Capa

VELA

Previsão de vento forte traz expectativa de recorde à Ilhabela Sailing Week

Frente fria deve provocar neste sábado (4) rajadas que podem baixar o recorde da Regata Alcatrazes - Marinha do Brasil, na abertura da competição

03.07.2015  |  747 visualizações
Ilhabela (SP) - A previsão de vento forte, trazido ao litoral norte paulista com cerca de 16 nós (30 km/h) para a tarde deste sábado (4), alimenta a expectativa para a quebra de recorde da Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, abertura da 42ª Ilhabela Sailing Week. A direção deve variar de noroeste a sudoeste. Neste ano, a prova de abertura será disputada em homenagem aos 150 anos da Batalha do Riachuelo. O tiro de largada será dado ao meio-dia, em frente a Vila, pela fragata Greenhalgh. Na raia de 143 barcos e 1.000 velejadores.

Com o maior percurso da competição, a Regata Alcatrazes por Boreste tem tradicionalmente 60 milhas náuticas (111 km) e o tempo dos vencedores apresenta variações, assim como a distância, de acordo com a intensidade e direção do vento. O recorde oficial da prova pertence ao veleiro argentino Cusi 5, que estabeleceu 6h12min29 em 2009, enquanto o vencedor da última edição, em 2014, o também S40 Carioca, do Iate Clube do Rio de Janeiro, percorreu 46 milhas (85 km) em 7h15m05, tornando-se o Fita Azul da regata. "Se a previsão de vento mantiver-se favorável, é possível que o recorde possa ser melhorado em até meia-hora", acredita o diretor da Comissão de Regatas, Cuca Sodré.

Neste ano, o principal candidato a derrubar o tempo do Cusi é o Camiranga, único Soto de 65 pés no País, tripulado por 14 velejadores, a maioria do Team Crioula, do Veleiros do Sul (RS) e coordenado pelo atleta olímpico Samuel Albrecht. "Estamos preparando o barco para nos divertir, mas se o vento ajudar podemos quebrar o recorde", disfarça Samuel. O Team Crioula, vencedor da Ilhabela Sailing Week em 2013, receberá o reforço do campeão mundial de Snipe, Boris Ostergren. "O Samuca está minimizando. Quem está correndo regata quer ganhar. A bordo é assim, não tem jeito", define o experiente velejador gaúcho. O comandante do Camiranga (espécie de urubu do litoral fluminense) é Eduardo Plass.

Pelas características, o Sessentão, de 60 pés, como o próprio nome diz, também pode ser considerado favorito à Fita Azul na Alcatrazes. "Nosso barco é construído 100% em carbono, pesa 11 toneladas e paga muito no tempo corrigido, mas vamos brigar para vencer no tempo real (Fita Azul)", afirma o tático do Sessentão, Marcelo Jordão. O veleiro de Ubatuba (SP) leva 11 tripulantes, divididos entre mais experientes e um grupo de amigos. As classes ORC, IRC, HPE 30, RGS Cruiser, RGS A e B contornarão o Arquipélago de Alcatrazes.

Repetir 2014 - A competitiva classe C30, assim como os barcos Mini, RGS C, Clássicos e Bico de Proa correrão a Regata Toque-Toque, um percurso reduzido. O catarinense Zeus Team vai para a raia para defender o título da C30 conquistado na edição passada. "A expectativa é sempre a melhor possível, para que consigamos repetir o ano de 2014. Sabemos da força dos nossos concorrentes, respeitamos os excelentes velejadores que correm na C30, mas brigaremos pela vitória. Que Zeus nos ajude!", roga Felipe Linhares, o Fipa, tático do Zeus Team. A regata deste sábado (4) para os HPE 25 não somará pontos, mas valerá o troféu de posse transitória Renato Frankenthal, recentemente resgatado.

A classe Star, que teve as duplas Robert Scheidt/Bruno Prada e Lars Grael/Samuel Gonçalves como campeãs nas duas primeiras edições, viverá um duelo entre brasileiros e argentinos. "Fizemos um grande esforço para estarmos aqui. Gostaria de correr contra Robert, Lars e Torben Grael, mas velejadores como Dino Pascolato, Fábio Bodra e os campeões sul-americanos Marcelo Fuchs e Ronie Seifert garantirão regatas em alto nível técnico", prevê o argentino Julio Labandeira, também campeão sul-americano de Star e bicampeão Máster da classe.

