Capa

OUTROS

Candidatos a prefeito de Recife assinam Carta-Compromisso do Programa Cidades do Esporte

Todos os candidatos à Prefeitura da cidade estarão nesta quarta-feira (24) no Auditório do Edifício Círculo Católico, em evento promovido pelo Observatório do Recife.

23.08.2016  |  491 visualizações
São Paulo (SP) - Os oito candidatos à Prefeitura de Recife nas eleições 2016 estarão assumindo nesta quarta-feira (24) compromisso com as políticas públicas de esporte na cidade. Eles assinarão a carta-compromisso do Programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil. O evento, organizado pelo Observatório do Recife, será realizado entre 19 horas e 21h30, no Auditório do Edifício Círculo Católico (Rua do Riachuelo, 105 - 10º andar, Boa Vista). A Carta-Compromisso já foi assinada em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

Confirmaram presença os candidatos: Priscila Krause (DEM), Carlos Augusto Costa (PV), Edilson Silva (PSOL), Daniel Coelho (PSDB), João Paulo Lima e Silva (PT), Simone Fontana (PSTU), Geraldo Júlio (PSB), e José Carlos Pantaleão da Silva (PCO).

O evento englobará a apresentação da carta da I Conferência Livre de Mobilidade do Recife e o lançamento da nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e do Programa Cidades do Esporte.

A Atletas pelo Brasil é um dos parceiros do Observatório do Recife no encontro, juntamente com o Programa Cidades Sustentáveis - uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo e Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis - e entidades realizadoras da I Conferência Livre de Mobilidade do Recife, com apoio do CDL Recife e Rede Meu Recife.

Organização pioneira no trabalho com advocacy e influência em políticas públicas no Brasil, atualmente com foco na melhoria do esporte, a Atletas pelo Brasil estará presente ao evento com o seu atleta associado Ricardo Vidal, diretor do Instituto Joaquim Cruz.

A Carta-Compromisso do Cidades do Esporte compromete os prefeitos das 12 cidades que foram sede da Copa do Mundo de 2014 com a adoção de metas de resultado para alcançar os seguintes objetivos: ampliação do acesso do esporte e atividade física para a população e ampliação e melhoria do esporte nas escolas públicas municipais. O instrumento aponta ainda para medidas a serem adotadas para a consolidação de uma política de esporte participativa e de longo prazo no município.

Ela já foi assinada pelos candidatos a prefeito em 2012. Desde então, o programa vem monitorando anualmente, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores, o avanço das políticas públicas destinadas a promover a atividade física e esportiva para a população. Agora, em 2016, com as novas eleições municipais, o compromisso com os candidatos a prefeito está sendo renovado.

O Programa Cidades do Esporte foi criado para contribuir com o fortalecimento de políticas públicas de esporte nas 12 cidades sede da Copa de 2014 (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus, além do Distrito Federal).

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 58 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades. A ONG foi criada em 2006 e acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e social. Por meio do advocacy, atua de forma propositiva por mudanças estruturais no esporte brasileiro. Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para melhoria da gestão e transparência das entidades esportivas que recebem recursos públicos diretos ou indiretos. Atualmente, desenvolve o Programa Cidades do Esporte, atua pela revisão do Sistema Nacional de Esporte e na iniciativa Pacto pelo Esporte.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br

Deborah Mamone - MTb 15148
e-mail : deborah@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Ricardo Vidal representará a Atletas pelo Brasil no evento
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato