Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo terá uma terceira camisa oficial para homenagear sua gloriosa história, de quase 113 anos. Inspirada no primeiro modelo, que ficou conhecido como Papagaio de Vintém, a nova versão é preta e vermelha na frente e predominantemente vermelha nas costas. O novo uniforme tem também o primeiro distintivo da história do clube, com uma âncora e dois remos, além das iniciais CRF (Clube de Regatas do Flamengo). As vendas começam nesta quinta-feira, ao preço sugerido de R$ 150,00, e a estréia será no sábado, contra o Madureira, no Maracanã.
Para Ricardo Jorge Hinrichsen Jr, diretor-executivo de Marketing do Flamengo, a terceira camisa é uma homenagem do futebol para o remo, que, apesar de não ser mais um esporte tão popular, foi o grande responsável pelo nascimento desta brilhante história do Flamengo.
O zagueiro e capitão Fábio Luciano aprovou a nova camisa. Fiquei feliz por conhecer um pouco mais da história do Flamengo e gostei da idéia de a camisa homenagear o remo, disse o jogador. Espero que a camisa traga muita sorte para a gente.
O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895 por um grupo de remadores que mantinham o barco da equipe numa casa localizada no bairro do Flamengo. Formado por ex-jogadores do Fluminense, o time de futebol surgiu após uma assembléia realizada no dia 24 de dezembro de 1911 e, em 3 de maio do ano seguinte, na sua primeira partida oficial, contra o Mangueira, marcou a maior goleada da história do clube: 15 a 2.
Também patrocinado pela Nike, o Corinthians apresentou em janeiro a sua terceira camisa, na cor roxa, em homenagem ao seu torcedor roxo, em alusão a quem é fanático pelo time e que não o abandona nem mesmo nos momentos mais difíceis.
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo
Conhecido mundialmente pelas conquistas dentro de campo e pelos craques que desfilaram seus talentos pelos gramados honrando o manto rubro-negro, o Flamengo já nasceu com garra e espírito vencedores. A idéia da criação de um grupo organizado de remo surgiu em de conversas entre seis jovens do bairro no Café Lamas, no Largo do Machado, no final do século XIX.
Os remadores José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport resolveram comprar um barco para entrar na disputa com clubes de outros bairros. Em 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo.
No encontro, foi acordado que a data oficial seria 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Proclamação da República), e que as cores seriam azul e ouro, em largas listras horizontais. O uniforme, no entanto, teve de ser substituído por vermelho e preto, pois as peças com os tons originais eram importadas e desbotavam facilmente.
O futebol profissional: - Em assembléia realizada no dia 24 de dezembro, o Flamengo criou o seu time de futebol, sob a responsabilidade do Departamento de Esportes Terrestres. No primeiro jogo oficial, realizado dia 3 de maio de 1912, no campo do América, na Campos Sales, uma goleada, a maior da história do clube. O Flamengo venceu o Mangueira por incríveis 15 a 2.
Títulos: O primeiro título carioca do Flamengo foi ganho em 1914 e, desde então, o Rubro-Negro coleciona conquistas. Entre outros, são cinco títulos brasileiros e dois da Copa do Brasil. Em 1978, o título de campeão estadual marcou o início da Era de Ouro, já que os cinco anos seguintes foram de glórias. Estrelas como Júnior, Paulo César Carpegiani, Adílio, Cláudio Adão, Tita e Rondinelli, todos liderados por Zico, sagraram-se tricampeões cariocas. Em 1980, o Flamengo conquistou ainda o seu primeiro título brasileiro e, no ano seguinte, a Libertadores da América, com a vitória na decisão sobre o Cobreloa, do Chile.
Ainda em 1981, mais precisamente em 13 de dezembro, no Estádio Olímpico de Tóquio, Nunes marcou duas vezes e Adílio um e o Mengo venceu o inglês Liverpool por 3 a 0, conquistando o Campeonato Mundial de Clubes. Para fechar a Era de Ouro de maneira fantástica, o Rubro-Negro foi ainda campeão brasileiro em 1982 e 1983.
Em quase 113 anos de história, o Flamengo criou craques, conquistou títulos e viu sua torcida crescer. Só no Brasil são mais de 35 milhões de rubro-negros, que acompanham o time do norte ao sul do país e honram o hino que diz: Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.
Mais informações no site nikefutebol.com
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
O capitão Fábio Luciano
(Divulgação)
-
Jogadores
(Gustavo Frullani)
-
Fábio Luciano, Toró, Christian e Marcinho
(Gustavo Frullani)
-
Terceira camisa do Flamengo
(Divulgação)