Capa

Ilhabela Sailing Week celebra os campeões da 41ª edição

26.07.2014  |    1.373 visualizações VELA

Pajero Mitsubishi venceu na S40, a classe dos barcos mais velozes; título da competitiva C30 ficou com os catarinenses do Zeus Team

Ilhabela (SP) - O veleiro Pajero Mitsubishi, de Santos, conquistou o título da S40, a classe mais veloz da 41ª edição da Ilhabela Sailing Week. O cancelamento das regatas do último dia de competição, por falta de vento, confirmou a superioridade da tripulação multinacional, com o retrospecto de três vitórias em seis regatas. O vice-campeão Carioca, do Rio de Janeiro, ganhou duas e ficou à frente do Crioula, de Porto Alegre, campeão em 2013. O Magia Energisa, do bicampeão olímpico Torben Grael, também venceu uma regata.

Cinco nações contribuíram para que o Pajero Mitsubishi colocasse dois pontos de vantagem sobre o Carioca, de Roberto Martins. Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Itália estavam representados entre os tripulantes, que recentemente conquistaram o vice-campeonato mundial de TP52 na Itália, um dos trunfos para a vitória em Ilhabela, em uma classe tão equilibrada.

"Só tivemos a confirmação de que a base da tripulação seria mantida na Ilhabela Sailing Week, em cima da hora. Não sabíamos quem viria. Além do mais, o barco é novo e não tivemos tempo para treinar, mas o entrosamento da equipe do TP52 superou as dificuldades", relatou o timoneiro André Fonseca, o Bochecha. "Foi um grande resultado".

Ao mesmo tempo em que cumpriu o objetivo de conquistar o título, os tripulantes mantiveram-se em treino para a Copa do Rei, tradicional competição de oceano em Palma de Mallorca (ESP), a partir de 4 de agosto. "Como treino, Ilhabela foi importantíssima. Antes da próxima regata, só teremos tempo de sair do barco e entrar direto no avião", brincou o bem humorado Bochecha.

Supremacia catarinense - A classe C30, sempre muito disputada, reuniu sete barcos e teve como campeão o Zeus Team, de Santa Catarina. A tripulação comandada por Inácio Vandresen é participante assídua em Ilhabela e conseguiu quebrar a hegemonia do bicampeão CA Technologies Loyal. "Esperava vencer, mas nosso desempenho foi surpreendente", analisou Inácio.

"A equipe é muito unida e durante as regatas manteve-se concentrada em cada detalhe. Tivemos pouquíssimos erros a bordo e a tática foi perfeita", elogiou Inácio, referindo-se principalmente aos tripulantes Felipe Linhares, o Fipa, e Fábio Pillar, responsáveis pela ‘leitura’ da raia. "Agora é hora de comemorar. Merecemos um bom vinho e um bom espumante". A tripulação veleja junta há dez anos e já tem os próximos objetivos traçados: Campeonato Brasileiro de C30 em outubro, também em Ilhabela, e Circuito Ilha de Santa Catarina, em fevereiro de 2015.

O Caiçara Porshe, quarto colocado, atrás do Relaxa Next Caixa e do Caballo Loco, ganhou durante a semana o reforço de Maurício Santa Cruz, o Santinha, vindo do Campeonato Norte-americano de J70 e que teve o primeiro contato com um C30. "Achei o barco super legal. É simples estável e fácil de manobrar. Ideal para se velejar nas condições climáticas do Brasil", avaliou Santinha, que permanecerá na tripulação para correr as próximas competições da classe. Em 2015 terá a missão de brigar pelo tricampeonato pan-americano da classe J24 nos Jogos de Toronto, no Canadá

Força de Porto Rico - Na classe IRC, o Rudá também comemorou o bicampeonato, com a mesma tripulação de 2013. "Conhecemos o barco, um First 40, na Volta de Antígua, onde corremos no veleiro de dois amigos portorriquenhos. Gostamos e há dois anos compramos um barco igual na Bahia", informou o comandante Mario Martinez.

A hegemonia do Rudá neste ano, fez com que a equipe tivesse o privilégio de descartar um primeiro lugar. "Conseguimos andar na frente de barcos maiores, foi o que garantiu o título. Durante anos aplaudimos os ganhadores e sei muito bem como é difícil vencer aqui na Ilha", emendou o ituano Martinez, que convidou os dois portorriquenhos para reforçar a tripulação. Em outubro de 2013, o barco venceu a classe IRC na Regata Santos-Rio.

Jaime Torres, de Porto Rico, exímio conhecedor do First 40, é o responsável pela regulagem do barco. "É o meu segundo ano em Ilhabela. A melhor experiência que já tive. O público é muito envolvido com o evento, todos se envolvem com a vela. É similar ao que acontece nas regatas na Nova Zelândia", exaltou Jaime, acostumado a velejar em vários países.

