Capa

Lars e Samuel dominam a abertura do Sul-Americano de Star na Ilhabela Sailing Week

22.07.2014  |    233 visualizações VELA

Dupla venceu as duas regatas válidas pelo Campeonato Sul-americano, incluído pela primeira vez no programa da principal competição de oceano da América Latina

Ilhabela (SP) - Na estreia da classe Star na 41ª Ilhabela Sailing Week prevaleceu a experiência de Lars Grael e o talento do jovem Samuel Gonçalves para que a dupla vencesse as duas regatas do primeiro dia do Campeonato Sul-americano, incluído pela primeira vez na programação do maior evento náutico da América Latina. A flotilha conta com 18 barcos, sendo quatro duplas argentinas.

O dia foi de sol intenso, apesar de a temperatura máxima não ter ultrapassado os 22ºC. Pela manhã o vento nordeste já soprava com rajadas de 14 nós (25 km/h), o que levou a Comissão de Regatas (CR), a montar as raias no extremo norte de Ilhabela, fora do canal de São Sebastião para aproveitar melhor a tendência de mudança de direção do vento para leste.

"Largamos bem na primeira regata e soubemos manter a vantagem. Na segunda foi mais complicado. Estávamos em 12º lugar na primeira montagem de boia e foi preciso paciência para ultrapassar um a um, aproveitando as rondadas de vento e a correnteza", afirmou Samuel há dois anos proeiro da dupla com Lars. "Não tinha outra estratégia. Respiramos fundo e fomos para frente. É muito bom começar um campeonato com duas vitórias, logo depois do Mundial da Itália, onde não ganhamos apenas por um detalhe."

O segundo colocado após duas regatas na Star, Marcelo Bellotti, ficou satisfeito com a estreia e já esperava pela superioridade dos líderes. "Que o Lars está melhor do que a gente, eu já sabia. O Bruno Prada (terceiro) velejou muito bem, mas ainda está acertando o barco. Fiquei feliz com nosso poder de recuperação. Estávamos em 11º e chegamos em quarto na segunda regata, depois de um segundo lugar na primeira. O barco está rápido e nosso popa está muito bom".

O tri mundial e vice-campeão olímpico de Star, Bruno Prada é o atual vencedor da Ilhabela Sailing Week ao lado de Robert Scheidt e neste ano está correndo como timoneiro, com Guilherme de Almeida, que também reconheceu a superioridade de Lars e Samuel." Eles estão muito bem treinados. Fica nítido na raia. Nós largamos muito bem, em primeiro nas duas regatas, mas erramos o contorno da primeira boia. Foi um bom começo. Só não podemos deixar o Lars desgarrar". Bruno e Guilherme obtiveram quarto e terceiro lugares. Entre os argentinos, o melhor na classificação geral é Torkel Borgstrom, na sexta colocação.

Equilíbrio na HPE e na S40 - Na classe HPE, que também correu na Raia 2, a mesma da Star, o Ginga venceu a primeira regata e o Fit to Fly, a segunda. O resultado deixa o Ginga, de Ilhabela, na liderança, com duas vitórias em três provas, seguido por Fit to Fly e Bixiga, em uma flotilha que conta com 22 veleiros. "Os treinos intensivos deixam a tripulação entrosada, o que faz diferença", justificou o comandante do Ginga, Breno Chvaicer, ‘trimmer’ (regulador das velas) da embarcação que defende o título.

Na primeira regata do dia para a classe S40, a segunda da competição aberta no último domingo com a tradicional Alcatrazes por Boreste, O Magia Energisa foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, à frente do Crioula e do Pajero Mitsubishi. O veleiro de Niterói contou com o retorno de Torben Grael, ausente na primeira regata porque estava disputando a travessia São Francisco - Havaí, regata que corta o Pacífico.

Com tripulações experientes em todos os barcos, o equilíbrio na classe ficou evidente. O primeiro colocado na primeira regata, Magia Energisa, chegou em quinto na segunda prova, que teve vitória do Pajero Mitsubishi, com André Fonseca no leme, seguido por Crioula e Carioca, o vencedor da Alcatrazes. Os resultados, após três regatas, levaram o Pajero Mitsubishi à liderança da classe, com Crioula em segundo e Carioca em terceiro lugar.

"Na primeira regata deu tudo certo. Na segunda, tudo errado", resumiu Torben Grael sobre o dia de extremos vivido pelo Magia Energisa. "O percurso é muito curto, se você sai mal, fica difícil recuperar. Os times do Pajero Mitsubishi e do Crioula estão mais bem entrosados. Nós e o Carioca temos altos e baixos ".

O tático argentino Santiago Lange, do Pajero Mitsubishi, estava empolgado com a liderança na S40."É um privilégio estar aqui em Ilhabela e ter o prazer de velejar contra o Torben. É realmente muita sorte", exclamou o medalhista olímpico da classe Tornado.

Nesta terça-feira (22), todas as classes disputaram duas regatas, a exceção da RGS Cruiser, que fez apenas uma. Para quarta-feira, a partir do meio-dia, a Comissão deve repetir o formato com regatas barla-sota ou de percurso, dependendo da direção e intensidade do vento.

