São Paulo (SP) - A seleção brasileira feminina de futebol terá um novo uniforme nesta quarta-feira, diante da Nova Zelândia, na estréia da Copa do Mundo organizada pela Fifa, na China. Desenvolvido pela Nike especialmente para a equipe feminina, o modelo possui tecnologia Dri-Fit e Stretch Woven e foi inspirado em elementos da arquitetura e da paisagem nacionais, como as curvas dos prédios e do calçadão de Copacabana. Além disso, a camisa tem ajuste mais acinturado, o que deixa o modelo mais feminino. Campeã pan-americana no Rio de Janeiro, a seleção busca o inédito título mundial e faz a primeira partida às 6 horas desta quarta-feira, na cidade de Wuhan.
No uniforme número um, a camisa amarela foi redesenhada de forma mais moderna, com a assinatura do verde na gola e na bainha das mangas. A gola é uma homenagem atualizada do acabamento tradicional das equipes dos primeiros tempos dos uniformes brasileiros. O brasão da CBF destaca-se no lado esquerdo do peito, e o azul roial aparece nos calções, com números em branco, mesma cor das brancas.
O segundo uniforme tem no azul roial sua cor dominante, com números e detalhes em branco na bainha das mangas e na gola. Os calções e as meias também são brancos.
Participam da Copa do Mundo feminina 16 seleções, divididas em quatro grupos. Brasil e Nova Zelândia estão no grupo D, juntamente com China e Dinamarca. Classificam-se para as quartas-de-final somente as duas melhores equipes de cada grupo. No dia 2 passado, a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para o Japão, no último amistoso antes da estréia de quarta-feira.
Na edição passada da Copa do Mundo, disputada nos Estados Unidos, em 2003, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas-de-final, com a derrota por 2 a 1 para a vice-campeã Suécia. O título ficou com a Alemanha, que nesta segunda-feira estreou na edição 2007 com uma histórica goleada de 11 a 0 sobre a Argentina.
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
Formiga e a camisa amarela
(Divulgação/ZDL)
-
Os novos modelos
(Divulgação/ZDL)
-
Aline com a camisa azul
(Divulgação/ZDL)
-
A goleira Bárbara
(Divulgação/ZDL)