São Paulo (SP) - O novo comercial criado pela Nike revela o craque da seleção brasileira e do Barcelona Ronadinho Gaúcho em uma rara visão da expectativa criada em relação ao seu desempenho durante uma partida. O comercial mostra como o craque lida com essa pressão e como usa a situação em benefício de sua equipe.
O comercial segue Ronaldinho durante um jogo no estádio do Barcelona, o Camp Nou. Enquanto recebe muita atenção dos zagueiros ao seu redor, o craque cria um movimento único - que faz os adversários olharem para o lado oposto - ajudando-o a alcançar um resultado positivo para sua equipe. O filme apresenta a voz de Ronaldinho demonstrando sua consciência de que cada movimento seu é observado pela mídia, pelos zagueiros e pelos torcedores.
A cena de abertura do comercial mostra a imensa energia existente dentro do Camp Nou, um dos mais famosos estádios do planeta. Enquanto o jogo está se desenrolando, o zoom da câmera fecha e segue um único jogador em campo: Ronaldinho.
A câmera então se movimenta e nós assistimos às fintas de Ronaldinho para a esquerda confundindo seu marcador, para em seguida dar um passe perfeito na direção contrária. A bola chega para um companheiro de equipe de Ronaldinho, que está em ótima posição e a coloca no fundo da rede adversária. Ronaldinho comemora com seu tradicional sinal com os dedos e a torcida vai ao delírio.
Tenho consciência de que todos esperam boas jogadas da minha parte. Preciso criar boas chances de gols para meus companheiros, para que eles possam fazer o gol. Para isso, preciso vencer a marcação. Eu gosto dessa pressão. Adoro o fato de possuir a confiança dos torcedores e tento satisfazer essa expectativa toda, diz o craque.
O comercial, que será exibido nas versões de 30 e 60 segundos, é uma criação da Wieden+Kennedy de Amsterdã, com direção de Ivan Bird. O filme será exibido no Brasil, a partir de 1º. de março, nos cinemas, em TV aberta e TV a cabo.
O comercial faz parte da campanha de lançamento da linha 10R, exclusiva de Ronaldinho Gaúcho, lançada em novembro, na Espanha. A coleção, resultado de um longo relacionamento entre a Nike e Ronaldinho, presta uma homenagem ao atleta tanto dentro quanto fora de campo. Ao trabalhar com o Ronaldinho e entender o seu estilo de vida, sua personalidade e seu modo de jogar, a Nike desenvolveu produtos para atender suas especificações.
A coleção, que chega ao mercado brasileiro nesta quinta-feira, inclui uma nova chuteira, a Tiempo Ronaldinho, vestuário para treino e uso casual e novos equipamentos, como bola, caneleira, bolsa e óculos escuros. A coleção 10R é a primeira desenvolvida pela Nike para um jogador de futebol. Ronaldinho passa a fazer parte do time de atletas lendários como Michael Jordan, Tiger Woods, e LeBron James, que também possuem coleções exclusivas Nike.
Campanha: Para marcar a chegada da linha 10R ao mercado brasileiro, a Nike inicia uma campanha integrada com veiculação em TV aberta e a cabo, além de cinema, ações em mídia exterior, impressa, online, mídia em shopping, eventos de test-drive com consumidores e comunicação no ponto-de-venda.
Serão publicados anúncios em revistas de circulação nacional e a mídia online estará presente em sites focados em futebol, portais de esportes, masculinos e jovens (jogos e msn). Em mídia exterior, a campanha estará focada em mobiliário urbano - ponto de ônibus e relógios no Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo ainda totens no Rio.
Cerca de 5000 consumidores garotos e jovens de 12 a 24 anos terão a oportunidade de testar a chuteira Tiempo Ronaldinho em ações de test-drive que já começaram em fevereiro e terminam na primeira quinzena de abril. A ação está sendo realizada em escolas, escolinhas de futebol, clubes esportivos e clubes de futebol em São Paulo e Rio de Janeiro.
A comunicação em ponto-de-venda incluirá materiais nas vitrines em todo o país e ambientação especial nas oito Nike Stores (Oscar Freire/SP, Shopping Higienópolis/SP, Shopping Morumbi/SP, BarraShopping/RJ, RioSul/RJ, Diamond Mall/BH, Shopping ParkBarigui/CR e Shopping Iguatemi/POA) e em três lojas-templo (Bayard Ibirapuera, Centauro Leblon e Paquetá Parcão). A ambientação especial enfatizará a inspiração da linha, tecnologia do produto e Ronaldinho não apenas como atleta, mas sua personalidade. Por isso, os locais terão fotos da campanha e frases de Ronaldinho sobre a importância da família, do samba e da alegria na sua vida.
A Nike Store de Porto Alegre vai apoiar o Instituto Ronaldinho Gaúcho com a doação de 15% do faturamento com a venda de produtos da categoria futebol no período de 1º a 7 de março.
Já o site
www.nikefutebol.com, que já tem o comercial, disponibilizará ainda galeria de vídeos (com opção de downoad), produtos (para jogo e uso casual), alimentação de RSS (linkar site 10 R à site / blog pessoal), protetor de tela com imagens de Ronaldinho, galeria de fotos, notícias e debate no Joga.com.
A campanha Nike 10 R foi desenvolvida pela Wieden & Kennedy de Amsterdã e a adaptação foi realizada pela F/Nazca, assim como o planejamento de todas as iniciativas no país, includindo comunicação no ponto-de-venda para os clientes varejistas. A criação e execução da comunicação nas Nike Stores foi realizada pela Art Office Design. A ação de test-drive foi desenvolvida pela Interactus Promotion e Marketing.
Para assistir ao comercial, clique
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Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br