São Paulo (SP) No embalo da conquista do título de campeão paulista com o time principal, o Palmeiras estreou com vitória nesta segunda-feira na Manchester United Premier Cup, o mais importante torneio sub-15 do país, no campo do Esporte Clube Pão de Açúcar, em São Paulo. A equipe derrotou o Pão de Açúcar por 1 a 0, gol marcado por Rafael em cobrança de pênalti, aos 18 minutos do segundo tempo.
O Palmeiras faz dois jogos nesta terça-feira, enfrentando o Corinthians às 9 horas e o São Caetano, às 14h30. No jogo da tarde, o alviverde terá três torcedores muito especiais: os campeões paulistas Pierre, Elder Granja e Denílson e Pierre, vão assistir aos jogos da tarde no Pão de Açúcar e prestigiar os futuros craques.
Não fizemos uma boa apresentação, mas não podemos tirar os méritos do Pão de Açúcar, atual vice-campeão do torneio, disse o técnico Márcio Vicente Rodrigues. Num campeonato de tiro curto como este, que termina na sexta-feira, o resultado foi muito bom. O time mostrou garra o tempo todo.
Já o São Paulo, tetracampeão do torneio, também estreou com vitória. O Tricolor derrotou o São Caetano por 1 a 0, gol marcado por Hugo numa cobrança de falta aos 4 minutos do segundo tempo. Estréia é sempre complicada. O time mostrou-se um pouco nervoso, mas o importante é que venceu a primeira batalha das sete que terá no torneio, comentou o técnico Bruno Petri.
Dono de três títulos da competição, o time do Parque São Jorge perdeu para o Pão de Açúcar por wo (não comparecimento no horário marcado). Para a súmula, o resultado foi de 1 a 0. À tarde, o Corinthians derrotou o São Caetano por 2 a 0, gols de Nicolas e Angelo no segundo tempo, para a alegria do técnico Zé Eduardo. O grupo é bom e tem tudo para fazer bons jogos contra o Palmeiras e o São Paulo, afirmou Zé Eduardo, referindo-se às partidas desta terça. Na estréia do Campeonato Paulista da categoria, no sábado, o Corinthians derrotou o Taboão da Serra por 14 a 0.
O Santos, que busca o primeiro título, perdeu na estréia para o Inter de Porto Alegre por 2 a 0 e ganhou de virada do Figueirense (SC) por 3 a 1, no segundo jogo do dia. O Figueirense havia derrotado na estréia o Grêmio (RS) por 2 a 0. Já o Inter terminou com duas vitórias. Além do Santos, ganhou também do Paulista (SP) por 1 a 0.
Flamengo, líder - Na etapa carioca, disputada no Centro de Treinamento do Sendas, o Flamengo obteve a melhor campanha do primeiro dia de competição. A equipe derrotou na estréia o Vitória (BA) por 2 a 0 e empatou com o CFZ (RJ) por 0 a 0, somando 4 pontos ganhos no grupo B. Também no embalo da conquista do Campeonato Carioca pelo time adulto, o Flamengo enfrenta nesta terça-feira, a partir das 10 horas, o Botafogo (RJ), que venceu nesta segunda o Olaria (RJ) por 3 a 0.
Outros resultados: Madureira (RJ) 0 x 0 Sendas (RJ), Cruzeiro (MG) 1 x 1 Vasco da Gama (RJ), Fluminense (RJ) 4 x 1 Sendas, Madureira 0 x 0 Cruzeiro e Vitória 3 x 0 Olaria.
Os jogos têm dois tempos de 20 minutos, com intervalo de cinco, sendo que cada equipe pode jogar duas vezes ao dia. O vencedor da edição 2008 da competição vai representar o Brasil na final mundial, na Inglaterra, no fim de julho.
O Brasil é o maior vencedor da final mundial da Manchester United Premier Cup, com cinco títulos em dez edições: Internacional em 2000, Vitória em 2001, São Paulo em 2002, Corinthians em 2003 e Fluminense em 2005. No ano passado, o Barcelona, da Espanha, ficou com o título ao vencer o São Paulo por 1 a 0.
Entre os jogadores brasileiros que já disputaram a competição estão Diego (Werder Bremen), Robinho (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Lulinha (Corinthians), além de outros que hoje atuam como profissionais. Quanto aos estrangeiros, nomes de peso como os espanhois Xavi, do Barcelona, Iker Casillas, do Real Madrid, Fernando Torres (Liverpool), e o argentino Javier Mascherano, também do Liverpool, já jogaram o torneio.
João Pedro Nunes Mtb 11.675 // Juliana Medrano
juliana@zdl.com.br
-
Palmeiras bate Pão de Açúcar
(João Neto)
-
Corinthians vence São Caetano
(João Pires)
-
São Paulo supera São Caetano
(Deco Pires)
-
Santos perde para o Inter
(Deco Pires)