Resultados

S40

Segunda regata - 1.- Magia Energisa (Torben Grael)
Terceira regata - 1.- Pajero (André Fonseca)

Acumulado:
1.- Pajero - 6 pp (2+3+1)
2.- Crioula 29 (Samuel Albrecht) - 7 pp (3+2+2)
3.- Carioca (Roberto Martins) - 8 pp (1+4+3)

C30
Segunda regata - 1.- Relaxa Next Caixa (Roberto Mangabeira)
Terceira regata - 1.- Relaxa Nex Caixa

Acumulado:
1.- Relaxa Next Caixa - 4 pp (2+1+1)
2.- Zeus (Inácio Vandersen) - 7 pp (3+2+2)
3.- Caiçara-Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) - 11 (4+4+3)

HPE
Segunda regata - 1.- Ginga (Breno Chvaicer)
Terceiro regata - 1.- Fit tyo Fly (Eduardo Mangabeira)

Acumulado:
1.- Ginga - 6 pp (1+1_+4)
2.- Fit to Fly - 8 pp (5+2+1)
3.- Bixiga (Pino di Segni) - 13 pp (6+5+2)

ORC A
Segunda regata - 1.- Angela VI (Peter Siemsen)
Terceira regata - 1.- Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad)

Acumulado:
1.- Seu Tatá - 5 pp (2+2+1)
2.- Angela VI - 6 pp (3+1+2)
3.- Lexus/Chroma (Gustavo Crescenzo) - 8 pp (1+4+3)

ORC B
Segunda regata - 1.- Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa)
Terceira regata - 1.- Lucky V

Acumulado:
1.- Santa Fé V (Nélson Ávila Thomé Jr.) - 5 pp (1+2+2)
2.- Lucky V - 6 pp (4+1+1)
3.- Absoluto (Pedro Prosdócimo Neto) - 11 pp (3+4+4)

ORC C
Segunda regata - 1.- Bravíssimo 4 (Ian Muniz)
Terceira regata - 1.- Bravíssimo 4 (Ian Muniz)

Acumulado
1.- Bravísismo 4 - 3 pp (1+1+1)
2.- Prozak (Márcio Finamore) - 7 pp (3+2+2)
3.- Samsara (Fabrício Ness) - 10 pp (2+4+4)

ORC Geral
1.- Santa Fé V - 8 pp (2+2+4)
2.- Lucky V - 11 pp (7+1+3)
3.- Seu Tatá - 12 pp (5+6+1)

IRC
Segunda regata - 1.- Rudá (Guilherme Hernandes)
Terceira regata - 1.- Rudá (Guilherme Hernandes)

Acumulado
1.- Rudá - 3 pp (1+1+1)
2.- Mandinga (Jonas Penteado) - 6 pp (2+2+2)
3.- Terroso (Carlos Augusto Matos ( - 9 pp (3+3+3)

RGS A
Segunda regata - 1.- Brekelé (Marinha)
Terceira regata - 1.- Quiricomba (Marinha)

Acumulado
1.- Brekelé - 8 pp (4+1+3)
2.- Fram (Felipe Aidar) - 10 pp (1+3+6)
3.- Quiricomba - 11 pp (8+2+1)

RGS B
Segunda regata - 1.- Total Balance (Sérgio Klepacz)
Terceira regata - 1.- total Balance (Sérgio Klepacz)

Acumulado
1.- Total Balance - 3 pp (1+1+1)
2.- Bruxo (Luiz Schaefer) - 6 pp (2+2+2)
3.- Albatroz (Marinha) - 12 (3+6+3)

RGS C
Segunda regata - 1.- Garrotilho (Paulo Linhares)
Terceira regata - 1.- Xiliki (Renato Bosso)

Acumulado
1.- Azulão - 5 pp (1+2+2)
2.- Garrotilho - 6 pp (2+1+3)
3.- Xiliki - 9 pp (5+3+1)

RGS Cruiser
Segunda regata - 1.- Thalassa (Maurício Duarte)

Acumulado
1.- Thalassa - 3 pp (2+1)
2.- BL3 (Clauberto Andrade) - 4 pp (1+3)
3.- Jambock (Marco Aleixo - 5 pp (3+2)

RGS Geral
1.- Azulão - 10 pp (1+4+5)
2.- Garrotilho - 10 pp (2+2+6)
3.- Total Balance - 13 pp (11+1+1)

Resultados completos no site oficial:

http://www.ilhabelasw.com.br/2014/resultados/#tit

Vídeo da regata de abertura - Está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=TVfJnijvQPI vídeo com 3min51 com imagens de água e aérea da Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, disputada no domingo (20). O vídeo foi produzido por Bruno Lantieri.

A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi Motors, Banco do Brasil e Correios. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes.

Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week

23/7 - quarta-feira
12h - Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes)
17h - Confraternização e música ao vivo no YCI

24/7 - quinta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Prêmio Revista Iate - sede do ICS

25/7 - sexta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Premiação por Equipes - Show com a banda Tom Cats

26/7 - sábado
12h - Regatas finais para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.

Programação cultural na Vila

23/7 - quarta-feira
20h - Tributo a Luiz Gonzaga
Cinema: "Gonzaga, de Pai para Filho"
Show: Chambinho do Acordeon

24/7 - quinta-feira
22h - Bamboa Samba Club

25/7 - sexta-feira
19h - Cinema: Documentário "Mar Me Quer", de Isabella Nicolas
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci

26/7 - sábado
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci

Site e fan page estão no ar - A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw


Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
11.07.2015

Parceria entre o Yacht Club de Ilhabela e a Prefeitura Municipal promoverá novos eventos na próxima edição do principal evento de oceano da América Latina

11.07.2015

Veleiro Cristabella venceu a única regata disputada neste sábado (11) e garantiu o campeonato na classe ORC. O Loyal, campeão brasileiro de C30, conquistou mais um título

10.07.2015

Barco do Grêmio de Vela de Ilhabela chega ao quarto título nos quatro campeonatos nacionais já disputados pela classe C30. Neste sábado, serão disputadas as regatas decisivas do principal evento náutico da América Latina

10.07.2015

Áries III pertenceu durante décadas à tradicional família Zarif e está de volta às raias de Ilhabela com pai, mãe e crianças