São Paulo (SP) - O São Paulo estreou com uma vitória e um empate na Manchester United Premier Cup, o Campeonato Mundial sub-15, nesta terça-feira, no Centro de Treinamento do clube inglês. No primeiro jogo da competição, disputado pela manhã, o time do técnico Paulo Sérgio Tognasini empatou com o Athletic Bilbao, da Espanha, por 1 a 1. À tarde, sem a pressão da estréia, os garotos do Tricolor golearam o Mohun Bagan, da Índia, por 4 a 0.
Sem dúvida nenhuma, a ansiedade atrapalhou a estréia. Mesmo assim, saímos na frente com o gol do Fabiano, e levamos o empate somente no final, de pênalti, disse Tognasini. No jogo da tarde, Roni, duas vezes, Oscar e Mateus marcaram os gols. A equipe esteve bem mais solta dentro de campo, da forma como espero vê-la a partir de quarta-feira, completou.
Após o primeiro dia de jogos, o Manchester United lidera o grupo A com seis pontos ganhos depois de duas vitórias. São Paulo e Athletic Bilbao, ambos com quatro pontos, estão em segundo. Nosso objetivo é terminar em primeiro do grupo. A competição é muito difícil, mas não viemos aqui passear, afirmou o treinador.
Nesta quarta-feira cedo, o adversário do São Paulo, campeão em 2002, será o Ferencvarosi, da Hungria. À tarde, o Tricolor sub-15 joga contra os anfitriões do Manchester United.
Cerimônia de abertura: Realizada na noite de segunda-feira, no estádio Old Trafford, o sorteio das chaves e a cerimônia de abertura da competição contou com a presença de grandes nomes do futebol inglês: Alex Ferguson, técnico do Manchester United, Bob Charlton, um dos maiores atacantes do futebol inglês em todos os tempos, e os craques da seleção inglesa e do Manchester United, Wayne Rooney e Rio Ferdinand. Eles deram as boas-vindas aos 20 times participantes da final mundial e que venceram as seletivas nacionais que reuniram, no total, mais de 9 mil times dos cinco continentes.
Quando eu tinha a idade desses garotos, ficava bastante nervoso em grandes campeonatos como esse. Se vocês chegarem à decisão e jogarem nesse estádio maravilhoso, terão conseguido uma façanha, disse o zagueiro Rio Ferdinand.
Alex Ferguson falou da dedicação e dos sacrifícios necessários para ser um grande jogador de futebol, como foi Bobbby Charlton, que em 106 jogos pela seleção inglesa marcou 49 gols e foi campeão do mundo em 1966. Respeitem uns aos outros. Respeitem o árbitro também. Não tentem vencer ilicitamente, faça-o com propriedade, ensinou.
Criada pela Nike em 1993 em forma de torneios regionais com participantes em 15 países, a Premier Cup tem atraído milhares de adolescentes talentosos que agora representam seus países. São os casos de Aaron Lennon, da Inglaterra, Kim Källström, da Suécia, Helder Postiga e Ricardo da Costa, de Portugal, Fernando Torres, Francesc Fabregas, Andrés Iniesta, Jose Antonio Reyes, Iker Casillas e \"Xavi\" Hernández, da Espanha, Kwang Kim e Chu Young Park, da Coréia do Sul, além das estrelas argentinas Lionel Messi, Carlos Tevez e Javier Mascherano. Todos eles estiveram na Copa do Mundo da Alemanha. O astro brasileiro Robinho, do Real Madrid, e os meias Diego, do Werder Bremen, e Leandro Bonfim, do Cruzeiro, também estrearam para o cenário internacional nessa competição.
Os campeões mundiais da Manchester United Premier Cup
1997 - Platense (Argentina)
1998 - Athletic Club de Bilbao (Espanha)
1999 - Barcelona (Espanha)
2000 - Internacional (RS)
2001 - Vitória (BA)
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Manchester City (Inglaterra)
2005 - Fluminense
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
-
Sub-15 posa em Manchester
(Divulgação/ZDL)
-
O capitão Wellington, Rooney ao fundo e Ferdinand
(Divulgação/ZDL)
-
O cobiçado troféu
(Divulgação/ZDL)