Ilhabela (SP) - O inédito Campeonato Sul-americano da classe Star, incluído na programação da Ilhabela Sailing Week, terminou nesta sexta-feira (25) com a vitória de um tradicional campeão. Lars Grael levantou o troféu pela quarta vez (2005, 2008 e 201) enquanto Samuel Gonçalves comemorou sua primeira conquista continental. A campanha da dupla em 2014 é incontestável. Lars e Samuca velejaram durante a semana em uma flotilha de 18 barcos, sendo quatro tripulações argentinas. As presenças do atual campeão Bruno Prada, Guilherme de Almeida, Dino Pascolato e Reinaldo Conrad, entre outros, garantiram o elevado nível técnico da competição.
"O Bruno, tricampeão mundial, o argentino Torkel, o Dino são grandes velejadores e tornaram o campeonato difícil para nós. Começamos com um ritmo forte, com três vitórias em quatro regatas, o que nos deixou em posição vantajosa", comentou o campeão Lars. "Hoje (sexta) fomos mais conservadores e, ao vencermos a sexta regata, nem precisamos correr a última, descartamos o resultado".
Antes do Sul-americano, a dupla fez com que um barco brasileiro ganhasse pela primeira vez a competitiva Bacardi Cup, em Miami. Em seguida, Lars e Samuel conquistaram o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Star. "Por um equívoco da Comissão de Regatas deixamos de ganhar o Mundial de Star", resignou-se Lars, consciente sobre o potencial da dupla.
O proeiro credita a vitória na Ilhabela Sailing Week justamente ao treino para o Mundial da Itália. "Não foi um campeonato fácil, mas estamos muito bem treinados devido à preparação para o Mundial. A pressão estava toda em cima da gente", analisou Samuca, que terá mais duas importantes competições para fechar a temporada, o 7º Distrito de Star no Rio de Janeiro e o Brasileiro no Lago Paranoá (DF).
Próximos do título - Enquanto Lars e Samuca comemoram, tripulações de outras classes entram nas regatas finais deste sábado brigando pelo título. Na S40, o Carioca venceu por oito segundos a prova de médio percurso disputada no Canal de São Sebastião com vento de sueste a sudoeste entre 10 e 14 nós (18 a 25 km/h), em um dia cinzento em que a temperatura não ultrapassou os 19ºC. A liderança da classe permanece com o Pajero Mitsubishi que quase conseguiu a ultrapassagem em cima da linha de chegada. A vantagem é de dois pontos, considerando-se o descarte.
"Corremos a regata toda longe do Carioca. No popa final, retornando do norte, recuperamos a velocidade e chegamos no final a dois barcos deles", comentou o comandante do Pajero Mitsubishi, Sérgio Rocha, que elogiou o tático argentino Santiago Lange e a manutenção da equipe vice-campeã mundial de TP52. "Vamos continuar concentrados e torcer para termos uma boa regata neste sábado".
A previsão para o dia decisivo da Ilhabela Sailing Week é de ventos fracos, na direção sul, entre 3 e 4 nós, abaixo de 8 km/h, o que pode dificultar a realização das regatas finais. A largada está mantida para o meio-dia, com tendência de trajetos barla-sota (boia a boia) para todas as classes.
Encalhe no Veloso - O veleiro Samsara, um Skipper 30 da classe ORC, encalhou em uma laje próxima à Praia do Veloso, sul de Ilhabela, durante a perna de contravento da regata de percurso médio desta sexta-feira. O comandante Fabrício Ness e a tripulação catarinense deixou o barco, que permanece encalhado, e foi resgatada sem qualquer risco por outras embarcações. A intenção era fugir da correnteza do meio do Canal de São Sebastião.
Dezenove barcos foram desclassificados por ultrapassar o limite da raia estipulado pela Comissão de Regatas, aproximando-se do baixio ao arriscarem a mesma tática para escapar da correnteza.
Força dos homens não intimida - A classe HPE é a única entre as oito da Ilhabela Sailing Week com o privilégio de proporcionar um duelo exclusivamente feminino. Dois barcos, entre os 22 inscritos, têm a bordo cinco mulheres. O Xereta, da Marina Lisarb, de Ilhabela, tem no comando Mariana Matheus. O Grifth Corum, do Iate Clube de Santos (ICS), é comandado por Juliana Duque.
Mariana, natural de Ilhabela, era tripulante do veleiro de oceano Jazz e competiu na Semana de Monotipos na classe Laser. Daniele Cardial veleja de Snipe e 420, além de ter morado em um veleiro durante sete meses. Completam a tripulação, Ariela Souza e Marisa Matheus, mãe da comandante Mariana.