Vitória em família - O Azulão foi o primeiro colocado na classe RGS C e Geral. A união entre pai, mãe e filho contribuiu para que a tripulação trabalhasse em harmonia. "Velejamos juntos há dez anos na Represa de Guarapiranga e estamos bastante entrosados", comentou o comandante Marcello Polonio, que leva o barco no leme enquanto a esposa Lígia cuida das velas balão e genoa e o filho Lucca, tripulante mirim, faz as tarefas de proa.

Nos dois anos anteriores, o Azulão havia obtido dois terceiros lugares na RGS C. Serviu como aprendizado para que a vitória em família fosse comemorada na 41ª edição da Ilhabela Sailing Week. "Acumulamos a experiência necessária e nos dedicamos muito para corrigirmos os erros. Alcançamos nosso objetivo e tiramos a pressão", contou aliviada a esposa, mãe e trimmer, Lígia.

Orson vence o Sul-americano de ORC - O barco do Yacht Club de Ilhabela foi campeão na classe ORC 600, somando-se as participações no Circuito Punta del Este, em janeiro, e na Ilhabela Sailing Week, segunda e última etapa do Sul-americano de 2014. O Seu Tatá, do Rio de Janeiro ganhou na ORC 500.

"Nós sempre corremos as duas etapas e depois, os barcos do cone sul vêm a Ilhabela, mas neste ano os melhores do Chile, Uruguai e Argentina não vieram porque a maioria dos tripulantes esteve no Brasil somente para a Copa do Mundo de Futebol", afirmou o comandante do Orson, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, também diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.

"Somos bicampeões, já havíamos vencido o circuito em 2007 também com tripulação de Ilhabela. Fomos vice lá e ganhamos aqui. A primeira etapa é mais desafiadora, devido à travessia Buenos Aires-Punta del Este, disputada no Rio da Prata, mas as regatas em Punta del Este e em Ilhabela são mais técnicas", comparou Kalu.

Prêmio aos mais bem vestidos - A noite de quinta-feira foi especial para duas tripulações da 41a. edição da Ilhabela Sailing Week. O Caballo Loco, de Mauro Dottori, e o time feminino do Corum, comandado por Juliana Duque, foram os vencedores do 5• Prêmio Revista Iate, que elege as equipes masculina e feminina mais bem vestidas da competição. O evento, realizado no Iate Clube de Santos, foi prestigiado por cerca de 600 pessoas.

Resultados finais da 41a. edição

S40 - 6 regatas, 1 descarte

1.- Pajero (Sérgio Rocha) - 7 pp (2+[3]+1+1+1+2)
2.- Carioca (Roberto Martins) - 9 pp (1+[4]+3+2+2+1)
3.- Crioula 29 (Samuel Albrecht) - 13 pp ([3]+2+2+3+3+3)

C30 - 6 regatas, 1 descarte
1.- Zeus (Inacio Vandresen) - 8 pp ([3]+1+2+2+1+2)
2.- Relaxa Next Caixa (Roberto Mangabeira) - 16 pp (2+[7]+1+1+5+7)
3.- Caballo Locco (Mauro Dottori) - 16 pp ([5]+2+4+5+2+3)

HPE - 8 regatas, 1 descarte
1.- Ginga (Breno Chvaicer) - 12 pp (1+1_+4+2+2+[9]+1+1)
2.- Atrevido (Fábio Bocciarelli) - 26 pp ([23]+10+3+1+1+2+2+7)
3.- Take Ashauer (Marcos Ashauer) - 30 pp (3+4+6+6+[23]+1+4+6)

ORC A - 6 regatas, 1 descarte
1.- Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad) - 7 pp (2+2+1+1+1+[5])
2.- Angela VI (Peter Siemsen) - 9 pp ([3]+1+2+2+3+1)
3.- Lexus/Chroma (Gustavo Crescenzo) - 11 pp (1+[4]+3+3+2+2)

ORC B - 6 regatas, 1 descarte
1.- Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa) - 7 pp ([4]+1+1+1+1+[3])
2.- Absoluto (Pedro Prosdócimo Neto) - 14 pp (3+[4]+4+3+2+2)
3.- Santa Fé V (Nélson Ávila Thomé Jr.) - 17 pp (1+2+2+5+7+[10])

ORC C - 6 regatas, 1 descarte
1.- Bravísismo 4 (Ian Muniz)- 5 pp (1+1+1+1+1+[6])
2.- Rocket Power (Luiz Augusto Lopes de Castro) - 12,5 pp (4+3+3+2,5+3+1)
3.- Prozak (Márcio Finamore) - 13,5 pp (3+2+2+2,5+4+ [6])

ORC Geral - 6 regatas, 1 descarte
1.- Seu Tatá - 14 pp (5+6+1+1+1+[19])
2.- Lucky V - 14 pp ([7]+1+3+3+3+4)
3.- Angela VI - 17 pp ([10]+4+2+5+5+1)

