Capa

Turismo de Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais em 2020

Temporada de navios em Ilhabela
(Divulgação / PMI)

Receptivo de navios no Centro da Vila
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Observação de pássaros em Alcatrazes
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Mergulho em Ilhabela
(Thiago Guirado / Sectur Ilhabela)

Embarcações na Ponta das Canas, norte de Ilhabela
(Fernando Tomanik / Sectur Ilhabela)

O visual incrível da praia de Castelhanos
(Luis Daniel / Sectur Ilhabela)

A beleza do Bonete, no sul de Ilhabela
(Mariana Sampaio / Sectur Ilhabela)

Estande do Brasil na feira da Holanda que Ilhabela está participando
(Divulgação / Sectur Ilhabela)

Secretários Vinicius Lummerz (Estado SP) e Bianca Colepicolo (Ilhabela)
(Ronald Kraag / Divulgação)

Entre as ações de divulgação e marketing, destaque para a participação de feiras ao redor do mundo destinadas tanto a agentes de viagem como para o público em geral. Somente em janeiro, são três eventos

15.01.2020  |  3.235 visualizações

Ilhabela (SP) – Para se manter entre os principais destinos turísticos de natureza e praia do Brasil e ampliar fronteiras em nível mundial não basta ter paisagem de cartão postal. É preciso investir. Tanto em estrutura, capacitação, como em divulgação e captação de clientes entre as agências de turismo. É esse um dos pontos de investimento de Ilhabela em 2020. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do arquipélago traçou um calendário de participação em feiras internacionais para “vender” a experiência Ilhabela internacionalmente. Em janeiro, são três grandes oportunidades: The New York Times Travel Show, Vakantiebeurs 2020 e Fitur 2020. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é parceira do município nessas ações e, como resume Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de Marketing e Relações Públicas do órgão do governo federal: “A pessoa só compra se o produto estiver na prateleira”.

“A presença de Ilhabela em feiras internacionais faz parte da estratégia de divulgação como destino turístico de elevada relevância internacional. Nosso arquipélago é mais reconhecido mundialmente do que muitos imaginam e estar nesses eventos com o objetivo de oferecer opções de turismo e reafirmar a estrutura que consolidamos para receber os visitantes faz toda a diferença. Investir nessas ações é trabalhar para fechar negócios e trazer mais recursos para nossa cidade, fazendo a economia girar mais fortemente com a recepção de estrangeiros”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, afirmando que o calendário internacional incluí 15 participações em feiras no exterior, além de mais 17 no Brasil.

Feira na Holanda, até domingo (19) - Ilhabela marca presença na Vakantiebeurs 2020, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Atuando de forma cooperada com a Embratur, a divulgação da cidade começou nesta quarta-feira (15) e segue até domingo (19). Trata-se da mais importante feira internacional de turismo da região do Benelux, que compreende Bélgica, Países Baixos Luxemburgo, pois recebe mais de 100 mil visitantes. O primeiro dia sempre é reservado para profissionais de viagens e imprensa, mantendo os demais dias voltados prioritariamente ao público em geral. A região de Benelux possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e uma das maiores rendas per capta da Europa.

Em Nova York, de 24 a 26 - Considerada a maior feira de viagens e conferências comerciais da América do Norte, The New York Times Travel Show será de 24 a 26 de janeiro. Ilhabela participa de forma cooperada com a Embratur, que fornecerá um posto de trabalho aos estados brasileiros em estande que representa o país. Serão mais de 600 expositores de 170 países, que estimam superar as vendas de 2019, que foram de aproximadamente US$ 7,5 milhões. São esperadas mais de 32 mil agentes de viagem e outros profissionais ligados ao setor interessados em fechar vendas. Mais de 1.300 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para o evento promovido pelo The New York Times.

Madri, na próxima semana - A Fitur 2020 ocorre de 22 a 26 de janeiro, no Ifema Feria Internacional, em Madri. O município participa como coexpositor no estande da Embratur e no estande da Secretaria do Estado de São Paulo. O evento na Espanha é considerado o ponto de encontro global para os profissionais do setor, sendo a feira líder para os mercados receptivos e emissores íbero-americanos. Trata-se de uma ferramenta de negócio para favorecer contatos e fechar acordos comerciais, mas também uma vitrine para o público em geral, que também comparece em grande número.

O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior, lembra que os municípios reduzem o valor do investimento nas feiras ao redor do mundo porque podem usar a estrutura do órgão da autarquia ligada ao Ministério do Turismo. “Vivemos um novo momento, em que o presidente coloca o turismo como política de Estado. Nossos estandes são, hoje, o destaque dos eventos internacionais, tanto em tamanho e estrutura como em atrações, como música dança e gastronomia. Esse espaço está aberto as cidades e Ilhabela sabe aproveitar muito bem essa opção para fazer negócios e sua participação tem sido extremamente importante”, garante.

Apoio do secretário estadual - O governo do Estado de São Paulo também valoriza a parceria com o arquipélago do Litoral Norte. “Ao participar das feiras internacionais, Ilhabela se alinha com a estratégia promocional de todos os grandes destinos mundiais, principalmente os de lazer. Passa a fazer parte do imaginário complementar de prazer para os turistas e operadores que associam São Paulo apenas ao segmento de viagens de negócios”, disse Vinicius Lummerz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Lummertz foi presidente da Embratur e ministro de Turismo.

De acordo com o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, além de divulgar a cidade como destino, a presença nas feiras permite estar aberto a novas oportunidades. Um exemplo é o contato com grandes grupos empresariais em busca de locais para implantar empreendimentos ou produzir shows, eventos esportivos, entre outros. “Encaramos o turismo como oportunidade de emprego e renda para os municípios brasileiros e a Bianca Colepicolo entende e é proativa para alavancar negócios. Dialoga com todos os operadores, participa das rodadas de negociação, leva material de divulgação com alta qualidade, sempre apresentando as vantagens de se visitar Ilhabela. Já fiz elogios à atuação da Bianca outras vezes, porque mostra, inclusive a outras cidades com a mesma característica, a relevância desse tipo de trabalho”, completa Osvaldo Matos de Melo Júnior.

Mais informações:
Sites: 
www.turismoilhabela.com  
Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

06.12.2019

Fotógrafo de Ilhabela exibe obras em Miami que retratam a Semana de Vela

Mostra segue até este domingo e é a terceira vez que as obras são expostas fora da cidade

02.12.2019

Temporada de cruzeiros deverá trazer 240 mil turistas para Ilhabela até abril

Arquipélago do litoral norte paulista espera receber visitantes de outras partes do Brasil e exterior em 59 escalas de navios. Volume de pessoas deve injetar quase R$ 140 milhões na economia local

25.11.2019

Ilhabela recebe mergulhadores com festival e visitas a Alcatrazes entre os dias 6 a 8

Arquipélago do litoral norte paulista terá três dias do evento baseado no Centro Histórico da Vila, com estandes de diversas empresas relacionadas ao mergulho, cursos, equipamentos, operadoras de turismo, seminários, exposição fotográfica e shows, além de atividade no mar

12.11.2019

Bourbon Festival leva música de qualidade para escolas, praças, ruas e praias de Ilhabela

Evento reuniu mais de 20 mil pessoas em 20 shows com grandes nomes do cenário artístico nacional como Cesar Camargo Mariano, Zeca Baleiro e Ed Motta, na primeira quinzena de novembro

Entre em contato