alguns patrocinadores darão o montante para assumir o controle de um time pelo processo de clube-empresa.
Os criadores do projeto pretendem adquirir uma equipe do futebol brasileiro neste semestre, para disputar o Campeonato Brasileiro já em 2009. Até lá, o portal quer juntar os membros e conquistar os patrocinadores.
O dinheiro arrecadado pelo projeto será investido no time de futebol e as pessoas que aderirem ao MTDF terão uma condição privilegiada. Eles participarão das decisões de todas as esferas do time, desde a compra e venda de jogadores, passando pela escolha dos dirigentes e técnicos, chegando à escalação para as partidas, tudo em votações feitas pelo site.
Para um time concorrer à possibilidade de ser administrado pelo MTDF, alguns critérios precisam ser respeitados: o time poder se transformar em clube-empresa; ter pouca ou nenhuma dívida; ter potencial para atingir, em médio prazo, a Série A do Campeonato Brasileiro; e estar disposto a aceitar o modelo de administração do MTDF.
Para conhecer todos os detalhes, basta entrar no www.mtdf.com.br e cadastrar-se gratuitamente. Além disso, o usuário poderá participar de enquetes e discussões amplas sobre o futebol.
ZDL João Pedro Nunes MTb 11675
zdl@zdl.com.br 11 32855911