São Paulo (SP) - O São Paulo venceu o Vasco por 2 a 0 na manhã desta terça-feira e se tornou o maior vencedor da Manchester United Premier Cup, o mais importante torneio sub-15 do Brasil. Campeão também em 1998, 2002 e 2006, o time do Morumbi será o representante do país na final mundial, de 20 a 28 de julho, em Kuala Lumpur, na Malásia.
Os garotos estão de parabéns. Eles fizeram um grande campeonato e merecem essa conquista. Para nós, a competição é a mais importante da categoria. Consideramos o vencedor o campeão brasileiro sub-15, disse o técnico do São Paulo, Bruno Petri.
Na decisão, disputada no Centro de Treinamento do Pão de Açúcar, São Paulo e Vasco fizeram um grande jogo. No primeiro tempo, o time paulista teve boas chances de marcar, mas não conseguiu abrir o placar. Na etapa final, Alfredo, de cabeça, e Marcelinho, num golaço, definiram a vitória e o título a favor do Tricolor.
Tive a oportunidade e consegui fazer um belo gol. Arranquei com a bola desde o meio-de-campo, escapei da falta na entrada da área e percebi que o goleiro caiu. Aí foi só driblar para o lado e fazer o gol, contou Marcelinho, de 14 anos, fã de Cristiano Ronaldo e autor de um dos gols mais bonitos da competição.
Do grupo campeão de 2007, quatro jogadores participaram da final mundial no ano passado, quando o São Paulo ficou em sexto lugar. É um momento de integração com a cultura e com o futebol de outros países. Sem dúvida, trata-se de uma oportunidade muito grande de crescimento para os meninos, disse Petri.
O técnico do Vasco, Marcus Alexandre, reconheceu a superioridade do São Paulo na partida decisiva. Nosso time até foi bem no primeiro tempo, mas esteve irreconhecível no segundo. Os méritos são do São Paulo, falou o comandante, que ainda elogiou o grupo de jogadores vascaínos. É um elenco muito homogêneo e seria injusto destacar somente um ou outro atleta. Tanto que vários jogadores marcaram gols, completou.
Philippe Coutinho, camisa 10 do Vasco e jogador da seleção brasileira sub-15, foi eleito o melhor jogador do campeonato. Cleiton, do Pão de Açúcar, acabou eleito o melhor goleiro. Além do São Paulo, já estão classificados para a final mundial da Manchester United Premier Cup Everton (Inglaterra), Roma (itália) e Hertha Berlim (Alemanha). Ao todo serão 20 equipes brigando pelo título.
Entre os jogadores brasileiros que já disputaram a competição estão Diego (Werder Bremen), Robinho (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Alexandre Pato (Internacional - RS), os irmãos gêmeos Diego e Diogo, ambos ex-jogadores do mesmo Inter, e Rubinho e Marquinhos, ambos ex-Corinthians. Quanto aos estrangeiros, Xavi, do Barcelona, e o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, Fernando Torres, do Atlético de Madrid, e o argentino Javier Mascherano, agora no Liverpool, já jogaram o torneio.
A competição, promovida pela Nike, tem o objetivo de proporcionar aos jogadores a chance de competir em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, aprender sobre outras nações e culturas a partir do contato com garotos da mesma idade.
Campeões brasileiros da Manchester United Premier Cup
1997 - Corinthians
1998 - São Paulo
1999 - Vitória (BA)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Corinthians
2005 Fluminense
2006 - São Paulo
2007 São Paulo
Campeões mundiais da Manchester United Premier Cup
1997 - Platense (Argentina)
1998 - Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 - Barcelona (Espanha)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Manchester City (Inglaterra)
2005 - Fluminense
2006 - Chivas Guadalajara (México)
Mais informações no site www.manchesterunitedpremiercup.com
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
São Paulo x Vasco
(João Pires/Jump)
-
Tricolor campeão
(João Pires/Jump)
-
Philippe, melhor do campeonato
(João Pires/Jump)
-
Os campeões
(João Pires/Jump)