"A Zonda nos emprestou o barco e estamos aprendendo muito porque a classe é uma novidade para nós. No primeiro dia, assim como a maior parte da flotilha, não conseguimos completar o percurso. Depois, nossa vela- balão rasgou, mas seguimos em frente com o objetivo de evoluir", relatou Mariana que aproveita a boa vontade de dona Marisa para compensar a falta de um tripulante masculino.
"Minha mãe é a mais forte a bordo, por isso ajuda na proa. Em casa ela vive me dando bronca por causa da bagunça no meu quarto, mas no barco sou eu quem fala. Nas manobras eu grito: vai mãe, caça logo! , e às vezes vem junto naturalmente um palavrão", divertiu-se Mariana que inclusive trabalhou na organização do evento em 2013.
Enquanto o barco HPE de 25 pés (8 metros) é tripulado por quatro homens, a regra da classe permite que uma tripulação feminina seja formada por cinco velejadoras. "Há tarefas a bordo que exigem duas ou três mulheres. Em um barco de homens, bastaria um velejador para executá-la. A gente sai do barco, muito cansada, mas o esforço é gratificante", justificou a comandante do Xereta que considera a tripulação rival, do Corum, mais bem treinada e que gostaria de ver mais mulheres na raia na Ilhabela Sailing Week de 2015.
A classificação da HPE confirma a observação de Mariana, com a equipe de Santos algumas posições à frente do time de Ilhabela. O barco do ICS tem o comando de Juliana Duque, medalha de bronze na categoria feminina do Mundial Universitário de Match Race no início do mês, na Itália. Completam a tripulação, Luciana Kopschitz, Mariana Peccicacco, Marina Jardim e Kyra Penido, filha do campeão olímpico Edu Penido.
A equipe é coordenada pelo diretor de Vela do Iate Clube de Santos, Odoardo Lantieri, que há três anos inscreve uma equipe de mulheres para correr em Ilhabela. "Com o apoio da Grifth Corum estamos investindo na vela feminina, ainda pouco representada nas grandes regatas. A ideia é de aumentarmos essa participação nos próximos anos".
O ICS estabeleceu parceria com o Projeto Navega, da Prefeitura de Praia Grande para apoiar meninos e meninas que tenham interesse pela vela. "Doamos barcos e estamos oferecendo todo o suporte para que, por meio de uma ação social, possamos buscar novos talentos. Quero também, estimular as filhas dos associados a criarem o gosto pela vela", enfatizou o também velejador Odoardo.
Resultados
Classificação final do Sul-Americano de Star - 7 regatas c/ 1 descarte
1.- Lars Grael/Samuel Gonçalves - 11 pp (1+1+1+2+5+1+[19])
2.- Bruno Prada/Guilherme Almeida - 18 pp ([4]+3+3+1+4+4+3)
3.- Marcelo Bellotti/Antonio Moreira - 21 pp (2+4+4+[10]+7+2+2)
4.- Fábio Bruggioni/Marcelo Sansone - 21 pp (3+[5]+5+4+2+3+4)
5.- Dino Pascholato/Henry Boening - 22 pp ([7]+2+6+3+1+5+5)
S40 - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Carioca (Roberto Martins)
Acumulado:
1.- Pajero (Sérgio Rocha) - 7 pp (2+[3]+1+1+1+2)
2.- Carioca (Roberto Martins) - 9 pp (1+[4]+3+2+2+1)
3.- Crioula 29 (Samuel Albrecht) - 13 pp ([3]+2+2+3+3+3)
C30 - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- CA Technologies (Marcelo Massa)
Acumulado:
1.- Zeus (Inacio Vandersen) - 8 pp ([3]+1+2+2+1+2)
2.- Relaxa Next Caixa (Roberto Mangabeira) - 16 pp (2+[7]+1+1+5+7)
3.- Caballo Locco (Mauro Dottori) - 16 pp ([5]+2+4+5+2+3)
HPE - 8 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Take Ashauer (Marcos Ashauer)
Sétima regata - 1.- Ginga (Breno Chvaicer)
Oitava regata - 1.- Ginga (Breno Chvaicer)
Acumulado:
1.- Ginga (Breno Chvaicer) - 12 pp (1+1_+4+2+2+[9]+1+1)
2.- Atrevido (Fábio Bocciarelli) - 26 pp ([23]+10+3+1+1+2+2+7)
3.- Take Ashauer (Marcos Ashauer) - 30 pp (3+4+6+6+[23]+1+4+6)
ORC A - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Angela VI (Peter Siemsen)
Acumulado:
