São Paulo (SP) - O Brasil faz nesta quarta-feira o segundo jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e o torcedor vai ganhar uma camisa comemorativa para apoiar a equipe do técnico Dunga. Para o jogo diante do Equador, no Maracanã, a Nike desenvolveu uma camisa com o desenho do mapa da região onde o estádio está localizado, inclusive com as ruas próximas e o Maracanãzinho. A latitude e a longitude descritas na camisa representam a posição exata do círculo central do estádio. A partida contra os equatorianos será a segunda da seleção pelas Eliminatórias. Na estréia, domingo, o Brasil empatou por 0 a 0 com a Colômbia, em Bogotá.
O desenvolvimento de uma camisa comemorativa para os jogos do Brasil nas Eliminatórias tem dois propósitos. O principal objetivo é combater a pirataria com camisas de qualidade e com um preço acessível, de R$ 60 para adultos e R$ 50 para crianças. O segundo fator é criar energia em torno dos jogos, uma vez que serão edições limitadas e o design remeterá ao local das partidas.
Quem compra artigos falsificados está adquirindo produtos de baixa qualidade e contribuindo para a sonegação fiscal, lembra Fábio Espejo, diretor financeiro da Nike do Brasil. Nossa intenção é oferecer ao consumidor produtos oficiais, de qualidade e com todas as facilidades de pagamento, ressalta.
A camisa já está sendo vendida nas lojas Hawaii Sports. No dia do jogo, além da camisa, outros produtos da seleção brasileira serão vendidos no estádio do Maracanã. Lá, os consumidores terão as mesmas facilidades de pagamento de uma loja - cheque, dinheiro ou cartão de crédito - e poderão fazer a compra desde a abertura dos portões até o final do jogo.
A Nike possui um programa de combate à pirataria que compreende ações em portos e pontos-de-venda. Uma equipe de advogados contratada pela empresa investiga denúncias e solicita mandados de busca e apreensão de produtos falsificados. Os maiores volumes são apreendidos nos portos e em locais como a rua 25 de Março, em São Paulo, galerias e varais de estádios de futebol, bem como nas fábricas dos produtos falsificados. As empresas que falsificam são processadas por danos materiais e utilização indevida da marca.
Depois da partida contra o Equador, a seleção volta a jogar em casa em novembro, no Morumbi. Para essa partida, o torcedor paulista também terá uma camisa comemorativa relacionada ao estádio.
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
Robinho com a camisa
(Divulgação/ZDL)
-
O zagueiro Juan
(Divulgação/ZDL)
-
Homenagem ao Maracanã
(Divulgação/ZDL)