Capa

FUTEBOL

NIKE APRESENTA UNIFORMES DE OITO SELEÇÕES NA ALEMANHA

Evento foi realizado no Estádio Olímpico de Berlim, local da decisão do título da Copa do Mundo de 2006

13.02.2006  |  267 visualizações
São Paulo (SP) – A Nike apresentou nesta segunda-feira, em pleno Estádio Olímpico de Berlim, local onde o título de campeão mundial de futebol de 2006 será decidido, em julho, os uniformes das oito seleções que patrocina e que estão classificadas para o Mundial. O atacante Adriano, da Inter de Milão, desfilou com a camisa da seleção brasileira, pentacampeã mundial, no evento.

Além da camisa, calção e meias da seleção brasileira, a Nike exibiu também os uniformes das seleções da Austrália, Croácia, Holanda, Coréia, México, Portugal e Estados Unidos. Os novos uniformes possuem a inovadora tecnologia de vestuário Nike Sphere Dry para manter os jogadores mais confortáveis em campo.

“É um orgulho muito grande vestir a camisa da Seleção e participar deste evento”, comentou Adriano. “Sei da importância e do peso dessa amarelinha na Copa do Mundo. Vencer aqui na Alemanha será muito difícil e vamos fazer de tudo para conseguir o hexa”, prosseguiu. “O uniforme é muito bonito e leve.”

O meio-de-campo Luis Figo, de Portugal, elogiou o novo uniforme de seu país. “Gostei do uniforme porque é baseado na tradição de Portugal. Além disso, o importante é que a camisa seja leve e tenha fácil evaporação do suor”, lembrou.

A Nike trabalhou com cada federação no desenvolvimento dos uniformes. Projetos de design exclusivos para cada uniforme, como números, cores, golas e detalhes, foram inspirados na tradição de futebol de cada país.

Cada uma das oito seleções foi representada por um jogador vestindo o seu uniforme número um. Além do artilheiro brasileiro e do meio-de-campo português, o evento reuniu ainda Marco Bresciano (Austrália), Dado Prso (Croácia), Ruud van Nistelrooy (Holanda), JS Park (Coréia), Jared Borgetti (México) e Damarcus Beasley (Estados Unidos).

O evento em Berlim começou com a exibição do comercial \"Cause\", que marcou o lançamento da campanha mundial da Nike em 2006, Joga Bonito, no domingo. Trevor Edwards, diretor mundial de marketing da Nike, citou a Seleção Brasileira como exemplo de jogo bonito.

Ao mesmo tempo do evento mundial em Berlim, a Nike realizou lançamentos na Cidade do México, Rio de Janeiro, Seul, Amsterdã e Lisboa para apresentar os uniformes das seleções para a imprensa e torcedores nestes países.

O lançamento do uniforme da Seleção Brasileira aconteceu na Escola de Educação Física do Exército e empolgou o técnico Carlos Alberto Parreira e o coordenador Mário Jorge Lobo Zagallo. A dupla festejou o fato de o Brasil ter um modelo exclusivo, respeitando as tradições do futebol e da cultura brasileira. A estréia do uniforme será dia 1 de março diante da Rússia, em Moscou. A partir desta data, a nova camisa estará à venda por R$ 179,00.

Além do uniforme das oito seleções classificadas para a Copa do Mundo, a Nike apresentou, em Berlim, os novos modelos de outras seis seleções que a marca patrocina e que não passaram pelas Eliminatórias. São elas, Bélgica, Índia, Marrocos, Nova Zelândia, Rússia e Turquia.

História dos novos uniformes

Austrália
O primeiro uniforme é dourado vibrante, com a bainha das mangas em verde. Os calções são de um verde sólido, deixando as meias refletirem o esquema das cores da camisa. O segundo presta homenagem à bandeira australiana e às cores históricas do país, com camisa, calções e meias na cor azul escuro. O dourado é repetido no acabamento das bainhas das mangas, na camisa, e nas meias.

Croácia
Um quadrado maior aparece na estampa geral, permitindo visão mais limpa e visível do número do jogador. Destacando a camisa, os calções são simples, brancos, embora ainda exibindo o padrão icônico através da insígnia croácia na perna direita. As meias em azul real, com faixa branca abaixo dos joelhos, e uma estampa simples e linear do xadrez na parte traseira de cada meia dão o acabamento final. O design das meias aparece também no segundo uniforme, com o azul roial como base de cima a baixo.

