São Paulo (SP) Os jogos de abertura da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2008, neste sábado, dia 10 de maio, vão marcar a estréia da bola oficial que será utilizada durante toda a competição. Denominada Total 90 Omni, ela foi desenvolvida pela Nike para elevar o padrão de consistência, precisão e visibilidade e testada durante dois anos em simulações eletrônicas nos laboratórios de pesquisa e com os melhores clubes e jogadores do mundo.
Bola oficial do Campeonato Brasileiro da série A, a Total 90 Omni também reforça a importância do Brasil para os negócios de futebol da Nike. Ela foi utilizada no amistoso entre Brasil e Suécia, realizado em março na Inglaterra e, pela primeira vez, será rolada no país antes dos campeonatos nacionais da Europa, no segundo semestre.
A Total 90 Omni faz parte da nova campanha da Nike, denominada Rala que Rola, na qual é mostrado aos jovens jogadores que no esporte atual é necessário "ralar" para que o sonho de atingir o nível de um atleta profissional "role".
Inovações Tecnológicas
A equipe de inovações tecnológicas da Nike iniciou o processo de desenvolvimento da bola ao fazer um levantamento das principais necessidades de desempenho dos atletas e se empenhou em descobrir novas maneiras para atendê-las do modo mais adequado. O teste feito por clubes de elite como o Manchester United, Inter de Milão e Valencia ajudou a Nike a aperfeiçoar e garantir o desempenho da bola.
A Nike se preocupa em melhorar o jogo tanto para os atletas de elite como para os jogadores do dia-a-dia. A bola Total 90 Omni foi pioneira no conceito de gráficos em desempenho, disse Tom De Blasis, diretor de design de bolas de futebol da Nike. A resposta da empresa para os chutes e passes que não saem na direção desejada é a criação dos sulcos exclusivos e aerodinâmicos revestidos em poliuretano, que foi projetada para voar mais rápido e com mais precisão.
A nova Total 90 Omni possui gomos geométricos em formatos de hexágonos e pentágonos, que se ajustam precisamente criando uma esfera quase perfeita. O desenho distribui a pressão através dos gomos e em volta da bola toda com o intuito de criar o que os engenheiros chamaram de o ponto central de uma circunferência de 360 graus. A bola é mais previsível e mais potente quando chutada.
O design da bola também é inovador. Uma nova fita assimétrica em sua volta gera um sinal visual mais poderoso enquanto ela rola, fornecendo uma leitura mais rápida da localização, velocidade e trajetória de qualquer ângulo.
A Total 90 Omni chega às lojas do Brasil em maio ao preço sugerido de R$ 399,90.
Mais informações no site nikefutebol.com
Juliana Medrano
E-mail: juliana@zdl.com.br