São Paulo (SP) - Arsenal e Manchester United, da Inglaterra, Inter de Milão e Juventus, da Itália, e Celtic, da Escócia, apresentaram na semana passada os novos uniformes para a temporada 2006/07. A novidade dos uniformes desenvolvidos pela Nike é a tecnologia Nike Sphere Dry, que colabora para o desempenho dos atletas, mantendo-os mais secos e confortáveis. Anteriormente, essa tecnologia foi utilizada nas oito seleções que vestiram Nike na Copa do Mundo - Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Croácia, EUA, Holanda, México e Portugal - e também no uniforme do Barcelona, lançado em junho.
A tecnologia Nike Sphere Dry repele o suor do corpo pela camisa, onde evapora para manter a pele seca. Isso auxilia o sistema natural de ventilação do corpo e o processo de evaporação. Ao mesmo tempo, minúsculos nós na parte interna do tecido afastam a camisa da superfície do corpo do jogador para permitir a circulação de ar e ajudar a reduzir a aderência da camisa na pele.
As camisas possuem um corte atlético, e uma estrutura sem costura nas juntas principais dos punhos e na bainha, que une as partes do material no lugar das costuras convencionais. Isso propicia mais leveza e reduz o risco de atrito provocado por essas costuras, porém mantendo a durabilidade.
Os calções utilizam em sua fabricação o DWR (Durable Water Repellency, ou seja: repelência à água durável), que ajuda a evitar que a peça fique encharcada por chuva ou suor no material. As meias possuem construção anatômica para o pé, para um conforto extra.
Nesta terça-feira, será apresentado o novo uniforme do Corinthians, primeira equipe brasileira a contar com a tecnologia Nike Sphere Dry.
Confira as novidades dos novos uniformes das equipes:
Manchester United
Inspirada na camisa original usada pelo time em 1955 / 56, na sua temporada vencedora do campeonato. Apresenta um design vermelho simples, com um adorno clássico branco na gola e nas mangas, um grande emblema do clube num escudo e uma gola em V. Os calções são brancos, com o mesmo emblema, meias pretas com detalhes vermelho e branco na parte superior e as letras MUFC em branco, na panturrilha. O design comemora a grande história do clube e a extraordinária influência de Sr. Matt Busby e sua filosofia do futebol, no clube e no futebol britânico.
Arsenal
Com o fim da era Highbury, o novo uniforme da casa, que será usado pelo clube na inauguração de seu novo estádio, o Emirates, foi inspirado nos clássicos uniformes do passado. A camisa apresenta um corpo simples, vermelho liso, com mangas brancas e barra branca nos punhos. Na parte interna do pescoço há uma pequena etiqueta dourada onde se lê a nova casa do Arsenal Estádio Emirates. No exterior da parte de trás do pescoço aparece o famoso canhão do clube, também em dourado. Os calções são brancos, com o emblema do clube bordado, e as meias, brancas, com a palavra Arsenal em vermelho, na panturrilha.
Celtic (Escócia)
A nova camisa reflete a tradição irlandesa do clube por meio das cores da bandeira tricolor da Irlanda. A camisa é branca, com uma faixa vertical verde e dourada descendo do ombro e um detalhe verde nas laterais. Uma estrela aparece acima do emblema, representando a vitória do clube na Copa da Europa de 1967, enquanto uma estrela e o ano 1888 (data da formação do clube) estão bordados no exterior da parte de trás do pescoço. A faixa verde e dourada também aparece como um detalhe nos calções e nas meias brancas.
Inter de Milão
A camisa local exibe as clássicas listras em preto e azul, com acabamento numa gola em V com adorno em branco lembrando as usadas pelo time na sua badalada época de 1930, quando Giuseppe Meazza (que deu o nome ao estádio da Inter e foi seu mais famoso atleta) jogava pelo clube e venceu três campeonatos italianos e uma Copa Itália. O uniforme da casa inclui calções pretos com adorno em azul e meias pretas com xadrez azul na parte superior da panturrilha. O uniforme 2 é totalmente branco, com adornos em azul e preto na lateral da camisa e nos calções, que vão até a parte superior das meias. Tanto a camisa 1 como a 2 possuem uma pequena bandeira na parte de trás do pescoço, significando a cruz da cidade de Milão (cruz vermelha sobre fundo branco)
Juventus
Um padrão clássico para la Vecchia Signora (a Velha Senhora) do futebol italiano, com gola em branco sobre o famoso desenho de listras verticais em preto e branco. A gola também exibe a palavra Juventus, em preto, na parte de trás do pescoço e também nos calções brancos. Meias e calções em branco possuem adornos em preto, com duas estrelas douradas, na manga, representando cada uma os recordes das 10 vitórias (ou 10 scudettos). O uniforme 2 é todo preto, com adornos em branco no pescoço, na bainha e na parte de cima das meias. A palavra Juventus vem bordada em branco na parte externa do pescoço, com uma pequena bandeira preta e branca na parte interna do pescoço. A estrela dourada volta a aparecer na manga.
Guto Francischini
E-mail: guto@zdl.com.br
-
Nova camisa do Celtic
(Divulgação)
-
Adriano e a camisa da Inter
(Divulgação)
-
Rooney e a camisa do Manchester
(Divulgação)
-
Henry e a camisa do Arsenal
(Divulgação)