Rio de Janeiro (RJ) - Os trios de França, Espanha, Estados Unidos e Japão conquistaram nesta segunda-feira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o título mundial do torneio internacional Joga 3. O ex-jogador da seleção brasileira Bebeto foi homenageado com um vídeo dos melhores momentos de sua carreira e entregou os troféus aos campeões. O Brasil tem o melhor futebol do mundo tecnicamente. Essa final tinha de ser aqui, disse Bebeto, que estava acompanhado do filho Matheus, de 12 anos.
O Joga 3 reuniu cerca de 70 jovens de 12 países da Ásia, Europa e Américas. O trio Lês Rhonies, formado pelos franceses Fatih Dincsoy, Haytem Cherif e Karim Hemaidia, venceu na categoria acima de 20 anos. Estou muito feliz e emocionado em ganhar o Joga 3. Tenho certeza de que os franceses ficarão orgulhosos ao me verem voltar com um título conquistado no país do futebol, disse Haytem Cherif.
Os japoneses provaram que o futebol está crescendo no Japão. O trio Sa-Turbo (Kosuke Tatano, Sotoshi Okubo e Ryusuke Saeki) venceu os holandeses na final da categoria sub-20. Já o Brasil perdeu em suas categorias. Na sub-16, a Espanha foi a campeã. Os meninos do time Octane (Daniel Sánchez, Jairo Ismael e Javier Moragas) venceram os brasileiros do Trio Boladão nos pênaltis. No feminino, o trio Soccers 3, das americanas Brooke Patterson, Kelsey Miller e Shannon Ohern, venceu o brasileiro na final.
A estudante Michele da Silva, do Trio Ternura, ficou desapontada com a derrota, mas satisfeita em disputar um torneio internacional. Perder na final é muito pior, mas não posso descartar a experiência que conquistei com esse torneio. Foi uma supervivência poder trocar cultura com esses jovens de vários países, disse Michele.
Além da final, os jovens do exterior tiveram a oportunidade de conhecer o país do futebol. Eles visitaram os pontos turísticos do Rio de Janeiro, conheceram o Maracanã e a Granja Comary, assistiram a um jogo do Campeonato Brasileiro de Futebol e aprenderam a jogar futebol de areia com o jogador da seleção brasileira Júnior Negão.
No Joga 3, os times se enfrentaram em uma partida de três minutos em quadras de 20m x 10m, sem goleiros e com gols medindo 1,50m x 0,50m. A competição envolveu no primeiro semestre de 2006 mais de três milhões de pessoas em 39 países da Ásia, Europa e Américas. Só no Brasil foram mais de 170 mil participantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre janeiro e junho.
DB Press - Márcia Silveira e Sergio du Bocage
2544.8099 / 2544.1342 / 9698.3966 / 9995.7576
-
Vencedoras do feminino
(Divulgação)
-
Campeões do Japão
(Divulgação)
-
Trio espanhol vencedor
(Divulgação)
-
Os campeões da França
(Divulgação)