Rio de Janeiro (RJ) - A nova camisa da Seleção Brasileira, apresentada pela Nike nesta segunda-feira, na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, empolgou o técnico Carlos Alberto Parreira e o coordenador Mário Jorge Lobo Zagallo. A dupla festejou o fato de o Brasil ter um modelo exclusivo, respeitando as tradições do futebol e da cultura brasileira. A gola mandarim, os números inspirados em moedas antigas e a manga que lembra o desenho da calçada da Praia de Copacabana estão entre os novos detalhes do uniforme.
O amarelo é uma tradição no nosso uniforme, é nossa identidade em todo o mundo. Acho que ele reproduz a essência do futebol brasileiro. É simples e bonito. Como diz o sábio, a simplicidade é a mais alta forma de beleza. E o fato de esse uniforme ser único é muito importante. A Seleção Brasileira merecia essa diferenciação, comentou Parreira.
Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ter um uniforme exclusivo era uma reivindicação antiga da entidade. O conjunto é muito bonito e o Brasil tem de ser diferente dos outros. Somos pentacampeões, lembrou o dirigente.
Zagallo também ressaltou essa característica. É um uniforme único, tão simples quanto o de 70, mas mais moderno. De 70 pra cá, tudo avançou e o uniforme de jogo não poderia deixar de progredir também. Estou bem satisfeito com o que vi, principalmente porque foi apresentado num dia 13 e aqui na Urca, local onde trabalhamos muito para conquistar o tricampeonato, acrescentou Zagallo.
Jairzinho também ficou satisfeito com o que viu. O Furacão da Copa de 70 estava emocionado por voltar à Urca, em um evento envolvendo a Seleção. Aqui eu me preparei para ser campeão e artilheiro no México. Esta nova camisa é fantástica e vai valorizar ainda mais a qualidade de nossos jogadores, disse.
O capitão do tetra, Dunga, também esteve no lançamento do novo uniforme da Seleção. Ele destacou a beleza da camisa. Ela representa a criatividade do jogador brasileiro, afirmou. Para Júnior, a inscrição colocada na camisa (Nascido para jogar futebol), expressa o que o brasileiro pensa sobre futebol. Só a nossa seleção poderia ter essa frase na camisa.
Tony Garrido, Elba Ramalho e Samuel Rosa, astros da música pop brasileira, também estiveram no evento. O vocalista do Skank, torcedor do Cruzeiro, foi o apresentador e brincou dizendo que entende muito de camisa azul com cinco estrelas. E elogiou a camisa número 1 da Seleção. Esse tom amarelo é muito bonito, é mais ouro, mais canarinho. Lembra a camisa de 70, a mais célebre da Seleção, falou.
JOGA BONITO - No início da apresentação do novo uniforme da Seleção Brasileira foi exibido um vídeo com atletas e ex-atletas defendendo as características do futebol arte. Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Júlio Baptista, Zagallo, Raí, Roger, Gustavo Nery falaram de honra, garra, habilidade, alegria e espírito de equipe, os atributos do Joga Bonito, nome da nova campanha mundial da Nike.
A campanha teve início neste final de semana, com um comercial estrelado pelo carismático Eric Cantona, que ao lado de alguns dos melhores jogadores do planeta quer convencer o mundo do futebol a Jogar Bonito sempre. Essa causa será divulgada e defendida em todo o mundo por meio da emissora de TV de Cantona, Joga TV, que estará 24 horas no ar a partir desta terça (14 de fevereiro), no site www.nikefutebol.com. Para proporcionar a jogadores no mundo todo a chance de mostrar sua versão de Joga Bonito, torneios 3 x 3 serão realizados no Brasil e em vários países, integrados online através do site Joga 3.
Joga Bonito é a maneira como eu vejo o futebol e como acho que ele deveria ser jogado, diz Cantona. Atualmente o jogo não possui beleza e expressão suficientes. Trazendo estes jogadores para a nossa causa, mostramos que existe outra forma de jogar futebol.
Trevor Edwards, vice-presidente mundial de comunicação da marca Nike, comenta: O futebol deveria ser inspirador. Joga Bonito é um apelo para fazer em campo o que torna o futebol espetacular. A Nike tem a mesma visão de Cantona. O jogo burocrático e defensivo é chato. Quando jogadores do porte de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Rooney e Henry jogam tudo o que sabem, esse é o verdadeiro futebol.
Mais informações no site www.nikefutebol.com
DB Press - Sérgio Du Bocage / Márcia Silveira
Fone: (21) 2544 1342 / E-mail: sbocage@uol.com.br
ZDL Guto Francischini
Fone: (11) 3285 5911 / E-mail: guto@zdl.com.br
-
Dunga, Parreira e Zagallo
(Divulgação / ZDL)
-
Rafael Sóbis, Renan e Bruno Mezenga
(Divulgação / ZDL)
-
Coleção completa
(Divulgação / ZDL)
-
Samuel, Jairzinho, Elba e Garrido
(Divulgação / ZDL)