São Paulo (SP) - Acaba de chegar às principais lojas do Brasil a chuteira Total 90 Laser, da Nike, primeiro calçado da multinacional projetado para aumentar a precisão dos chutes. Lançada oficialmente em Madri, em abril, a T90 Laser é uma das chuteiras mais inovadoras e tecnológicas já desenvolvidas pela Nike. Tanto para um chute a gol, um passe para um companheiro ou um drible preciso, o calçado traz uma nova abordagem técnica para o jogo. O preço sugerido da chuteira é de R$ 599,90.
Durante o desenvolvimento da T90 Laser, a Nike contou com o auxílio e as opiniões de craques como o atacante inglês Wayne Rooney (Manchester United), o zagueiro italiano Fabio Cannavaro (Real Madrid) e o atacante espanhol Fernando Torres (Atlético de Madrid), entre outros. No Brasil, jogam com a T90 Laser William, do Corinthians, Valdivia, do Palmeiras, e Leandro, do São Paulo. A chuteira é bem macia, leve, confortável. Já no primeiro treino eu senti que ela pega bem na bola, disse William.
O lateral Marcelo, do Real Madrid, que vai disputar pela seleção brasileira o Mundial sub-20 no Canadá ao lado de William, também atua com a Total 90 Laser. Outros craques brasileiros que jogam com o calçado são o meia Diego, do Werder Bremen, e o atacante Rafael Sóbis, do Betis.
De acordo com uma pesquisa de uma grande universidade da Alemanha, 69% dos gols da Copa do Mundo da Alemanha foram feitos com o peito do pé. Tetsuya Tom Minami, designer da Nike, utilizou essas informações e criou uma chuteira projetada para ajudar a diminuir a variação de um chute forte e aumentar a precisão em cada passe. Jogadores como o Wayne Rooney disseram que gostariam de colocar a bola onde tivessem vontade. Então focamos em uma parte específica da chuteira, a área de chute, para ajudar a conseguir o melhor resultado.
A T90 Laser possui um ponto de impacto significativamente grande, através de anéis exclusivos de precisão. A parte superior da chuteira, com seu inovador padrão circular PowerZone decorado com um \"90\" e as palavras \"Swerve\" (efeito), \"Precision\" (precisão) e \"Power\" (força) - é inspirada por estímulos visuais das oscilações que emanam quando uma pedra é atirada na água, diz Minami.
A nova parte superior da T90 Laser é projetada em couro sintético Teijin e uma combinação de malha, sob um padrão de grade industrial, que utiliza um inovador revestimento à prova dágua e material Vent para proteção contra os elementos da natureza, enquanto mantém um resfriamento natural por evaporação. O movimento efetivo de umidade ajuda a proteger o pé de variações radicais de temperatura durante os 90 minutos de futebol em várias condições externas.
O sistema de cadarço integrado e balanceado sobre a área de contato da bola é projetado para melhor chute com efeito, potência e precisão. A unidade Nike Zoom Air no calcanhar proporciona amortecimento superior e conforto. O solado externo, fabricado na placa de desempenho Total 90, aprovada por jogadores profissionais, recebe tratamento gráfico dinâmico com a imagem esquelética dos ossos de um pé, como se a chuteira tivesse sido radiografada, acrescenta Minami.
As cores preta e amarela da T90 Laser, como um sinal de advertência de perigo, indicam que potência e energia estão se aproximando. É uma ameaça intimidante que a maioria dos jogadores de defesa não gostará de ver chegar.
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
Chuteira Total 90 Laser
(Divulgação/ZDL)
-
Marcelo, do Real Madrid
(Divulgação/ZDL)
-
O craque do Corinthians
(Luiz Pires/Jump)
-
Anéis exclusivos de precisão
(Divulgação/ZDL)