São Paulo O conceito de jogos em que as pessoas simulam ser donas de times de futebol está mais que consolidado, com games como o Soccer Manager, além de sites especializados nesse tipo de diversão. Mas agora o que era virtual está virando real. É isso que pretende o projeto Meu Time de Futebol (www.mtdf.com.br).
Baseado em uma idéia surgida na Inglaterra, o MyFootballClub, um grupo brasileiro criou uma comunidade interessada em adquirir um clube de futebol e administrá-lo. Para isso, os futuros associados deverão investir R$ 78,90 por ano. Com o dinheiro arrecadado junto aos associados e alguns patrocinadores, um clube de futebol será escolhido para se transformar em clube-empresa, tendo como maior acionista a entidade que vai englobar essas pessoas interessadas.
Todas as decisões serão tomadas por meio do site do MTDF, baseadas na votação dos associados. A comunidade começará a fazer suas definições a partir da escolha do clube a ser adquirido, para na seqüência opinar sobre tudo, desde a compra e venda de jogadores, passando pela seleção dos dirigentes e técnicos, chegando à escalação para as partidas.
Para um time concorrer à possibilidade de ser administrado pelo MTDF, alguns critérios precisam ser respeitados: o time pode ser adquirido para ser transformado em clube-empresa; ter pouca ou nenhuma dívida; ter potencial para atingir, em médio prazo, a Série A do Campeonato Brasileiro; e estar disposto a aceitar o modelo de administração do MTDF.
É o cruzamento da fronteira que separava o mundo das comunidades virtuais do mundo real. A partir da inauguração desse modelo, foi criada uma conexão muito mais forte que liga o torcedor direto ao clube. Até hoje, o torcedor se conectava ao clube por meio de uma série de intermediários e pouco interagia com o dia-a-dia do clube. Agora, com as ferramentas da Web 2.0, essa relação pode ser direta, dinâmica, ativa e sem fronteiras, comenta Paulo Costa, diretor do MTDF e responsável pela área de tecnologia do projeto.
Isso só se tornou possível graças à proliferação das redes sociais e das novas formas de interação das pessoas através da Internet. Hoje os consumidores não querem ser meros espectadores e engolir aquilo que lhes é imposto. O marketing tornou-se muito mais segmentado e os consumidores muito mais exigentes. Os consumidores definem o que querem e como querem e a tecnologia é o meio para tornar isso possível. No caso do futebol, os torcedores querem ter a mesma interação que começa a ser oferecida em outros segmentos, como a tv por exemplo. É cada vez mais comum os espectadores participarem da programação por de votações, para decidir a programação ou escolher o destino dos participantes de um Reality Show, salienta Costa.
No Brasil, o projeto é conduzido pelo administrador de empresas Vicente Di Cunto, a advogada Tatiana Agopian, os empresários Eric Mifune e Paulo Costa e pelo economista Silvio Vartan.
Para conhecer todos os detalhes basta entrar no www.mtdf.com.br e se cadastrar gratuitamente na primeira fase do projeto. Além disso, o usuário poderá participar de enquetes e discussões amplas sobre o futebol.
Mais informações www.mtdf.com.br
Guto Francischini (Mtf: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br