Capa

FUTEBOL

NIKE LANÇA UNIFORME DA SELEÇÃO PARA A COPA DO MUNDO

A estréia será no dia 1º. de março no amistoso contra a Rússia, em Moscou

13.02.2006  |  657 visualizações
Rio de Janeiro - Atual pentacampeã mundial e única equipe a participar de todas as 17 edições da Copa do Mundo organizada pela FIFA, a Seleção Brasileira vai buscar o hexa na Alemanha com novo uniforme desenvolvido pela Nike, exclusivo para o Brasil. Contando com alguns dos mais talentosos jogadores do mundo, no coração dos novos uniformes estão a tradição, a honra e a alegria do futebol. O lançamento foi feito nesta segunda-feira na Escola de Educação Fisica do Exército, no Rio de Janeiro.

A Nike realizou uma extensa pesquisa para criar o novo uniforme. Um grupo de designers veio ao Brasil e pesquisou não somente a história dos uniformes da Seleção. Eles visitaram clubes de futebol, conversaram com jogadores, ex-jogadores, com a comissão técnica da CBF, visitaram museus, conversaram com artistas, tiveram contato com a cultura, a arte e a música brasileira. Elementos da arquitetura e da paisagem nacional, como as curvas de prédios e do calçadão de Copacabana, também foram fatores de inspiração do novo uniforme.

A estréia do novo uniforme será no dia 1º. de março, no amistoso que a Seleção Brasileira jogará em Moscou contra a Rússia.

Mantendo sua longa tradição, as cores vivas da bandeira brasileira criam a paleta de cores do uniforme. A icônica camisa amarela foi redesenhada de forma mais moderna, com a assinatura do verde na gola e na bainha das mangas. A gola é uma homenagem atualizada do acabamento tradicional das equipes dos primeiros tempos dos uniformes brasileiros. Evoluindo num estilo de gola mandarim, o tom de verde permanece, porém com uma silhueta mais dramática e diferenciada.

O vitorioso brasão da CBF destaca-se no lado esquerdo do peito, acrescido de tratamento das exclusivas cinco estrelas, lembrando das vitórias do Brasil na Copa do Mundo. O azul roial aparece nos calções, com viva listra branca lateral, conduzindo a meias despojadas e brancas.

O segundo uniforme tem no azul roial sua cor dominante, numa camisa com adornos discretos em branco na bainha das mangas e na gola. O logo da CBF aparece em contorno amarelo, novamente remetendo à importância das 5 estrelas na história do futebol. Calções brancos, com rica listra lateral azul e o logotipo da CBF, contornado em verde, combinam com as meias azuis com faixa branca, para uma atraente aparência representando o estilo brasileiro de atuar em campo. Rápido, ágil e alegre.

A fonte, tanto do número quanto das letras, foi redesenhada com base em dicas da cultura da sociedade brasileira, seja em fachadas de lojas, seja na moeda local. A numeração das camisas anteriores também contribuiu para passar esta abordagem de design, tornando-a enraizada no esporte. Os números possuem um senso de movimento e fluidez que lembra o estilo do futebol brasileiro, gracioso e ousado, moderno sem ser conservador.

As camisas também têm corte mais ajustado, propiciando uma aparência dramaticamente atlética, e foram confeccionadas com tecido Nike Sphere Dry. Essa inovadora tecnologia transporta o suor do corpo pela camisa; nódulos salientes, no avesso, permitem ao corpo do jogador não ficar em contato com o tecido, reduzindo a aderência da camisa. Tudo, enfim, colaborando para manter os jogadores mais secos e confortáveis.

As meias têm um caimento anatômico. As costuras achatadas foram removidas da área dos dedos para reduzir o atrito e a fricção.

EXPOSIÇÃO

Para celebrar a tradição vitoriosa da Seleção pentacampeã, foi escolhida para sede do lançamento do uniforme a Escola de Educação Física do Exército, pioneira na avaliação e preparação física da Seleção para as Copas de 1970, 74 e 78. No local, a Nike e a CBF apresentam uma exposição com peças de cada Copa, celebrando o fato de a Seleção Brasileira ser a única no mundo a participar dos 17 Mundiais da FIFA.

A versão original da taça Jules Rimet e peças exclusivas estarão pela primeira vez reunidas no evento, como a camisa da copa de 1930, a camisa de 1938 autografada por Domingos da Guia, camisas de Julinho de 1954, de Vavá de 1958, de Jairzinho da Copa de 70, de Dunga de 90, de Jorginho de 94, Bebeto de 98 e Ronaldo de 2002. Também estarão expostas fotos das seleções de todas as copas do mundo.

A exposição e o lançamento do uniforme fazem parte da nova campanha mundial da Nike, Joga Bonito, que defende os atributos que fazem do futebol o esporte das multidões: honra, garra, habilidade, alegria e espírito de equipe.

Guto Francischini
E-mail: guto@zdl.com.br
  • Ronaldo
    (Divulgação/ZDL)

  • Nova camisa
    (Divulgação/ZDL)

  • Ronaldinho Gaúcho
    (Divulgação/ZDL)

  • Segunda camisa
    (Divulgação/ZDL)

Leia também...

27.04.2009
Nova camisa do Corinthians: Pré-compra dá direito a assistir a treino exclusivo

Torcedor que fizer a pré-compra ganhará um par de ingressos para conhecer o uniforme em primeira mão durante o último treino da equipe antes da estreia no Campeonato Brasileiro

15.04.2009

Nova chuteira Mercurial Vapor V chega às lojas nesta quarta-feira

Desenvolvido pela Nike, o novo calçado poderá ser visto neste fim de semana nos pés de Neymar e Dentinho, pelas semifinais do Campeonato Paulista. A nova versão oferece leveza aos pés dos jogadores

16.03.2009

Nike revoluciona a forma de jogar futsal ao lançar o tênis T-7

Com o máximo de tecnologia e inovação, calçado ajuda os atletas a "criarem espaços” nas quadras; nova linha de vestuário, bola e equipamentos para o futsal também chegam ao mercado

13.03.2009

Nike lança filme sobre a volta de Ronaldo

Peça compara animais presos em jaulas com a difícil experiência que o Fenômeno teve durante o período em que ficou afastado dos gramados

Entre em contato