São Paulo (SP) - O nado costas, assim como o crawl, é um dos primeiros estilos no processo de aprendizagem da natação, devido à facilidade na respiração. A todo momento, o nadador está com as vias de respiração (boca e nariz) para fora d'água, facilitando a coordenação entre respiração e movimentos de braços e pernas.
Outra característica do nado costas, é o estilo de segmentos alternados em relação às braçadas e pernadas, realizadas alternadamente. Neste exercício, o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges enfatiza três pontos fundamentais para uma boa execução: posição do corpo e da cabeça, a fase aérea da braçada e seu posicionamento final.
"No nado costas, é muito importante o posicionamento do corpo e mantê-lo sempre na horizontal, com cabeça alinhada ao quadril. São aspectos fundamentais e que irão trazer grandes benefícios e aprimoramento ao nadador", comenta Gustavo.
- Posição do corpo e da cabeça: antes de fazer qualquer pernada ou braçada, é muito importante saber se posicionar na água. Para o nado, deve-se deitar de costas na água, deixar a cabeça deitada e alinhada com o quadril e pernas, o que contribui para uma melhor flutuação.
- Braçada/fase aérea: ao dar início às braçadas, os braços serão alternados durante o nado. Na fase aérea da braçada, as mãos devem sair da água com o dedo polegar para cima. Dessa forma, o nadador conseguirá tirar as mãos com menor resistência ao quebrar a linha dágua. Para entrar na água, gira-se a palma da mão para fora, deixando que o dedo mínimo entre primeiro, já posicionando a mão para a próxima fase, que é a puxada (fase subaquática de tração).
- Braçada/puxada (tração): já dentro dágua, com o braço estendido inicia-se a puxada, lateralmente, com as mãos imersas até que estejam ao lado da coxa, em posição de iniciar a fase aérea. Por ser um nado de segmentos alternados, é importante treinar a sincronização dos movimentos. Enquanto um braço está fazendo a fase aérea ou outro estará na fase aquática e assim por diante.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=dGa1tyboVbU
Sobre Gustavo Borges - Gustavo Borges nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1972, mas cresceu na cidade de Ituverava (SP), onde começou a nadar, quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas (duas pratas e dois bronzes). Além disso, tem no currículo dezenove medalhas em Jogos Pan-Americanos, o que o faz, até hoje, o atleta brasileiro com maior número de medalhas na competição. Gustavo também quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais.
Em 1989, com 17 anos, mudou-se para São Paulo, para defender o EC Pinheiros e obteve as primeiras vitórias no Troféu Brasil, maior torneio do país na época. Em 1990, Maria Lenk o indicou para a Bolles School, em Jacksonville, na Florida (EUA), onde pode aperfeiçoar a natação e estudar. Em 1992, o atleta entrou para a Universidade de Michigan, onde se graduou em Economia. Enquanto competia, inaugurou duas academias de natação, uma em São Paulo e outra em Curitiba.
Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. O método tem mais de 300 credenciados em escolas, academias e clubes no País, já ensinou a nadar 170 mil crianças e jovens brasileiros e formou cerca de 5 mil professores. Também é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR), que atendem 8 mil alunos.
Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial), sendo o segundo brasileiro a receber a honraria - a primeira foi Maria Lenk. Faz parte do conselho executivo da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), considerada uma das mais importantes associações do mercado de saúde e fitness do mundo.
As medalhas olímpicas:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000
Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges
Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação