São Paulo (SP) - Única equipe do trio de ferro paulista a nunca ter conquistado o título da Manchester United Premier Cup, o Palmeiras tenta sair da fila no mais importante torneio sub-15 do país. A edição 2007 da competição, que começa nesta quinta-feira, terá dez equipes jogando em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. Os melhores de cada região lutam pelo título no dia 23, na capital paulista, e o campeão vai representar o Brasil na final mundial, na Malásia, em julho.
Comandado pelo técnico Márcio Vicente Rodrigues, o time sub-15 do Palmeiras acaba de ser vice-campeão do Torneio Brasil-Japão, disputado em Arujá. Foi um resultado surpreendente, já que nossa equipe ainda está em formação. Fizemos um bom campeonato, mas perdemos para o São Paulo na decisão. Tenho vários jogadores recém-chegados, que ainda não se conhecem bem, disse o comandante do alviverde. Na edição de 2006 da Manchester United Premier Cup, o Verdão foi eliminado na primeira fase, após uma vitória, um empate e duas derrotas. A expectativa é ir bem, apesar de o time ainda estar verde. O futebol, às vezes, surpreende, disse Rodrigues, que está no Palmeiras há sete meses e já trabalhou na Portuguesa durante 11 anos.
Além do Palmeiras, disputam a etapa paulista no Centro de Treinamento do Pão de Açúcar (rua Duquesa de Goiás, 571, Real Parque, próximo ao bairro do Morumbi) Corinthians, Santos, São Paulo, Pão de Açúcar, São Caetano, Atlético (PR), Figueirense, Grêmio e Internacional (RS). No Rio de Janeiro, (rua Floriano, 286 - São João do Meriti /antiga Sendolândia) jogam Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Sendas, Madureira, Vitória (BA) e CFZ. A tabela de jogos seria definida na quarta-feira, no Congresso Técnico.
O Brasil é o maior vencedor da final mundial da Manchester United Premier Cup, com cinco títulos em dez edições: Internacional em 2000, Vitória em 2001, São Paulo em 2002, Corinthians em 2003 e Fluminense em 2005. No ano passado, o Chivas Guadalajara, do México, ficou com o título. O campeão brasileiro foi o São Paulo, que terminou em sexto na final mundial, na Inglaterra.
Entre os jogadores brasileiros que já disputaram a competição estão Diego (Werder Bremen), Robinho (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), os irmãos gêmeos Diego e Diogo, ambos ex-jogadores do Internacional/RS, e Rubinho e Marquinhos, ambos ex-Corinthians. Quanto aos estrangeiros, Xavi, do Barcelona, e o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, Fernando Torres, do Atlético de Madrid, e o argentino Javier Mascherano, agora no Liverpool, já jogaram o torneio.
A competição, promovida pela Nike, será disputada no Esporte Clube Pão de Açúcar em São Paulo e Centro de Treinamento do Sendas, no Rio. O objetivo do campeonato é proporcionar aos jogadores a chance de competir em um ambiente profissional e, ao mesmo tempo, aprender sobre outras nações e culturas a partir do contato com garotos da mesma idade.
Campeões brasileiros da Manchester United Premier Cup
1997 - Corinthians
1998 - São Paulo
1999 - Vitória (BA)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Corinthians
2005 Fluminense
2006 - São Paulo
Campeões mundiais da Manchester United Premier Cup
1997 - Platense (Argentina)
1998 - Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 - Barcelona (Espanha)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Manchester City (Inglaterra)
2005 - Fluminense
2006 - Chivas Guadalajara (México)
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br