Capa

FUTEBOL

Portal cria comunidade para comprar time de futebol

MTDF permite que fãs do esporte se tornem dirigentes, usando internet e redes sociais como meio de ligação

27.03.2008  |  92 visualizações
São Paulo – O conceito de jogos em que as pessoas simulam ser donas de times de futebol está mais que consolidado, com games como o Soccer Manager, além de sites especializados nesse tipo de diversão. Mas agora o que era virtual está virando real. É isso que pretende o projeto Meu Time de Futebol (www.mtdf.com.br).

Baseado em uma idéia surgida na Inglaterra, o MyFootballClub, um grupo brasileiro criou uma comunidade interessada em adquirir um clube de futebol e administrá-lo. Para isso, os futuros associados deverão investir R$ 78,90 por ano. Com o dinheiro arrecadado junto aos associados e alguns patrocinadores, um clube de futebol será escolhido para se transformar em clube-empresa, tendo como maior acionista a entidade que vai englobar essas pessoas interessadas.

Todas as decisões serão tomadas por meio do site do MTDF, baseadas na votação dos associados. A comunidade começará a fazer suas definições a partir da escolha do clube a ser adquirido, para na seqüência opinar sobre tudo, desde a compra e venda de jogadores, passando pela seleção dos dirigentes e técnicos, chegando à escalação para as partidas.

Para um time concorrer à possibilidade de ser administrado pelo MTDF, alguns critérios precisam ser respeitados: o time pode ser adquirido para ser transformado em clube-empresa; ter pouca ou nenhuma dívida; ter potencial para atingir, em médio prazo, a Série A do Campeonato Brasileiro; e estar disposto a aceitar o modelo de administração do MTDF.

É o cruzamento da fronteira que separava o mundo das comunidades virtuais do mundo real. A partir da inauguração desse modelo, foi criada uma conexão muito mais forte que liga o torcedor direto ao clube. “Até hoje, o torcedor se conectava ao clube por meio de uma série de intermediários e pouco interagia com o dia-a-dia do clube. Agora, com as ferramentas da Web 2.0, essa relação pode ser direta, dinâmica, ativa e sem fronteiras”, comenta Paulo Costa, diretor do MTDF e responsável pela área de tecnologia do projeto.

Isso só se tornou possível graças à proliferação das redes sociais e das novas formas de interação das pessoas através da Internet. “Hoje os consumidores não querem ser meros espectadores e engolir aquilo que lhes é imposto. O marketing tornou-se muito mais segmentado e os consumidores muito mais exigentes. Os consumidores definem o que querem e como querem e a tecnologia é o meio para tornar isso possível. No caso do futebol, os torcedores querem ter a mesma interação que começa a ser oferecida em outros segmentos, como a tv por exemplo. É cada vez mais comum os espectadores participarem da programação por de votações, para decidir a programação ou escolher o destino dos participantes de um Reality Show”, salienta Costa.

No Brasil, o projeto é conduzido pelo administrador de empresas Vicente Di Cunto, a advogada Tatiana Agopian, os empresários Eric Mifune e Paulo Costa e pelo economista Silvio Vartan.

Para conhecer todos os detalhes basta entrar no www.mtdf.com.br e se cadastrar gratuitamente na primeira fase do projeto. Além disso, o usuário poderá participar de enquetes e discussões amplas sobre o futebol.

Mais informações www.mtdf.com.br

Guto Francischini (Mtf: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
  • Sócios do MTDF
    (Camila Kouyomdjian/ZDL)

  • MTDF
    (Divulgação ZDL)

Leia também...

26.01.2010

Sul-Americano Sub-17 de Futebol Feminino começa quinta-feira em São Paulo

Competição reúne dez seleções do continente e classifica três equipes para o Campeonato Mundial

24.10.2008

MTDF inicia escolha do time a ser comprado

Usuários do portal decidirão, no sistema “mata-mata”, qual equipe será adquirida. Participam 197 times

07.10.2008

Claro e o portal de futebol MTDF fecham parceria inédita

Cliente da operadora poderá participar da primeira fase do projeto e votar para escolher um clube de futebol que gostaria de comprar

01.08.2008

Volta Redonda e OLEHH realizam primeira peneira no sábado

Cerca de 100 jogadores já se inscreveram na seletiva realizada pelo clube carioca, em parceria com o site de relacionamentos entre profissionais do futebol

Entre em contato