"Os brasileiros são favoritos, mas espero que as rajadas favoreçam os argentinos", deseja Labandeira, que estará na raia de Ilhabela ao lado de outros dois compatriotas, Torkel Borgstrom e Gerardo della Torre. O atual campeão, Samuel Gonçalves, estará com o parceiro Lars Grael no Magia Energisa, inscrito na ORC. "O objetivo é sempre fazer o melhor. Na ausência do Torben e de mais dois tripulantes que estão no Pan, teremos uma tripulação familiar. Vamos competir e nos divertir", garante Samuel.

Imagens campeãs - O Yacht Club de Ilhabela apresenta neste ano a exposição "10 Anos de Ilhabela Sailing Week", do fotógrafo Marcos Méndez, da SailStaion.com. As belas imagens estão espalhadas pelo clube, onde podem ser contempladas pelos velejadores. "Comecei a fotografar com 14 anos. Corri uma Regata Alcatrazes com meu pai, no Manda Bala, em 2001, como tripulante mirim. Passei mal e me machuquei. Como não podia ajudar nos outros dias, peguei a câmera da minha mãe que estava a bordo e comecei a clicar, de brincadeira", lembra Marcos.

O resultado obtido pelo fotógrafo mirim surpreendeu. Em 2005, Marcos trabalhou pela primeira vez na Ilhabela Sailing Week como profissional para a Revista Velejar. A partir da edição passada, tornou-se o fotógrafo oficial do evento. "Minha vantagem é conhecer a raia e ter noção de onde me colocar para obter a melhor imagem. Sempre passo essa orientação para os colegas que vêm a Ilhabela e ainda não possuem experiência em fotografar regatas", revela Marcos.

Programação esportiva
- 4/07 (sábado), 8 às 17h: Secretaria do Evento aberta
# 12 h: Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil - Classes: ORC, IRC, S40, RGS Cruiser, Bra-RGS A e B
# 12h10: Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste - Classes: C30, Bra-RGS C e Clássicos
- 6/07 (segunda-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30
- 7/07 (terça-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30
- 8/07 (quarta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
- 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
# Após as regatas do dia: Premiação das regatas de percurso do dia 4/07
- 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
- 11/07 (sábado), 12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural
Praça das Bandeiras, na Vila
3/07 (sexta) - 20h - Abertura oficial - Banda de Fuzileiros Navais e Orquestra Popular de Ilhabela.
4/07 (sábado) - 22h - Paula Toller
5/07 (domingo) - 16h - Pequeno Cidadão (Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Ticiana Barros acompanhados por seus filhos)
21h - Felipe Blues
6/07 (segunda) - 21h - Legião Urbana Cover
7/07 (terça) - 20h - Premiação Regata de Alcatrazes
21h - Helena Serena
8/07 (quarta) - 21h - Biquini Cavadão
9/07 (quinta) - 20h - 12ª Mostra de Dança da Fundaci
10/07 (sexta) - 20h - 12ª Mostra de Dança da Fundaci
11/07 (sábado) - 20h - Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h - Simoninha
12/07 (domingo) - 19h - Dani Mattos Quarteto
21h - Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A abertura do evento será em 3 de julho, simultânea à Semana de Monotipos, e as regatas de oceano serão disputadas entre os dias 4 e 11, com sede no YCI. Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30.

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Site e fan page estão no ar - A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw


Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo Fone: (11) 9 9275-7044

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Camiranga quer bater o recorde
    (Team Crioula/Divulgação)

  • Tripulantes preparam o Camiranga
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Boris e Samuca, do Camiranga
    (ZDL/Divulgação)

  • Sessentão, vejeando em 2014
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Zeus busca o bi na C30
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Samuel e Lars venceram a Star no ano passado
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Movimento no píer na véspera da regata
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Fragata da Marinha dá o tiro de largada
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Pajero, vencedor em 2014, na exposição "10 anos de ISW"
    (Marcos Méndez / SailStation)

Leia também...

Entre em contato