Capa

OUTROS

Sete candidatos a prefeito assinam carta-compromisso em evento do Movimento Nossa Curitiba

17.08.2016  |  335 visualizações
Curitiba (PR) - Sete candidatos a prefeito de Curitiba estarão nesta quinta-feira (18) no ISAE/FGV, na capital paranaense. Será realizado ali o evento, promovido pelo Movimento Nossa Curitiba, para o lançamento da nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, do Programa Cidades do Esporte e do Pacto pela Transparência. Nele, os candidatos serão convidados a assinar a carta-compromisso dos programas, mostrando seu engajamento com o desenvolvimento sustentável e as políticas públicas do esporte.

Confirmaram presença os candidatos Ademir Pereira (PROS), Gustavo Fruet (PDT - Coligação Curitiba Segue em Frente), Ney Leprovst (PSD - Coligação Corrente do Bem), Rafael Greca (PMN - Coligação Curitiba Inovação e Amor), Requião Filho (PMDB - Curitiba Justa e Saudável), Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (PSOL). Com a assinatura, eles assumem um compromisso com uma agenda global de desenvolvimento sustentável, que engloba as dimensões de cultura, política, saúde, economia, mobilidade, equidade social e justiça social.

"A cerimônia de assinatura da carta-compromisso é uma oportunidade de reflexão e mobilização em prol do bem-estar dos curitibanos. A cidade é um sistema interligado de interesses, desejos e necessidades efetivas. Um trabalho que se propõe a trazer a integração com objetivos, metas e indicadores, como é o Programa Cidades Sustentáveis, implementa a busca de uma cidade melhor para todos e destaca o direito de viver em um espaço urbano e público", afirma Aparecida de Fátima Nogarolli, diretora do Movimento Nossa Curitiba.

O também diretor do Movimento Nossa Curitiba, Rafael Gomes de Oliveira, aponta a integração entre cidadãos e gestão pública como instrumento de mudanças. "A cidade é uma unidade administrativa mais palpável para o ser humano quando comparada ao estado ou o país, e o envolvimento e o engajamento da população na política da cidade causa grande influência no futuro a ser construído localmente", destaca Oliveira.

O evento contará com a participação do representante nacional e coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) Mauricio Broinizi Pereira, do ex-jogador de futebol profissional e membro da diretoria da Atletas pelo Brasil William Machado, e dos representantes da ISAE/FGV, Fecomércio e instituições da sociedade civil que trabalham pelos direitos de Curitiba, parceiros regionais do projeto. Diretórios dos partidos políticos e lideranças e associações dos bairros da capital paranaense também estão sendo convidados.

Sobre o Movimento Nossa Curitiba
O Movimento Nossa Curitiba nasceu em 2012 sob a luz do Programa Cidades Sustentáveis, que visa ao comprometimento da gestão pública municipal com a agenda da sustentabilidade. O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

Saiba mais: https://www.facebook.com/MovimentoNossaCuritiba/

Conheça mais as iniciativas envolvidas:

Programa Cidades Sustentáveis
(http://www.cidadessustentaveis.org.br/carta-compromisso-2016)
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O programa é apartidário e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana estruturada em 12 eixos temáticos e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural - a Plataforma Cidades Sustentáveis. A plataforma reúne um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de boas práticas, com casos exemplares nacionais e internacionais a serem perseguidas pelos municípios, ressaltando políticas públicas que já apresentaram bons resultados em todas as áreas da administração. O PCS ingressou em uma nova etapa em 2016, já que a prioridade será a implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Neste contexto, foi lançada a nova Plataforma Cidades Sustentáveis, incorporando os objetivos e as metas dos ODS.

Programa Cidades do Esporte
(http://atletaspelobrasil.org.br/arquivos/carta_compromisso_CDE_2016.pdf)
O Programa Cidades do Esporte é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil e busca contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de esporte nas 11 cidades-sede da Copa de 2014 e no Distrito Federal. A iniciativa monitora anualmente o avanço das políticas públicas destinadas a promover a atividade física e esportiva para a população e teve início em 2012, quando comprometeu os candidatos a prefeito com metas para o esporte. Os resultados do monitoramento realizado pelos municípios foram apresentados em 2013 e 2014 em duas edições do Relatório Cidades do Esporte. Em 2016 o programa lançará a terceira edição de seu relatório e irá novamente propor aos candidatos às eleições municipais que se comprometam com os objetivos e medidas propostos no município para integrar o esporte na pauta de prioridades nacionais e locais.

Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra
(http://www3.ethos.org.br/conteudo/adesao-ao-pacto-por-uma-cidade-transparente-e-integra-2016/#.V6iBEbgrK00)
O Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra representa o comprometimento formal dos(as) candidatos(as) a prefeito(a) ou vereador(a) nas Eleições 2016 com a criação e implementação de políticas que visem o aumento da transparência e integridade na gestão pública. Os compromissos dispostos no documento se relacionam aos princípios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e pela Parceria para Governo Aberto, às propostas discutidas e priorizadas na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e à regulamentação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). O Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios, lançou em 2012 uma carta-compromisso destinada aos 85 candidatos(as) à prefeitura das 11 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, dos(as) quais, 72 assinaram o documento. Tanto os(as) que passaram para o segundo turno quanto os(as) que foram eleitos(as) posteriormente eram signatários(as) e, dessa maneira, foi possível verificar os resultados positivos da iniciativa.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento da Nova Plataforma Cidades Sustentáveis e Cidades do Esporte, cerimônia de adesão dos Candidatos à Prefeitura de Curitiba
QUANDO: 18/08/2016 (quinta-feira)
ONDE: ISAE/FGV - Av. Visconde de Guarapuava, número 2943, Curitiba
HORÁRIO: 9h às 12h

Informações à imprensa
Assessoria Movimento Nossa Curitiba

Jaqueline Pereira Comunicação www.jaquelinepereira.com,br
Jornalista responsável: Jaqueline Pereira
(41) 3206-6466 / email:contato@jaquelinepereira.com.br

Luanda Nera
Coordenadora de Comunicação da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis
Tel (11) 38942405 / luanda@isps.org.br

Louise Bezerra
Atletas pelo Brasil
Tel: (11) 3037-7112 / louise@atletaspelobrasil.org.br

Assessoria de Imprensa Atletas pelo Brasil
Doro Junior - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
  • William Machado representa a Atletas pelo Brasil no evento
    (Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)

Leia também...

Entre em contato