Capa

VELA

Star, a mais nobre das classes olímpicas, estreia na Ilhabela Sailing Week

Mesmo ausente nos Jogos Rio 2016, a Star é a classe dos velejadores consagrados e terá nomes importantes em Ilhabela

07.07.2015  |  746 visualizações
Ilhabela (SP) - O Canal de São Sebastião estará novamente tomado por 145 embarcações a partir desta quarta-feira (8), quando todas as classes retornarão à disputa a partir de meio-dia. Destaque para a estreia da classe Star, considerada a mais técnica entre as que já integraram os Jogos Olímpicos. Há três anos incluída na Ilhabela Sailing Week, a classe teve como vencedores nas duas primeiras edições velejadores consagrados como Robert Scheidt e Bruno Prada (2013), Lars Grael e Samuel Gonçalves (2014).

A perspectiva para este ano é de que a classe Star apresente duelo acirrado entre brasileiros e argentinos. O tricampeão sul-americano, Ronie Seifert, avaliza a expectativa. "O Torkel (Borgstrom), da Argentina, vem andando forte. Ele tem corrido várias regatas nos Estados Unidos, sempre com resultados relevantes. Eu e o Marcelo estamos meio fora de forma, mas viemos para beliscar", avisou Ronie, campeão continental com Lars Grael em 2011 e com o atual parceiro, Marcelo Fuchs, em 2012 e 2013.

Fábio Bodra, apontado pelo argentino Julio Labandeira, bicampeão mundial máster, como um dos favoritos, prefere rejeitar essa condição. "Corri o Hemisfério Ocidental em Miami e algumas outras regatas, mas estamos em campanha para o Sul-Americano e o Mundial de Star, ambos em Buenos Aires, em outubro e novembro, respectivamente", contou Fábio, competindo em dupla recém-formada com Fernando Ilha, irmão do árbitro olímpico Nelson Ilha.

Os barcos da classe HPE 25, também estarão pela primeira vez na raia somando pontos para a Ilhabela Sailing Week. A prova de percurso de sábado (4), rendeu ao Ginga o Troféu Renato Frankenthal, mas não foi válida pelo campeonato. O campeão mundial da classe Finn, Jorge Zarif, fará a estreia nesta classe. "Já velejei com a tripulação do Carioca Fiote, de Laser, um contra o outro e também juntos, de Soto 40. Será uma experiência inédita para mim. Vamos nos divertir", afirmou Jorginho, campeão em Ilhabela em 2005 com o Áries IV, ao lado do pai, Guga Zarif.

Marinheiros de primeira viagem - A terça-feira (7) ficou reservada ao Campeonato Brasileiro da classe C30 e às regatas da estreante HPE 30, com a participação de jornalistas que se integraram às tripulações dos três barcos da classe, assumindo funções em situação real de regata, como se estivessem disputando um campeonato. Os tripulantes Morgana Bressiani, do site Glamurama, e Alexandre Koda, do Webventure, correram no Tahiti Nui, na disputa contra Capatosta e Carioca Júnior.

"Até hoje só havia andado de balsa. Foi divertido, mas estava ansiosa porque sou meio desengonçada. Adorei a experiência de conhecer um novo esporte, apesar de ser muito desconfortável. Fiquei com medo de cair na água na hora de mudar de bordo para o contrapeso. No começo estava tão nervosa que pensei em me jogar no mar, mas os meninos foram super atenciosos. No fim até ajudei a caçar os cabos", relatou Morgana.

Koda já havia embarcado em outros veleiros, porém as situações não eram tão especiais. "Achei interessante velejar em um barco ainda em fase de implantação dentro do principal campeonato do País. Tive a oportunidade de pegar no leme e sentir como o barco surfa com facilidade", comentou o jornalista do Webventure.

Para o coordenador da HPE 30, Marcelo Bellotti, a ação cumpriu o objetivo junto à imprensa e contribuiu com a divulgação da vela. "A regata foi séria para que os jornalistas sentissem o clima como se estivessem em uma competição. A partir de hoje, quando receberem um release ou uma informação sobre vela, vão ter pelo menos noção do que se trata", resumiu Bellotti.

Liderança Mantida - No terceiro dia do Campeonato Brasileiro de C30, o Caballo Loco somou mais uma vitória, a terceira em três regatas, mantendo a liderança com 12 pontos perdidos. O vice-líder Zeus chegou em terceiro e soma 14 pontos, seguido por Loyal CA Technologies, que chegou a 16 após a segunda colocação desta terça-feira. "O Zeus estava poucos metros à nossa frente, mas no último jibe (mudança de posição da vela no popa), ultrapassamos e chegamos em segundo. Foi emocionante", considerou o tático do Loyal, Mário Sérgio de Jesus.

Premiação da regata de abertura nesta quarta-feira - O palco da Vila recebe, nesta quarta-feira (8) os vencedores das regatas que abriram a 42a. Ilhabela Sailing Week no sábado (4). As tripulações mais bem colocadas na Regata Alcatrazes por Boreste e na Toque-Toque serão premiadas a partir das 20h.

Resultados desta terça-feira

C30

1- Caballo Loco (Mauro Dottori) - 12 pontos perdidos (1+1+5+4+1)
2- Zeus (Inácio Vandresen) - 14 pp (3+5+2+1+3)
3- CA Technologies (Marcelo Massa) - 16 pp (2+8+1+3+2)
4- Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) - 18 pp (6+2+3+2+5)
5- Barracuda (Humberto Diniz) - 23 pp (5+3+4+5+6)

HPE 30
1- Carioca Jr. (Roberto Martins) - 8 pp (3+3+1+1)
2- Thaiti Nui (Juninho de Jesus) - 8 pp (1+1+3+3)
3- Capatosta (Marcelo Bellotti) - 8 pp (2+2+2+2)

* Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015


Programação esportiva
- 8/07 (quarta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação das regatas de percurso do sábado (4) no Palco da Vila
- 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
- 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
- 11/07 (sábado), 10h: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila
#12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural
Praça das Bandeiras, na Vila
8/07 (quarta) - 21h - Biquini Cavadão
9/07 (quinta) - 20h - 12ª Mostra de Dança da Fundaci
10/07 (sexta) - 20h - 12ª Mostra de Dança da Fundaci
11/07 (sábado) - 20h - Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h - Simoninha
12/07 (domingo) - 19h - Dani Mattos Quarteto
21h - Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Vídeo das regatas de abertura - O videomaker Felipe Castellari está cobrindo a 42a. Semana de Vela de Ilhabela e colocou no ar um vídeo com as regatas de abertura disputadas no sábado (4), quando o vento chegou a 60 km/h provocando dezenas de desistências.
Confira: https://youtu.be/mGurCqw27aQ

Site e fan page estão no ar - A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo Fone: (11) 9 9275-7044

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Treino da Star na tarde de terça-feira
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Largada da C30
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • O líder Caballo Loco
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Zeus, vice-líder
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Largada da HPE 30
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Carioca Jr., primeiro no desempate
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Thaiti Nui (HPE 30)
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Jornalista de colete no Capatosta
    (Marcos Méndez/Sail Station)

Leia também...

Entre em contato