1.- Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad) - 7 pp (2+2+1+1+1+[5])
2.- Angela VI (Peter Siemsen) - 9 pp ([3]+1+2+2+3+1)
3.- Lexus/Chroma (Gustavo Crescenzo) - 11 pp (1+[4]+3+3+2+2)
ORC B - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Ventanero (Renato Cunha)
Acumulado:
1.- Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa) - 7 pp ([4]+1+1+1+1+[3])
2.- Absoluto (Pedro Prosdócimo Neto) - 14 pp (3+[4]+4+3+2+2)
3.- Santa Fé V (Nélson Ávila Thomé Jr.) - 17 pp (1+2+2+5+7+[10])
ORC C - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Rocket Power (Luiz Augusto Lopes de Castro) -
Acumulado
1.- Bravísismo 4 (Ian Muniz) - 5 pp (1+1+1+1+1+[6])
2.- Rocket Power (Luiz Augusto Lopes de Castro) - 12,5 pp (4+3+3+2,5+3+1)
3.- Prozak (Márcio Finamore) - 13,5 pp (3+2+2+2,5+4+ [6])
ORC Geral - 6 regatas, 1 descarte
1.- Seu Tatá - 14 pp (5+6+1+1+1+[19])
2.- Lucky V - 14 pp ([7]+1+3+3+3+4)
3.- Angela VI - 17 pp ([10]+4+2+5+5+1)
IRC - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Rudá (Guilherme Hernandes)
Acumulado
1.- Rudá - 5 pp ([1]+1+1+1+1+1)
2.- Mandinga (Jonas Penteado) - 11 pp (2+2+2+2+[3]+3)
3.- Terroso (Carlos Augusto Matos) - 13 pp ([3]+3+3+3+2+2)
RGS A - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Quiricomba (Marinha)
Acumulado
1.- Montecristo (Julio Cechetto) - 18 pp (2+[7]+2+4+2+1)
2.- Quiricomba - 13 pp (8+2+1+1+1+[11])
3.- Fram (Felipe Aidar) - 17 pp (1+3+6+[7]+5+2)
RGS B - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Total Balance (Sérgio Klepacz)
Acumulado
1.- Total Balance - 5 pp (1+1+[13]+1+1+1)
2.- Bruxo (Luiz Schaefer) - 13 pp (2+2+1+5+3+[6])
3.- Albatroz (Marinha) - 18 (3+6+2+2+5+[13])
RGS C - 6 regatas, 1 descarte
Sexta regata - 1.- Azulão (Marcelo Polonio)
Acumulado
1.- Azulão - 7 pp (1+2+2+[4]+1+1)
2.- Xiliki (Renato Bosso)- 11 pp ([5]+3+1+3+2+2)
2.- Garrotilho (Paulo Linhares) - 12 pp (2+1+3+2+[16]+4)
RGS Cruiser - 5 regatas
Sexta regata - 1.- BL3 (Clauberto Andrade)
Acumulado
1.- BL3 (Clauberto Andrade) - 10 pp (1+3+4+1+1)
2.- Thalassa (Maurício Duarte)
3.- Jambock (Marco Aleixo) - 18 pp (3+2+5+2+6)
RGS Geral - 5 regatas
1.- Azulão - 31 pp (4+4+14+5+4)
2.- Montecristo - 37 pp (21+6+6+3+1)
3.- Xiliki - 38 pp (6+3+12++8+9)
Por equipes - 6 regatas, 1 descarte

1.- Escola Naval (Bijupirá/Breklé/Dourado/Quiricomba) - 131 pontos
2.- Iate Clube de Santos (Chroma/Pi/Ciao/Saba) - 158 pontos
3.- Charitas (Lucky V/Santa Fé V/Albatroz/Zeppa) - 173 pontos
4.- Yacht Club de Ilhabela (Orson/Fantasma/Kanibal/Jazz) - 204 pontos
Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2014/resultados/#tit
A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi Motors, Banco do Brasil e Correios. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes.
Vídeo da regata de abertura - Está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=TVfJnijvQPI vídeo com 3min51 com imagens de água e aérea da Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, disputada no domingo (20). O vídeo foi produzido por Bruno Lantieri.
Fotos em alta resolução - Os jornalistas que precisarem baixar fotos em alta resolução da 41a. edição devem entrar no site www.sailstation.com, clicar em fotos e preencher um cadastro para criar uma conta. Em seguida receberá o retorno com login e senha para baixar as fotos em alta resolução.
Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week
26/7 - sábado
12h - Regatas finais para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star e da ORC .
Programação cultural na Vila
26/7 - sábado
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci
Site e fan page estão no ar - A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.
Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9 7602-2986
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