Capa

Gustavo Borges ensina exercício de coordenação para o nado peito

23.09.2014  |    329 visualizações NATAÇÃO

Medalhista olímpico apresenta um divertido modo de melhorar o deslizamento pela água, melhorando o tempo

São Paulo (SP) - Dentre os quatro nados, o de peito é o que exige maior coordenação do praticante. Por isso, o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges traz um exercício que irá ajudar justamente nessa questão, melhorando a hidrodinâmica, a coordenação e, consequentemente, o deslocamento na água.

"O nado de peito é o único em que a recuperação dos braços deve ser feita dentro da água, logo depois da fase de puxada (tração), e esse movimento deve estar bem coordenado com os demais tempos de respiração, pernada e deslizes de nado. Sem esse controle, o nadador fica descoordenado e erra a ordem, perdendo todo o equilíbrio e o tempo do nado", afirma Gustavo.

Neste vídeo, o campeão das piscinas sugere um divertido tom de "oração" para treinar essa coordenação. Ele ensina uma frase mental ("Braço, respiração, perna) que o nadador pode utilizar durante a prática e execução do nado peito, aprimorando o tempo.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V8koEA8txUI

Sobre Gustavo Borges - Gustavo Borges nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1972, mas cresceu na cidade de Ituverava (SP), onde começou a nadar, quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas (duas pratas e dois bronzes). Além disso, tem no currículo dezenove medalhas em Jogos Pan-Americanos, o que o faz, até hoje, o atleta brasileiro com maior número de medalhas na competição. Gustavo também quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais.

Em 1989, com 17 anos, mudou-se para São Paulo, para defender o EC Pinheiros e obteve as primeiras vitórias no Troféu Brasil, maior torneio do país na época. Em 1990, Maria Lenk o indicou para a Bolles School, em Jacksonville, na Florida (EUA), onde pode aperfeiçoar a natação e estudar. Em 1992, o atleta entrou para a Universidade de Michigan, onde se graduou em Economia. Enquanto competia, inaugurou duas academias de natação, uma em São Paulo e outra em Curitiba.

Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. O método tem mais de 300 credenciados em escolas, academias e clubes no País, já ensinou a nadar 170 mil crianças e jovens brasileiros e formou cerca de 5 mil professores. Também é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR), que atendem 8 mil alunos.

Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial), sendo o segundo brasileiro a receber a honraria - a primeira foi Maria Lenk. Faz parte do conselho executivo da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), considerada uma das mais importantes associações do mercado de saúde e fitness do mundo.

As medalhas olímpicas:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000

Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges

Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
08.12.2016

A capacitação está marcada para este fim de semana (10 e 11), na Academia Gustavo Borges Morumbi

01.12.2016

Capacitação, programada para este fim de semana, será realizada na ACM, na região central da Capital Gaúcha

29.11.2016

Serão diferentes atividades, na próxima segunda-feira (5.12), na academia credenciada pela Metodologia Gustavo Borges (MGB). Coletiva de imprensa está marcada para as 17h30.

24.11.2016

Fim de semana terá certificação, cursos voltados para natação e emagrecimento, além de Festival. Eles estão programados para Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.