Recorde de 16 anos de Gustavo Borges cai no primeiro dia do Troféu José Finkel
01.09.2014
| 396 visualizações
NATAÇÃO
-
O medalhista olímpico Gustavo Borges
Divulgação
-
<p> O último recorde do medalhista olímpico foi quebrado
Divulgação
-
Gustavo hoje é empresário e palestrante
Divulgação
O medalhista olímpico ainda detinha o recorde de 1min44seg40 da competição nos 200 m livre, feito em 1998, no Rio de Janeiro. João de Lucca foi o responsável pela nova marca
São Paulo (SP) - Na primeira manhã de eliminatórias do Troféu José Finkel 2014 e depois de quase 16 anos, o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges viu o recorde mais antigo da competição, feito por ele, nos 200 m livre, ser quebrado. Gustavo havia feito o tempo de 1min44seg40 na prova, em 1998, no Rio de Janeiro. O nadador João de Lucca, do Pinheiros, foi o responsável por estabelecer a nova marca: 1min43seg19.
"Esse era o último recorde que eu tinha. Mas fico muito feliz que tenha sido quebrado por um nadador com tanto potencial como o João de Lucca. Mostra também evolução da natação brasileira", afirma Gustavo. Desde antes da competição, o medalhista olímpico acreditava que a marca seria batida. "É uma competição logo depois de um campeonato importante como o Pan-pacífico. Então, já achava que o tempo seria destruído. O tempo do recorde sul-americano, por exemplo, já tinha caído e evoluído bastante, na casa de 1min41seg. Esse tempo pode baixar ainda mais, na final", acrescenta.
"Não achava que seria um recorde que duraria tanto. São quase 16 anos dessa marca, o que é muito tempo. Os resultados evoluíram muito, mas tivemos vários motivos para ela durar tanto. A natação brasileira hoje está em um nível mais alto do que na década de 90 e os nadadores passaram a priorizar as competições nas piscinas de 50m, o que acabou interferindo os resultados nas de 25m", analisa Gustavo Borges.
Em 2012, o nadador Fernando Ernesto Santos, nadando pelo Corinthians, foi quem mais chegou perto de bater o recorde, com o tempo de 1min44seg92.
Com o tempo, João de Lucca supera o índice (1min44seg84) para o Mundial de Piscina Curta de Doha, que será de 3 a 7 de dezembro, no Catar. O nadador havia sido bronze no Campeonato Pan-pacífico no revezamento 4 x 100 m livre.
Sobre Gustavo Borges - Gustavo Borges nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1972, mas cresceu na cidade de Ituverava (SP), onde começou a nadar, quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas. Além disso, tem no currículo dezenove medalhas em Jogos Pan-Americanos, o que o faz, até hoje, o atleta brasileiro com maior número de medalhas na competição. Gustavo também quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais.
Em 1989, com 17 anos foi para São Paulo, defender o EC Pinheiros e obteve as primeiras vitórias no Troféu Brasil, maior torneio do país na época. Em 1990, Maria Lenk o indicou para a Bolles School, em Jacksonville, na Florida (EUA), onde pode aperfeiçoar a natação e estudar. Em 1992, o atleta entrou para a Universidade de Michigan, onde se graduou em Economia. Enquanto competia, inaugurou duas academias de natação, uma em São Paulo e outra em Curitiba. Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial), sendo o segundo brasileiro a receber a honraria - a primeira foi Maria Lenk. Faz parte do conselho executivo da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), considerada uma das mais importantes associações do mercado de saúde e fitness do mundo.
As medalhas olímpicas:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000
Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges
Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação