São Paulo (SP) O Fluminense, campeão da etapa do Rio, conquistou na tarde desta sexta-feira o título da Manchester United Premier Cup de 2008, o mais importante torneio sub-15 do país, no campo do Esporte Clube Pão de Açúcar, em São Paulo. O time carioca derrotou na final o Internacional (RS), campeão da etapa de São Paulo, por 5 a 4 nos pênaltis, depois de 0 a 0 no tempo normal. Com o resultado, o Fluminense, que já havia conquistado o torneio, em 2005, classificou-se para representar o Brasil na final mundial do evento, no início de agosto, na Inglaterra.
A decisão foi muito equilibrada. Os dois times optaram pela cautela, com muitos cuidados na marcação e, conseqüentemente, tiveram poucas oportunidades de gol. A maior chance foi perdida por Angstron, aos 15 minutos do primeiro tempo. Ele pegou de primeira um cruzamento da esquerda e acertou o travessão do Inter.
O equilíbrio continuou também nos pênaltis. Cada time fez sete cobranças e o goleiro Silézio, do Fluminense, foi o herói com duas defesas. Com 15 anos, ele acabou ganhando o prêmio de melhor goleiro do torneio. Foi um jogo muito difícil, mas estava preparado para a decisão. A concentração e a tranqüilidade foram muito importantes, disse o atleta nascido em Niterói, que foi carregado pelos companheiros na comemoração do título.
O meia Wellington Alves, também do Flu, foi eleito o melhor jogador da Manchester United Premier Cup. Há 6 anos na equipe, Wellington comemorou muito o título e o prêmio. É uma recompensa por todo o esforço que a gente faz. Temos uma rotina difícil de treinamento, comentou o jogador, nascido no bairro da Penha e que treina em Xerém. É um presente para o time, para os profissionais e os dirigentes do clube.
O técnico Marcelo Veiga foi muito feliz com a conquista. Este título era o nosso grande objetivo. Estamos treinando para a competição desde outubro. Agora, é preparar o grupo para ter um bom desempenho na Inglaterra.
O Fluminense chegou à final invicto. Derrotou na fase classificatória as equipes do Sendas (4 a 1), Madureira (2 a 0) e Cruzeiro (1 a 0) e empatou com o Vasco (1 a 1). Na semifinal, eliminou o Vitória (BA) por 2 a 0.
A competição, promovida pela Nike, foi disputada no Esporte Clube Pão de Açúcar, em São Paulo, e no Centro de Treinamento do Sendas, no Rio. O torneio reuniu 20 equipes: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Pão de Açúcar, São Caetano, Internacional, Grêmio, Figueirense e Paulista de Jundiaí, em São Paulo, e Fluminense, Vasco, Flamengo, Botafogo, Sendas, Madureira, Vitória, CFZ, Olaria e Cruzeiro, no Rio.
O campeonato tem o objetivo de proporcionar aos jogadores a chance de competir em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, aprender sobre outras nações e culturas a partir do contato com garotos da mesma idade.
Entre os jogadores brasileiros que já disputaram a competição estão Diego (Werder Bremen), Robinho (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Lulinha (Corinthians), além de outros que hoje atuam como profissionais. Quanto aos estrangeiros, nomes de peso como os espanhois Xavi, do Barcelona, Iker Casillas, do Real Madrid, Fernando Torres (Liverpool) e o argentino Javier Mascherano, também do Liverpool, já jogaram o torneio.
Campeões brasileiros da Manchester United Premier Cup
1997 - Corinthians
1998 - São Paulo
1999 - Vitória (BA)
2000 - Internacional
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Corinthians
2005 Fluminense
2006 - São Paulo
2007 São Paulo
2008 Fluminense
João Pedro Nunes Mtb 11.675 // Juliana Medrano
juliana@zdl.com.br
-
Mayko beija a taça
(João Pires/ZDL)
-
Wellington: melhor do torneio
(João Pires/ZDL)
-
Fluminense campeão
(João Pires/ZDL)
-
Silézio melhor goleiro
(João Pires/ZDL)