Capa

OUTROS

Toledo conquista a primeira edição do Prêmio Cidades do Esporte

Cidade paranaense foi a melhor na categoria dedicada ao esporte do Prêmio Cidades Sustentáveis, em premiação realizada no Sesc Consolação.

25.08.2016  |  547 visualizações
São Paulo (SP) -A cidade de Toledo, no Paraná, comemorou nesta quarta-feira (24) o Prêmio Cidades do Esporte, uma iniciativa do Programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis. A premiação faz parte da segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, que pela primeira vez, agora em 2016, contou com uma categoria dedicada ao esporte. Toledo venceu com o programa "Idoso em Movimento".

A cerimônia foi realizada no auditório do Sesc Consolação, em São Paulo (SP). A Atletas pelo Brasil esteve presente com Daniela Castro, diretora executiva; Silvia Gonçalves, coordenadora do Programa Cidades do Esporte; e Patrícia Medrado, atleta associada e membro da diretoria da Atletas.

A segunda colocação do Prêmio Cidades do Esporte ficou com Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, enquanto Belo Oriente, em Minas Gerais, terminou em terceiro. No total, 14 cidades fizeram inscrição junto ao Programa Cidades do Esporte para concorrer.

O resultado foi anunciado por Patrícia Medrado, que contou um pouco sobre o trabalho da Atletas pelo Brasil e do Programa Cidades do Esporte. "Estamos muito felizes com a inclusão de uma categoria dedicada ao esporte, dentro do Prêmio Cidades Sustentáveis. Vivemos um momento, com os Jogos Olímpicos, em que falamos muito de esporte. Esperamos que isso tenha continuidade. O esporte é um canal de inclusão social, trazendo impactos positivos em diversas áreas como mobilidade urbana, saúde, educação, planejamento, integração social e desenvolvimento econômico sustentável. Uma cidade que tem uma população mais ativa é uma cidade mais sustentável", destaca.

O Prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue para municípios que desenvolvem políticas públicas bem sucedidas e com resultados concretos mensuráveis, em oito áreas temáticas. Promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e diversas organizações parceiras da iniciativa, entre elas a Atletas pelo Brasil, o evento premiou, além do Esporte, administrações municipais que se destacaram em políticas públicas nas áreas de Bens Naturais Comuns, Criança, Cultura, Educação para a Sustentabilidade, Governança, Mobilidade e Saúde.

Toledo é destaque na premiação - Toledo, que venceu o Prêmio Cidades do Esporte com o seu programa "Idoso em Movimento", também ficou com a primeira colocação na categoria de Bens Naturais Comuns (Cidades Médias e Grandes), o segundo lugar em Educação para a Sustentabilidade (Cidades Médias e Grandes) e Saúde (Cidades Médias) e o terceiro em Criança.

As premiações foram recebidas pelo prefeito em exercício, Adelar José Holsback. Ele acompanhou a cerimônia ao lado do secretário Neuroci Antonio Frizzo, coordenador do Idoso em Movimento. "Trabalhamos com uma política de esporte, apoiando diversas modalidades esportivas. Todas são incentivadas pelo município, por meio de diferentes programas", afirma Neuroci. "Para nós, este é um momento muito especial", completa.

Programa Cidades do Esporte - O Programa da Atletas pelo Brasil atua nas cidades que foram sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus, além do Distrito Federal). Busca contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de esporte, que ampliem o acesso ao esporte e à atividade física e melhorem o esporte nas escolas, por meio do uso de indicadores no planejamento e gestão das políticas esportivas públicas.

Para o Prêmio Cidades do Esporte puderam se inscrever todas as cidades participantes do Programa Cidades Sustentáveis. O comitê de seleção do prêmio contou com a participação de representantes da ACES Europe (Federação das Cidades Europeias do Esporte), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Rede Esporte pela Mudança Social.

Programa Cidades Sustentáveis - O Programa é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. Ele é apartidário e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O Prêmio Cidades Sustentáveis, além da Atletas pelo Brasil, teve como parceiros o Instituto Alana, o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Sesc São Paulo, a Escola de Governo, o ITDP - Instituto de Políticas Públicas de Transporte & Desenvolvimento e o Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 58 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades. A ONG foi criada em 2006 e acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e social. Por meio do advocacy, atua de forma propositiva por mudanças estruturais no esporte brasileiro. Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para melhoria da gestão e transparência das entidades esportivas que recebem recursos públicos diretos ou indiretos. Atualmente, desenvolve o Programa Cidades do Esporte, atua pela revisão do Sistema Nacional de Esporte e na iniciativa Pacto pelo Esporte.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/
Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br


Deborah Mamone - MTb 15148
e-mail : deborah@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Patrícia Medrado premia Adelar Holsback, prefeito de Toledo
    (Fabio Ulsenheimer / Divulgação)

  • Todos os premiados
    (Fabio Ulsenheimer / Divulgação)

  • Evento reuniu representantes de várias cidades
    (Fabio Ulsenheimer / Divulgação)

Leia também...

Entre em contato