Capa

OUTROS

Atletas pelo Brasil entrega I Relatório Cidades do Esporte ao governo de Curitiba

Kelly Santos, destaque do basquete brasileiro, participou do encontro que reafirmou a parceria da cidade com o trabalho desenvolvido pela ONG

30.04.2015  |  1.308 visualizações
São Paulo (SP) - Kelly Santos, medalhista olímpica com a seleção brasileira de basquete e associada à Atletas pelo Brasil, reuniu-se com o secretário municipal de esporte, lazer e juventude de Curitiba, Aluisio Dutra, nesta quinta-feira (29). Na reunião, Kelly entregou o I Relatório Cidades do Esporte, com um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Também participaram do encontro a assessora de políticas públicas da entidade, Silvia Gonçalves, e o articulador do programa Eros Mathoso.

"O secretário destacou como ponto positivo o fato de o relatório enumerar os equipamentos esportivos da cidade. A prefeitura percebeu com o levantamento que há um grande número de locais para desenvolver atividades físicas, e que agora é necessário desenvolver projetos para aproveitar melhor estes espaços", contou Sílvia Gonçalves, da Atletas pelo Brasil.

A prefeitura de Curitiba também foi convidada a participar do Prêmio Cidades do Esporte em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis. Este será entregue em 2016 e reconhecerá os municípios que possuem as melhores políticas públicas de esporte.

Centro de Referência - Kelly Santos e Silvia Gonçalves, aproveitaram a visita a Curitiba para conhecer o Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento, onde foram recebidas pela Simone Iubel e Lucio Biscaia. O centro é uma incubadora de projetos e realiza ainda estudos esportivos, grupos de discussão sobre temas de esporte, promove palestras e capacitação dos profissionais de educação física.

Curitiba no Relatório Cidades do Esporte - A cidade de Curitiba conta, em sua estrutura institucional, com uma Secretaria Municipal de Esporte, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Planos Municipais aprovados pela Câmara, para as áreas de Esporte e Mobilidade, e Conselho Regional de Educação Física. Ainda não tem Conselho Municipal do Esporte e Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei.

No relatório, Curitiba se destaca pela infraestrutura que oferece para a atividade física e o esporte nas escolas. Das 184 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba, 100% possuem quadra poliesportiva externa e pátio coberto utilizado para atividade física; além disso, 79,9% têm quadra coberta ou ginásio.

A capital paranaense possui 1.034 praças e 22 parques públicos, dos quais 11% das praças e 45% dos parques têm equipamentos de ginástica para a população. O desenvolvimento de atividades esportivas e físicas moni­toradas envolve 192 mil pessoas em Curitiba. Esse dado é muito expressivo, se o compararmos às outras cidades do programa, mas é baixo se verificarmos que representa ape­nas 5% da população total do município.

Confira o relatório completo clicando aqui.

Sobre o Cidades do Esporte - O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário (Matriz de Indicadores), que foi enviado às cidades. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município.

O Programa possui um Comitê de Governança formado pelo Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.

Conheça a Atletas pelo Brasil - - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.

Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.

Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência. A associação também está ajudando a desenvolver um pacto setorial por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br/

Tatiane Conceição Vergueiro / Doro Jr. - MTb 13209
tatiane@atletaspelobrasil.org.br - dorojr@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • O secretário Aluísio Dutra com Kelly Santos
    (Atletas pelo Brasil/Divulgação)

  • Sílvia (3ª à esq.) e Kelly (dir.) com equipe do Centro de Referência
    (Atletas pelo Brasil/Divulgação)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato