Capa

Diversidade de atrações garante quase 100% de ocupação em Ilhabela no feriado de12 de outubro

Passarinhada no Parque das Cachoeiras, no sábado (13)
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Belo visual do Parque das Cachoeiras
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, fotografado no Parque das Cachoeiras
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Sabiá
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Secretária Bianca Colepicolo na abertura do Festival de Aves
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Tour Cultural na Fazenda Engenho da Toca
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Moendo a cana na Fazenda Engenho da Toca
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Ação do Festival Sustenta
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Comemoração dos campeões mundiais de snipe
(Matias Capizzano / Divulgação)

Seis casamentos no final de semana em Ilhabela
(Edu Federice / Sectur Ilhabela)

Festival de Aves, Festival Sustenta, Mundial de Snipe e cerimônias de casamento estão entre os fatores da grande ocupação da rede hoteleira, que chegou a 92,8% no final de semana de 11 a 13. Atividades de Birdwatching prosseguem durante todo o mês

14.10.2019  |  2.041 visualizações

Ilhabela (SP) – Unir belezas naturais, riqueza de fauna e flora a diversidade de eventos é uma das receitas do sucesso de Ilhabela como destino turístico em 2019. Uma prova concreta está na ocupação da rede hoteleira do município, que atingiu a marca de 92,8% no final de semana de 11 a 13 de outubro. Esse índice representa aumento de 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Comercial local.

Além das atividades de praia e mar, Ilhabela preparou uma agenda variada para os turistas que aproveitaram o feriado de 12 de outubro para viajar. O Festival de Aves, o Festival Sustenta e o Mundial de Snipe ajudaram a movimentar a cidade que, além de capital da vela, também é reconhecida como um dos destinos preferidos dos noivos. Somente no final de semana, o arquipélago do litoral norte paulista foi palco de seis cerimônias de casamento.

Os próximos finais de semana prometem continuar quentes na ilha. E não apenas pelas altas temperaturas da primavera 2019. O Festival de Aves de Ilhabela prossegue até o final de outubro, com intensa programação espalhada pela cidade, com palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo visa promover a Observação de Pássaros (Birdwatching) como nova modalidade turística. 

O Festival de Aves de Ilhabela é mais um passo no caminho de posicionar o município como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Para isso, prepara estrutura para receber os turistas de Birdwatching no Parque Estadual, que ocupa 85% do território da ilha. Serão construídas seis torres dentro do espaço de preservação da Mata Atlântica, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A meta é que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro - eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. Os dois primeiros passeios para observação de pássaros foram realizados neste final de semana, no Parque das Cachoeiras e na Fazenda Engenho D'Água.

“Ilhabela tem muito a oferecer para todo o tipo de turista e o ano inteiro. Investimentos como estes em atividades como Birdwatching fortalecem nosso posicionamento para promover não só o ecoturismo, mas também o turismo sustentável e de base comunitária. Vale lembrar que estamos capacitando moradores locais para o trabalho como guias e estruturando iniciativas para promover a culinária caiçara, por exemplo", informa Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, lembrando que o turismo histórico também entrou em pauta, com o tour realizado na Fazenda Engenho da Toca, na manhã do domingo (13). 

Final de semana cheio, com Sustenta e Snipe – Além do Festival de Aves, Ilhabela recebeu Festival Sustenta no sábado e domingo (12 e 13) na Fazenda Engenho D'Água. Com pegada sustentável, o evento abordou temas como empreendedorismo, economia circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, estilo de vida saudável e bem-estar, além de práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis e uma praça de alimentação vegetariana.

O esporte também marcou presença com a decisão do Mundial de Snipe, que terminou com dobradinha brasileira. Henrique Haddad e Gustavo Nascimento foram campeões com apenas um ponto de vantagem para Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling. Paradeda é também coordenador da Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela.

Programação do Festival de Aves

Sexta-feira (18)
17h – Palestra Aves do Parque Estadual de Ilhabela, por Maria Inês (gestora do Parque) 

18h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte1’ (Sobre paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

19h- Palestra ‘Aves pelágicas – o conhecimento de um profissional renomado’ (Fabio Olmos apresenta o universo das aves de mar aberto, falando das raridades que frequentam o litoral brasileiro)

20h – Palestra ‘Fotografia de aves – fotografar na natureza’, Silvia Linhares fala sobre sua experiência de fotografar mais de 1500 espécies brasileiras

21h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

24h - Fam-Trip ‘Saída Pelágica - Plataforma’ (Viagem de 2 dias para reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto)

Sábado (19)
7h - Passarinhar nas trilhas de Ilhabela – Parque das Cachoeiras (Passeios abertos de observação de aves, com a guia Vilma)

14h - Atividades infantis ‘Trabalho de educação com tema de aves’, por Silvia Paraty

15h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte 2’ (Paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

