Capa

VELA

Ilhabela Sailing Week homenageia primeiro barco do País a vencer a Buenos Aires-Rio

Veleiro Cairu II, de Santa Catarina, terá silhueta estampada nos troféus das várias classes a serem premiadas; inscricões com desconto acabam na segunda-feira (15/6)

09.06.2015  |  2.415 visualizações
São Paulo (SP) - Atenta à importância dos barcos que marcaram história na vela oceânica mundial, a organização da Ilhabela Sailing Week 2015, de 3 a 11 de julho no Yacht Club de Ilhabela, homenageará neste ano o veleiro catarinense Cairu II, primeira embarcação brasileira a conquistar um título internacional, ao vencer terceira edição da Regata Buenos Aires - Rio em 1953. A ação tem sido frequente nos últimos anos. Em 2014, a homenagem foi destinada ao Pen Duick II, barco que levou o navegador francês Éric Tabarly à vitória na Ostar em 1964, velejada em solitário entre Plymouth (ING) e Newport (EUA).

A história do Cairu II começa muito antes de sua construção em 1949. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, mesmo na América do Sul, distante do palco central dos conflitos, a integração entre os povos se fazia necessária. Assim, um grupo de velejadores, personagens relevantes da sociedade brasileira, juntou-se aos representantes da vela argentina e idealizaram a Regata Buenos Aires - Rio de Janeiro. A primeira edição foi disputada em 1947. Ainda hoje, o percurso é um dos mais longos em regatas costeiras, com 1.200 milhas náuticas e largadas a cada três anos.

Apesar do espírito de confraternização, a derrota para os argentinos na primeira edição, por apenas um minuto, acelerou a execução do projeto de um veleiro oceânico competitivo, identificado pelo escritório americano Sparkman & Stephens, como "Class Brazil". Com as dificuldades do pós-guerra, enfrentadas principalmente no hemisfério norte, os veleiros vieram a ser fabricados no estaleiro do Arataca, localizado abaixo da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). O Cairu II foi encomendado por Leopoldo Geier, seu primeiro comandante, e construído sob orientações de Preben Schimdt, avô dos velejadores Torben e Lars Grael.

Nascido para vencer - "Os Classe Brasil foram construídos com um único objetivo, vencer a regata Buenos Aires - Rio", afirma o atual proprietário do Cairu II, o engenheiro civil Eduardo Hamond Regua. Em 1950, segunda edição da regata, o Brasil sofreu nova derrota. Porém, em 1953 com o projeto concluído, os Classe Brasil finalmente partiram para o desafio. "O genuíno catarinense Cairu II, lavou a honra dos brasileiros vencendo a prova e se tornando um dos veleiros mais famosos do Brasil", conta o comandante Eduardo.

"É um orgulho ser proprietário de um barco que carrega tanta historia e receberá uma homenagem em evento tão importante. Gostaria de estender a honra a todos que contribuem para que os veleiros clássicos ressurjam. Permitindo, assim, que suas histórias sejam mantidas. Os esforços solitários, a ABVO que abraçou a classe e o Yacht Club de Ilhabela também merecem a homenagem", considera o comandante do Cairu II, que na língua tupi significa árvore de folhas escuras.

Além dos prêmios que recebeu pela histórica vitória de 1953, o barco ainda foi homenageado pelos presidentes do Brasil e da Argentina, Getúlio Vargas e Juan Peron, respectivamente e ganhou destaque nas mídias nacional e estrangeira. "A Ilhabela Sailing Week é o maior evento de vela no Brasil, motiva a disputa entre os melhores velejadores, sendo assim, um evento de pura emoção. É um privilégio competir em um paraíso como Ilhabela", finaliza Eduardo que estará a bordo do também catarinense Viva Extraordinário, enquanto o Cairu II passa por merecida reforma em Florianópolis.

O barco - O Cairu II é um Classe Brasil de 40 pés, projetado pelo escritório norte-americano Sparkman & Stephens e construído no estaleiro Arataca, de Florianópolis (SC), a partir de 1949. O casco é de madeira e o peso da embarcação é de 10 toneladas, medindo 12,80m de comprimento (linha d’água de 8,42m), com boca de 3,06m. Possui calado de 1,80m; área vélica de 64,10m² e motorização Gray Marine de 25hp.

Primeira etapa de descontos acaba nesta segunda (15/6) - As tripulações interessadas em participar da 42ª Ilhabela Sailing Week podem aproveitar o primeiro período com descontos, prorrogado até a próxima segunda-feira, dia 15, e antecipar a inscrição de seus barcos pelo site: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/. As regatas serão disputadas de 3 a 11 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela. As inscrições seguirão até 1º de julho, porém, sem os benefícios oferecidos no primeiro prazo de descontos.

Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. A primeira regata da Ilhabela Sailing Week será a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, a mais longa do campeonato, com 60 milhas (110 km), em homenagem aos 150 anos da Batalha do Riachuela. As largadas em todos os dias estão previstas para meio-dia.

Campeões da 41a. edição:

S40 - Pajero (Sérgio Rocha)
C30 - Zeus (Inacio Vandresen)
HPE - Ginga (Breno Chvaicer)
ORC A - Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad)
ORC B - Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa)
ORC C - Bravísismo 4 (Ian Muniz)
ORC Geral - Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad)
IRC - Rudá (Guilherme Hernandes)
RGS A - Montecristo (Julio Cechetto)
RGS B - Total Balance (Sérgio Klepacz)
RGS C - Azulão (Marcelo Polonio)
RGS Cruiser - BL3 (Clauberto Andrade)
RGS Geral - Azulão (Marcelo Polonio)
Por equipes - Escola Naval (Bijupirá/Breklé/Dourado/Quiricomba)
Sul-Americano de Star - Lars Grael/Samuel Gonçalves
Sul-Americano de ORC 500 - Seu Tatá (Paulo César Haddad)
Sul-Americano de ORC 600 - Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva)

A 42a. Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de North Sails, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Site e fan page estão no ar - A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw


Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo Fone: (11) 9 9275-7044

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • <p>Publicação da conquista de 1953</p>
    (Divulgação / Cairu)

  • Glamour na década de 50
    (Divulgação / Cairu)

  • Cairu II na Baía de Guanabara
    (Divulgação / Cairu)

  • O atual Cairu II
    (Divulgação / Cairu)

  • Proa da embarcação
    (Divulgação / Cairu)

Leia também...

11.07.2015

Parceria entre o Yacht Club de Ilhabela e a Prefeitura Municipal promoverá novos eventos na próxima edição do principal evento de oceano da América Latina

11.07.2015

Veleiro Cristabella venceu a única regata disputada neste sábado (11) e garantiu o campeonato na classe ORC. O Loyal, campeão brasileiro de C30, conquistou mais um título

10.07.2015

Barco do Grêmio de Vela de Ilhabela chega ao quarto título nos quatro campeonatos nacionais já disputados pela classe C30. Neste sábado, serão disputadas as regatas decisivas do principal evento náutico da América Latina

10.07.2015

Áries III pertenceu durante décadas à tradicional família Zarif e está de volta às raias de Ilhabela com pai, mãe e crianças

Entre em contato