Capa

OUTROS

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

12.12.2016  |  532 visualizações
São Paulo (SP) - Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil, lança nesta terça-feira (13) o livro "Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil". O evento será realizado na Livraria da Vila, em São Paulo (SP), a partir das 18h30, e terá um debate com Raí Oliveira, presidente da Atletas pelo Brasil, Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, e Fernanda Camargo, fundadora da Wright Capital.

"O debate e o livro oferecem uma oportunidade para aprender mais sobre advocacy. Termo ainda pouco conhecido no Brasil, é uma estratégia para trazer mudanças políticas e sociais de quaisquer instituições por meio de ações como lobby, campanhas, pesquisas, coalizões, acordos empresariais, entre outros", explica Daniela Castro.

Há anos, o advocacy é utilizado na América do Norte e na Europa para defender causas ou realizar mudanças estruturais. Pessoas físicas e fundações, além de caridade, doam para causas e ações de advocacy. Algumas foram responsáveis por mudanças profundas de algumas nações, como o movimento antitabagista, o fim das leis de discriminação racial nos Estados Unidos e a lei da ficha limpa no Brasil, entre outras.

O estudo mostra ainda que a participação da sociedade civil nas questões políticas e comuns a todos está na pauta da maioria dos países e que, para se conseguir o desenvolvimento, é preciso ação da sociedade para alterar regras, fiscalizar e mudar comportamentos. Assunto muito propício para ser levantado no Brasil de hoje.

O livro pretende chamar a atenção para que pessoas, empresas e organizações realizem ou financiem ações de advocacy, pois só assim a sociedade civil poderá trazer mudanças estruturais e com escala.

"Problemas sociais e econômicos só poderão ser resolvidos se houver uma ação estruturada e de longo prazo direcionada para tal. Alterar ou influenciar mudanças no sistema ou nas políticas faz com que haja a quebra do ciclo dos inúmeros problemas políticos, sociais e econômicos e a mudança possa ser duradoura", observa Daniela.

À frente da Atletas pelo Brasil desde sua fundação, há 10 anos, Daniela Castro foi responsável pela gestão da instituição e coordenação de seus projetos de advocacy. Atuou pela proposta de legado público esportivo dos grandes eventos esportivos, pela aprovação do artigo 18-A da Lei Pelé e pelo Pacto pelo Esporte, detalhados no livro.

Lançamento do livro "Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil"
Data: Terça-feira (13)
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731 - São Paulo (SP)
Horário: das 18h30 às 21h30

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades. A ONG foi criada em 2006 e acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e social. Por meio do advocacy, atua de forma propositiva por mudanças estruturais no esporte brasileiro. Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para melhoria da gestão e transparência das entidades esportivas que recebem recursos públicos diretos ou indiretos. Atualmente, desenvolve o Programa Cidades do Esporte, atua pela revisão do Sistema Nacional de Esporte e na iniciativa Pacto pelo Esporte.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/
Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br

Doro Jr. - Mtb 13209
e-mail : dorojr@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Daniela Castro
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

  • Raí, presidente da Atletas pelo Brasil
    (Divulgação)

  • Lançamento será na terça-feira
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato