Capa

Com apenas 17 anos, atleta da APA Petrolina conquista bronze no lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro Sub-20

08.09.2025  |    1.001 visualizações

Pietro Pereira garantiu a medalha com a marca de 63,31, no campeonato realizado este final de semana, no Recife (PE)

Setembro, 2025 - O atleta Pietro Pereira, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou a medalha de bronze na prova de lançamento de dardo do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, realizado neste fim de semana, no Recife (PE). Com a marca de 63,31 metros, o jovem garantiu um lugar no pódio entre os melhores da competição.

A conquista ganhou ainda mais relevância porque Pietro tem apenas 17 anos e competiu em uma categoria acima da sua faixa etária, enfrentando adversários mais experientes.

"Estou muito feliz com esse resultado. Foi um bom desempenho para mim, considerando que minha categoria é abaixo desta. Agora é seguir trabalhando para evoluir e buscar novas conquistas", afirmou Pietro após a prova.

O pai e treinador do atleta, Dejaci Pereira, também celebrou o desempenho.

"A avaliação é positiva. Ele competiu em uma categoria acima da dele, pois só vai subir oficialmente no próximo ano. Estamos no final da temporada e foi muito bom ter conquistado uma medalha no Sub-20. Fomos com o objetivo de subir ao pódio e conseguimos", destacou.

Pietro é uma das grandes promessas do atletismo pernambucano e já acumula conquistas expressivas. Só em 2025, foi campeão brasileiro Sub-18 e conquistou o ouro no Campeonato Ibero-Americano Sub-18, no Paraguai, quebrando o recorde da prova com 75,53 metros.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 foi organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo de Pernambuco e apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). A competição reuniu 738 atletas (284 no feminino e 454 no masculino), representando 132 clubes de 22 estados e do Distrito Federal.

A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina

Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina - comunicacao@apapetrolina.com.br

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br 
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Leia também...
04.08.2025

Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, marcou 1min47s20 na competição disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo

26.06.2025

Pietro Pereira Silva e Rychardy Davy Moura Valença vão representar o Brasil em Assunção, no Paraguai, dias 19 e 20 de julho

04.04.2025

O reconhecimento comprova a transparência e a solidez da Associação Petrolinense de Atletismo, que é o único clube da modalidade certificado no Nordeste

10.03.2025

Equipe do Sertão de Pernambuco foi destaque na Copa Brasil de Provas Combinadas, na Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo e na Copa Brasil de Marcha Atlética, todas no estado de São Paulo