São Paulo (SP) - Com duas belas vitórias, uma delas sobre o time da casa, o São Paulo deu nesta quarta-feira um importante passo rumo ao bicampeonato da Manchester United Premier Cup, o Campeonato Mundial sub-15. Com os resultados, os meninos do Morumbi ficaram em primeiro no grupo A e enfrentam nesta quinta, pelas quartas-de-final, o Chivas Guadalajara, mesma equipe superada pelo time profissional na Libertadores da América. Em caso de vitória, a semifinal será disputada também na quinta-feira.
No segundo dia da competição, disputada no Centro de Treinamento do clube inglês, o Tricolor goleou pela manhã o clube húngaro Ferencvarosi por 6 a 0, gols de Roni (2), José Vitor (2), Oscar e Fabiano. Na segunda partida, pela tarde, o time dirigido pelo técnico Paulo Sérgio Tognasini derrotou o Manchester United por 2 a 0, novamente com gols de Roni e José Vitor, e eliminou o clube anfitrião do torneio.
Estamos muito bem no campeonato. No primeiro jogo, goleamos o time húngaro sem maiores dificuldades. À tarde, encurralamos o Manchester, abrimos 2 a 0 e eles começaram a abusar do jogo violento. Tiveram dois atletas expulsos de campo inclusive, disse o treinador do São Paulo.
Nesta quinta, Tognasini acredita que o Chivas jogará recuado. É uma equipe que sempre procura o contra-ataque e tem uma marcação muito forte. Mas temos condições de vencer. Será preciso colocar a bola no chão e aproveitar a fase do Roni, que já tem cinco gols e briga pela artilharia da competição.
Na terça-feira, o São Paulo estreou com um empate por 1 a 1 diante do Athletic Bilbao, da Espanha. À tarde, os garotos do Tricolor golearam o Mohun Bagan, da Índia, por 4 a 0.
Criada pela Nike em 1993 em forma de torneios regionais com participantes em 15 países, a Premier Cup tem atraído milhares de adolescentes talentosos que agora representam seus países. São os casos de Aaron Lennon, da Inglaterra, Kim Källström, da Suécia, Helder Postiga e Ricardo da Costa, de Portugal, Fernando Torres, Francesc Fabregas, Andrés Iniesta, Jose Antonio Reyes, Iker Casillas e \"Xavi\" Hernández, da Espanha, Kwang Kim e Chu Young Park, da Coréia do Sul, além das estrelas argentinas Lionel Messi, Carlos Tevez e Javier Mascherano. Todos eles estiveram na Copa do Mundo da Alemanha. O astro brasileiro Robinho, do Real Madrid, e os meias Diego, do Werder Bremen, e Leandro Bonfim, do Cruzeiro, também estrearam para o cenário internacional nessa competição.
Os campeões mundiais da Manchester United Premier Cup
1997 - Platense (Argentina)
1998 - Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 - Barcelona (Espanha)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Manchester City (Inglaterra)
2005 - Fluminense
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
O artilheiro Roni
(Divulgação/ZDL)
-
Tricolor em ação
(Divulgação/ZDL)
-
Wellington, capitão do São Paulo
(Divulgação/ZDL)