16h – Palestra ‘Observação e comunidade’ (Como a observação de aves pode contribuir com o desenvolvimento sócio ambiental, por Daniel Cywinky)

17h – Palestra ‘Reintrodução e monitoramento’ (Conheça o trabalho da ASM Cambaquara na conservação de quatro diferentes espécies nativas da Ilha  - Papagaio-moleiro, Tiriba, Tucano-do-bico-verde e Periquito-rico, por Silvana Davino)

18h – Palestra ‘Observação e conservação’ (Como birdwatching contribui com a conservação, quais os benefícios e impactos? Quais as boas práticas do observador de aves, por Marco Silva)

19h – Palestra ‘Aves da minha Escola 1’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

20h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (20)
7h- Passarinhar nas trilhas de Ilhabela (Visita técnica ASM Cambaquara, com Silvana Davino)

14h – Atividade infantil ‘Aves da minha escola 2’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

14h – Minicurso ‘Ilustração de aves’ (Oficina de ilustração de aves com Cristiane Gardim - Técnica de esferográfica)

16h – Palestra ‘Guia internacional, como iniciar?’ (Turistas estrangeiros tem uma grande exigência com relação aos guias de observação. Iniciar uma carreira nem sempre é fácil. Marco Silva apresenta sua recente experiência e dá algumas dicas a quem desejar começar)

17h – Relatos ‘Observação pelágica’ (Mesa redonda com os participantes do Fam-trip)

Segunda-feira (21)
8h - Atividades escolar – Oficina de ilustração de aves com técnica de esferográfica, por Cristina Gardim

9h – Minicurso ‘Jardim de beija-flores’ (Como atrair beija-flores para seu jardim sua varanda ou seu quintal? O que plantar e como construir bebedouros, por Zaga)

Sexta-feira (25)
8h - Fam-Trip Saída Pelágica (Viagem de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto, para Alcatrazes)

8h- Palestra ‘Fotografia embarcada’ (Octavio Campos Salles fala sobre a prática fotográfica embarcada, na busca por espécies pelágicas nos mares de Ilhabela)

18h00 - Aves de Alcatrazes: Projetos ICMBio em Alcatrazes, com Mayra Rocha

19h – Minicurso ‘Oficina de Fotografia’ (Os Irmãos Mello trazem sua oficina de fotografia com dicas para fotógrafos avançados e iniciantes)

21h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Sábado (26)
7h - Vem passarinhar – Trilha Bananal (Passeios abertos de observação de aves, com Giulia D'Angelo e Sidney)

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 1 (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

14h – Minicurso ‘Oficina de Tratamento de Imagem’ (Ao longo de 10 anos, os Irmãos Mello foram se especializando em técnicas de tratamento digital de imagens e tornaram-se referência no Brasil. Nessa oficina apresentam as mais importantes ferramentas e suas dicas para melhor resultado)

16h – Palestra ‘Observação para Iniciantes’ (Como se iniciar no mundo da observação de aves? O que é preciso, quais equipamentos, livros e guias, por Giulia D’Angelo)

18h – Minicurso de guia de observação – parte 1 (orientações importantes para o profissional e para o trade, por Marc Egger)

20h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (27)
7h – Minicurso de guia de observação – parte 2 – Fazenda Engenho D’Água, por Marc Egger

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 2’ (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

15h – Palestra ‘Observação Avançada’ (O que diferencia um observador experiente do iniciante? Técnicas de observação, história natural, comportamento das aves, uso de equipamentos, por Giulia D’Angelo)

Segunda-feira (28)
8h - Atividade Escolar A Arte da esferográfica e ilustração escola Paulo Renato, por Birgitte Tümmler)

Mais informações:
Sites: 
www.turismoilhabela.com  
Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

15.01.2020

Turismo de Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais em 2020

Entre as ações de divulgação e marketing, destaque para a participação de feiras ao redor do mundo destinadas tanto a agentes de viagem como para o público em geral. Somente em janeiro, são três eventos

06.12.2019

Fotógrafo de Ilhabela exibe obras em Miami que retratam a Semana de Vela

Mostra segue até este domingo e é a terceira vez que as obras são expostas fora da cidade

02.12.2019

Temporada de cruzeiros deverá trazer 240 mil turistas para Ilhabela até abril

Arquipélago do litoral norte paulista espera receber visitantes de outras partes do Brasil e exterior em 59 escalas de navios. Volume de pessoas deve injetar quase R$ 140 milhões na economia local

25.11.2019

Ilhabela recebe mergulhadores com festival e visitas a Alcatrazes entre os dias 6 a 8

Arquipélago do litoral norte paulista terá três dias do evento baseado no Centro Histórico da Vila, com estandes de diversas empresas relacionadas ao mergulho, cursos, equipamentos, operadoras de turismo, seminários, exposição fotográfica e shows, além de atividade no mar

Entre em contato