Capa

VELA

Loyal CA Technologies é tetracampeão brasileiro na Ilhabela Sailing Week

Barco do Grêmio de Vela de Ilhabela chega ao quarto título nos quatro campeonatos nacionais já disputados pela classe C30. Neste sábado, serão disputadas as regatas decisivas do principal evento náutico da América Latina

10.07.2015  |  987 visualizações
Ilhabela (SP) - O Campeonato Brasileiro da classe C30, incluído neste ano na programação da Ilhabela Sailing Week, acabou nesta sexta-feira (10) com vitória do Loyal CA Technologies. Comandado por Marcelo Massa, o veleiro de Ilhabela obteve três vitórias em dez regatas e somou 18 pontos perdidos, contra 20 do vice Caballo Loco, de Mauro Dottori, que apesar de quatro primeiros lugares não foi tão regular. As medalhas de bronze ficaram com a tripulação catarinense do Zeus Team, de Inacio Vandresen.

As três regatas disputadas ao norte de Ilhabela tiveram rajadas de leste com até 16 nós (30 km/h), o que ajudou o Loyal a chegar ao quarto título em quatro campeonatos nacionais da C30 disputados até hoje. São quatro placas com o nome do Loyal afixadas na base da Taça de Prata de posse transitória. "Esse é o mais importante dos quatro títulos porque eu estava há quase um ano sem velejar. Foi sem dúvida a conquista mais valiosa, a volta por cima", festejou Marcelo Massa.

Com a ausência do comandante e timoneiro nas últimas competições, o Loyal não estava cotado como o favorito. "Chegamos a ser considerados como carta fora do baralho, mas provamos que regata se ganha na água. Estou muito feliz", desabafou Massa, emocionado. "Este era apenas o primeiro objetivo. A Ilhabela Sailing Week está aberta. Amanhã (sábado) vamos para decidir", afirmou o comandante.

O atual campeão da C30 na Ilhabela Sailing Week é o Zeus, que ocupa a terceira colocação com 13 pontos perdidos. O Caballo Loco é o segundo, com dez, apenas dois pontos a mais do que o líder Loyal. As largadas do dia decisivo estão previstas para meio-dia. Se confirmada, a previsão de vento leste, com média intensidade, deverá levar os 145 barcos para o norte do Canal de São Sebastião.

Equilíbrio na Cruiser e na ORC - Na classificação geral, a RGS Cruiser está extremamente equilibrada. Os dois primeiros colocados, Boccalupo e Hélios II somam 14 pontos perdidos. BL3 e Petit Prince vêm a seguir com 19 cada. "Fizemos nossa melhor largada dos últimos cinco anos. Foi incrível. Chegamos na linha um segundo após o tiro de partida e passamos a alguns centímetros da CR. Um risco mortal", relatou o tático e trimmer (regulador de velas), Campos Maia.

A partida do Hélios II foi tão eficiente que o Atrevida, muito maior, só conseguiu ultrapassá-los após a primeira bóia. "Atribuo a vitória de hoje, no tempo corrigido, à harmonia da tripulação, principalmente ao Luiz Bolina" dedicou Maia. A outra regata do dia para a RGS Cruiser teve vitória do Boccalupo.

Na ORC, as vitórias ficaram por conta de Magia Energisa e Seu Tatá, no tempo corrigido. O novo líder da classe é o Itajaí Sailing Team com 12 pontos perdidos. O Seu Tatá, do Rio de Janeiro soma 12,5 enquanto o uruguaio Cristabella está com 13 pontos. "Estávamos atrás até hoje, mas o descarte nos favoreceu. Assumimos a ponta e agora tudo será decidido neste sábado", considerou o tático e trimmer da equipe catarinense, Alexandre Back, após dois terceiros lugares.

O vice-líder Seu Tatá teve de se recuperar para vencer a segunda regata. A diferença de apenas um ponto entre os três primeiros colocados é garantia de emoção nas disputas finais. "Na primeira largada ficamos atrás e tivemos de arriscar no lado errado da raia. Quem estava na frente tinha preferência. Corrigimos os erros na segunda prova e vencemos. Quem errar menos neste sábado leva o campeonato", analisou o Daniel Winter. "Vamos tentar velejar limpo, sem nos envolver com os rivais", espera o trimmer do Seu Tatá.

Desfile junto à orla - Várias ações desenvolvidas neste ano pela parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal contribuem para aproximar o público da principal competição de oceano do País. No sábado (11), dia das regatas decisivas, os veleiros sairão às 10h do YCI em percurso de ida e volta até o centro histórico do município.

A passagem da flotilha próxima ao pier da Vila será narrada por locutor que levará ao público local e aos turistas as informações sobre a competição, barcos e tripulações. Quem estiver em terra poderá acompanhar e entender a movimentação dos veleiros no Canal de São Sebastião. O desfile de competidores é tradição em cidades do mundo todo que tenham vocação náutica, conforme a Capital Nacional da Vela.

Líderes de cada classe até esta sexta-feira

ORC Geral - Itajai Sailing (Marcelo Gusmão)
ORC A - Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)
ORC B - Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC - Cristabella l(Martin Meerhoff)
C30 - Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 - Campeão: Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 - Thaiti Nui (Juninho de Jesus)
HPE 25 - Suzuki/Bond Girl (Rique Wanderley)
Clássico - Cangrejo (Ricardo Carvalho)
Mini - Jacaré (Pedro Fukui)
RGS A - Kalymera V (Antonio Carlos Paes Leme)
RGS B Asbar 2 (Sérgio Klepacz)
RGS C Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco)
RGS Cruiser Boccalupo (Claudio Melaragno)
Bico de Proa A - H2Orça (Hilpert Zamith)
Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)
Star - Marcelo Bellotti/Pedro Bolder

* Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015



Programação esportiva
- 11/07 (sábado), 10h30: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila
#12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos


Programação Cultural

Praça das Bandeiras, na Vila
10/07 (sexta) - 20h - 12ª Mostra de Dança da Fundaci
11/07 (sábado) - 20h - Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h - Simoninha
12/07 (domingo) - 19h - Dani Mattos Quarteto
21h - Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)


A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.


Vídeo, fotos e cobertura das regatas em tempo real - O videomaker Felipe Castellari está cobrindo a 42a. Semana de Vela de Ilhabela e colocou ar no dois vídeos com as regatas dos primeiros dias do evento. O Team Crioula, do Camiranga, fez um registro histórico da Regata Alcatrazes, quando bateram o recorde do percurso de 60 milhas (110 km).
Confira:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/videos/

O fotógrafo Marcos Méndez, da agência SailStation, está registrando o evento. Veja as fotos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/imagens/

O site oficial também está acompanhando as regatas em tempo real:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/temporeal/


Site e fan page estão no ar - A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week tem site e fan page no ar.
Confira:

site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw


Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo Fone: (11) 9 9275-7044

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Comemoração da vitória
    (Felipe Castellari/SailStation)

  • Loyal/CA Technologies, tetra brasileiro
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Equilíbrio no C30
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Entardecer em Ilhabela
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Magia, primeira vitória no tempo corrigido
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Cristabella direto do mastro
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Cristabella, líder da IRC
    (Marcos Méndez/Sail Station)

  • Mussulo/Angola Cables (ORC A)
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Seu Tatá, segunda na ORC Geral
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Largada da ORC
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Atrevida com a flotilha ao fundo
    (Marcos Méndez/SailStation)

  • Helios II (RGS Cruiser)
    (Aline Bassi / Balaio)

Leia também...

Entre em contato