Abril, 2025 - A Associação Petrolinense de Atletismo (APA), com sede em Petrolina (PE), recebeu a renovação do certificado da Lei Pelé na quarta-feira (2). O documento, emitido pelo Ministério do Esporte, atesta que a entidade cumpre integralmente as exigências dos artigos 18 e 18-A da Lei nº 9.615/1998, garantindo transparência, diretivas financeiras e autonomia administrativa.
Com validade anual, o certificado é um requisito fundamental para que clubes e associações possam captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).
Atualmente, a APA conta com cinco projetos financiados com esse mecanismo: Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão; Escolinhas de Atletismo Inclusivas; Escolinhas de Atletismo Sem Fronteiras; Projeto Competir – da base aos pódios; e Canoagem Paralímpica do Sertão.
Desde sua primeira certificação, em 2021, a APA tem renovado o documento anual, consolidando-se como referência em gestão esportiva. Com a renovação, continua sendo o único clube de atletismo do Nordeste a possuir essa certificação.
O coordenador de projetos e diretor-executivo da entidade, Natanael Barros, celebrou a conquista. “É com grande satisfação que comemoramos a renovação do certificado da Lei Pelé. Esse reconhecimento reflete o esforço coletivo de nossa equipe em manter a transparência e a boa gestão, pilares fundamentais para o sucesso da APA”, destacou.
"Esta atualização é uma prova de que estamos no caminho certo. Seguiremos firmes em nossa missão de fortalecer o esporte e impactar com certeza a vida das pessoas por meio de nossas ações externas ao alto rendimento e à inclusão social com o atletismo, reafirmando o papel da APA como uma referência esportiva no Nordeste e no Brasil”, completou o diretor.
A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 21 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina - comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Pietro Pereira garantiu a medalha com a marca de 63,31, no campeonato realizado este final de semana, no Recife (PE)
Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, marcou 1min47s20 na competição disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo
Pietro Pereira Silva e Rychardy Davy Moura Valença vão representar o Brasil em Assunção, no Paraguai, dias 19 e 20 de julho
Equipe do Sertão de Pernambuco foi destaque na Copa Brasil de Provas Combinadas, na Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo e na Copa Brasil de Marcha Atlética, todas no estado de São Paulo