Holanda
Honrando a tradição, a ousada camisa laranja com gola evoca a camisa da seleção nacional de 1959. O orgulhoso logotipo do leão, da Federação Holandesa, aparece no lado esquerdo do peito. O acabamento do tecido foi tratado para fazer referência aos bordados em algodão tradicionalmente utilizados nos uniformes antigos. Para o segundo uniforme, houve uma nova abordagem: penetrando na história holandesa, a camisa exibe uma faixa diagonal com as cores da bandeira nacional, vermelho, branco e azul.

México
Enaltecendo a história do país, os novos uniformes da seleção do México trazem uma ampla divisa no peito da camisa. Encontra-se nesse símbolo uma filigrana aludindo aos deuses astecas da velocidade e do ar. A divisa aparece também na gola de ambas as camisas. Uniformes 1 e 2 compartilham a maioria dos elementos, porém diferem no emprego das cores verde, branco e vermelho, com base nas cores da bandeira mexicana.

Portugal
Cheio de detalhes representativos da história do país e do time, o uniforme número um impressiona. O vermelho aparece de cima a baixo. Também em vermelho, a insígnia da federação contrasta com o fundo através do contorno em dourado. Um verde pinheiro arremata a homenagem às cores nacionais, na gola, bainha das mangas e nas faixas no topo das meias. Uma faixa fina em amarelo, abaixo da área verde das meias, combina com os detalhes em amarelo da camisa e do calção.

Coréia do Sul
Exibindo uma gola “HanBok”, elemento de design do traje nacional da Coréia, a camisa do uniforme número um com que a seleção coreana vai perseguir o sucesso na Copa do Mundo é feita em vibrante vermelho, com ricos detalhes. Acabamentos azuis na gola e nos punhos combinam com o emblema da federação coreana, colocado sobre o lado esquerdo do peito, que mostra o tigre, um símbolo de orgulho e status. A frase coreana na parte inferior direita das costas da camisa, “Tu-Hon” significa “Espírito de Luta”, e diz sobre a coragem representada pelo tigre. O segundo uniforme espelha-se no primeiro nos detalhes do design, porém adota uma abordagem inversa branco-vermelho-branco, com camisa branca, calção vermelho e meias brancas.

Estados Unidos
A paleta leva as cores da bandeira norte-americana, vermelho, branco e azul, modificadas para enriquecerem o impacto visual. Os uniformes também foram inspirados na camisa do campeonato de 1950 – ano em que os Estados Unidos derrotaram a Inglaterra, num desafio homérico. Essas características se traduzem na forma de listras fortes e num logotipo grande da federação. Ambos surgem no primeiro e no segundo uniforme.

Guto Francischini / João Pedro Nunes
E-mail: guto@zdl.com.br
  • Seleções Nike na Copa
    (Divulgação/ZDL)

  • J. S. Park, Nistelrooy e Adriano
    (Divulgação/ZDL)

  • Novos Uniformes
    (Divulgação/ZDL)

  • Estádio Olímpico de Berlim
    (Divulgação/ZDL)

Leia também...

27.04.2009
Nova camisa do Corinthians: Pré-compra dá direito a assistir a treino exclusivo

Torcedor que fizer a pré-compra ganhará um par de ingressos para conhecer o uniforme em primeira mão durante o último treino da equipe antes da estreia no Campeonato Brasileiro

15.04.2009

Nova chuteira Mercurial Vapor V chega às lojas nesta quarta-feira

Desenvolvido pela Nike, o novo calçado poderá ser visto neste fim de semana nos pés de Neymar e Dentinho, pelas semifinais do Campeonato Paulista. A nova versão oferece leveza aos pés dos jogadores

16.03.2009

Nike revoluciona a forma de jogar futsal ao lançar o tênis T-7

Com o máximo de tecnologia e inovação, calçado ajuda os atletas a "criarem espaços” nas quadras; nova linha de vestuário, bola e equipamentos para o futsal também chegam ao mercado

13.03.2009

Nike lança filme sobre a volta de Ronaldo

Peça compara animais presos em jaulas com a difícil experiência que o Fenômeno teve durante o período em que ficou afastado dos gramados

Entre em contato