São Paulo (SP) - O Pão de Açúcar venceu o Atlético (PR), nos pênaltis, na manhã deste domingo, e será o adversário do São Paulo na decisão da etapa paulista da Manchester United Premier Cup. A final será disputada às 10 horas desta segunda, no Centro de Treinamento do Pão de Açúcar. O vencedor desse duelo joga a final brasileira contra o Vasco, que também neste domingo conquistou a etapa carioca do mais importante campeonato do país na categoria sub-15.
Atlético (PR) e Pão de Açúcar fizeram uma partida bastante equilibrada neste domingo, ao contrário do sábado, quando o time paranaense dominava o jogo antes da paralisação em virtude da forte chuva. Após o empate sem gols no tempo normal, o Pão de Açúcar marcou 3 a 1 nos pênaltis.
\"No sábado, a ajuda caiu do céu, literalmente\", disse o técnico do Pão de Açúcar, Maurício Nogueira Barbieri. \"Estávamos tomando um sufoco grande, mas a chuva interrompeu o jogo. Conseguimos reverter a situação, e os garotos mostraram muita determinação.\"
A decisão desta segunda-feira pode ser encarada como uma revanche para o São Paulo do técnico Bruno Petri, que perdeu somente um jogo na competição, na terceira rodada, exatamente para o Pão de Açúcar, por 1 a 0.
Rio de Janeiro - Desde 2000 o Vasco não participava da Manchester United Premier Cup. E a volta não poderia ter sido melhor. Conhecido como o time da virada, o Vasco comprovou a fama e conquistou neste domingo, na Sendolândia, o título da etapa carioca da competição ao vencer o Botafogo nos pênaltis por 2 a 1, após empate por 2 a 2 no tempo normal. O Vasco perdia o jogo por 2 a 0 até os 19 minutos do segundo tempo cada etapa tem 20 minutos apenas -, quando Philippe Coutinho serviu Willien, para diminuir, e logo após, aos 21, sofreu pênalti, convertido também por Willien. Na decisão por pênaltis, foi a vez de o goleiro Fabrício rilhar. Ele, que falhou no primeiro gol do Botafogo, defendeu as cobranças de Fabiano e Cidinho e garantiu a vitória vascaína.
O Vasco entrou em campo como favorito, mas foi surpreendido por uma cobrança de falta de Marcus Vinícius, aos 8 minutos. Ele chutou quase da linha de meio de campo, mas contou com a falha conjunta dos zagueiros e do goleiro Fabrício e a bola entrou direto. Na etapa final, ainda nervoso, o Vasco viu o Botafogo ampliar, aos 7 minutos, num chute forte de Fabiano, de fora da área.
A partida parecia decidida, quando aos 19 minutos Philippe Coutinho, titular da Seleção Sub-15, driblou dois zagueiros na área e rolou para Willien acertar um chute forte, reduzindo a diferença. Já nos acréscimos, aos 21, Philippe entrou driblando na área e foi derrubado. Willien bateu e empatou.
Durante seis anos ficamos de fora e agora, para voltar, nos preparamos por dois meses. O time jogou bem, mas os elogios parece que mexeram com os jogadores e eles relaxaram no começo. Em dois tempos de 20 minutos cada segundo é muito importante e trabalhamos isso com o grupo. A gente tinha de acreditar até o final e foi o que aconteceu, festejou Marcos Alexandre, técnico do Vasco.
A Manchester United Premier Cup, promovida pela Nike, tem por objetivo proporcionar aos jogadores a chance de competir em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, aprender sobre outras nações e culturas a partir do contato com garotos da mesma idade. O campeão da etapa brasileira vai representar o Brasil na final mundial, em julho, na Malásia.
Campeões brasileiros da Manchester United Premier Cup
1997 - Corinthians
1998 - São Paulo
1999 - Vitória (BA)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Corinthians
2005 Fluminense
2006 - São Paulo
Campeões mundiais da Manchester United Premier Cup
1997 - Platense (Argentina)
1998 - Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 - Barcelona (Espanha)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Manchester City (Inglaterra)
2005 - Fluminense
2006 - Chivas Guadalajara (México)
Guto Francischini (Mtb: 45.553) / Sergio du Bocage
E-mails: guto@zdl.com.br / bocage@dbpress.com.br
-
Vascaínos festejam
(Divulgação/ZDL)
-
Vasco x Botafogo
(Divulgação/ZDL)
-
Pão de Açúcar x Atlético (PR)
(João Pires/Jump)
-
Pão de Açúcar festeja vaga na final
(João Pires/Jump)