IRC - 6 regatas, 1 descarte
1.- Rudá (Guilherme Hernandes) - 5 pp ([1]+1+1+1+1+1)
2.- Mandinga (Jonas Penteado) - 11 pp (2+2+2+2+[3]+3)
3.- Terroso (Carlos Augusto Matos) - 13 pp ([3]+3+3+3+2+2)

RGS A - 6 regatas, 1 descarte
1.- Montecristo (Julio Cechetto) - 18 pp (2+[7]+2+4+2+1)
2.- Quiricomba (Marinha) - 13 pp (8+2+1+1+1+[11])
3.- Fram (Felipe Aidar) - 17 pp (1+3+6+[7]+5+2)

RGS B - 6 regatas, 1 descarte
1.- Total Balance (Sérgio Klepacz)- 5 pp (1+1+[13]+1+1+1)
2.- Bruxo (Luiz Schaefer) - 13 pp (2+2+1+5+3+[6])
3.- Albatroz (Marinha) - 18 (3+6+2+2+5+[13])

RGS C - 6 regatas, 1 descarte
1.- Azulão (Marcelo Polonio) - 7 pp (1+2+2+[4]+1+1)
2.- Xiliki (Renato Bosso)- 11 pp ([5]+3+1+3+2+2)
2.- Garrotilho (Paulo Linhares) - 12 pp (2+1+3+2+[16]+4)

RGS Cruiser - 5 regatas
1.- BL3 (Clauberto Andrade) - 10 pp (1+3+4+1+1)
2.- Thalassa (Maurício Duarte)
3.- Jambock (Marco Aleixo) - 18 pp (3+2+5+2+6)

RGS Geral - 5 regatas
1.- Azulão (Marcelo Polonio) - 31 pp (4+4+14+5+4)
2.- Montecristo (Julio Cechetto) - 37 pp (21+6+6+3+1)
3.- Xiliki (Renato Bosso) - 38 pp (6+3+12++8+9)

Por equipes - 6 regatas, 1 descarte
1.- Escola Naval (Bijupirá/Breklé/Dourado/Quiricomba) - 131 pontos
2.- Iate Clube de Santos (Chroma/Pi/Ciao/Saba) - 158 pontos
3.- Charitas (Lucky V/Santa Fé V/Albatroz/Zeppa) - 173 pontos
4.- Yacht Club de Ilhabela (Orson/Fantasma/Kanibal/Jazz) - 204 pontos

Sul-Americano de Star - 7 regatas c/ 1 descarte
1.- Lars Grael/Samuel Gonçalves - 11 pp (1+1+1+2+5+1+[19])
2.- Bruno Prada/Guilherme Almeida - 18 pp ([4]+3+3+1+4+4+3)
3.- Marcelo Bellotti/Antonio Moreira - 21 pp (2+4+4+[10]+7+2+2)
4.- Fábio Bruggioni/Marcelo Sansone - 21 pp (3+[5]+5+4+2+3+4)
5.- Dino Pascholato/Henry Boening - 22 pp ([7]+2+6+3+1+5+5)

Sul-Americano de ORC 500
1.- Seu Tatá (Paulo César Haddad)
2.- Gaucho (ARG-Carlos Belchor)
3.- Sirtecom (Chi - Walter Astorga)

Sul-Americano de ORC 600
1.- Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva)
2.- Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa)
3.- Brujas (ARG)

Resultados completos no site oficial:

http://www.ilhabelasw.com.br/2014/resultados/#tit


A Ilhabela Sailing Week teve organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi Motors, Banco do Brasil e Correios. As regatas no Canal de São Sebastião reuniram embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também foram válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes.


Vídeos disponíveis - As imagens das regatas da 41a. edição estão disponíveis em dois vídeos:
http://youtu.be/RNdwsHeM570 - 5min16 com balanço de todas as regatas
https://www.youtube.com/watch?v=TVfJnijvQPI - 3min51 com imagens da regata de abertura.
Os vídeos são de Bruno Lantieri Produções.


Fotos em alta resolução - Os jornalistas que precisarem baixar fotos em alta resolução da 41a. edição devem entrar no site www.sailstation.com, clicar em fotos e preencher um cadastro para criar uma conta. Em seguida receberá o retorno com login e senha para baixar as fotos em alta resolução.


Site e fan page estão no ar - A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.


Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw



Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
11.07.2015

Parceria entre o Yacht Club de Ilhabela e a Prefeitura Municipal promoverá novos eventos na próxima edição do principal evento de oceano da América Latina

11.07.2015

Veleiro Cristabella venceu a única regata disputada neste sábado (11) e garantiu o campeonato na classe ORC. O Loyal, campeão brasileiro de C30, conquistou mais um título

10.07.2015

Barco do Grêmio de Vela de Ilhabela chega ao quarto título nos quatro campeonatos nacionais já disputados pela classe C30. Neste sábado, serão disputadas as regatas decisivas do principal evento náutico da América Latina

10.07.2015

Áries III pertenceu durante décadas à tradicional família Zarif e está de volta às raias de Ilhabela com pai, mãe e crianças