Capa

Sul-americano de Star eleva nível técnico da 41ª Ilhabela Sailing Week

12.05.2014  |    148 visualizações VELA

Classe garantiu seis medalhas olímpicas ao País e reforça o caráter internacional da principal competição de oceano da América Latina

São Paulo(SP) - Considerada a mais nobre entre os monotipos, a Star dará ‘um toque de classe’ na 41ª Ilhabela Sailing Week entre os dias 19 e 26 de julho, logo depois da Copa do Mundo. A classe que mais rendeu medalhas à vela brasileira em Jogos Olímpicos (seis) terá o Campeonato Sul-americano incluído entre as regatas disputadas na Capital da Vela, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

Em 2013, a classe Star foi convidada pela primeira vez em homenagem aos 40 anos da principal competição de oceano da América Latina. Os tricampeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada venceram, seguidos por Marcelo Fuchs e Ronald Seifert, com Lars Grael e Samuel Gonçalves em terceiro lugar. Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a conquistar medalha olímpica, nos Jogos de México, em 1968, também foi para a raia, reforçando o brilho das regatas de Star.

"A presença da classe Star é super importante para a Ilhabela Sailing Week, ainda mais com a disputa do Sul-americano, campeonato avalizado pela ISAF (Federação Internacional de Vela). Reforça a tradição internacional do evento", afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, lembrando que a ORC também finalizará em Ilhabela o Sul-americano da classe, aberto em janeiro em Punta del (URU). Ambos os campeonatos devem atrair tripulações argentinas, chilenas e uruguaias.

Entre os brasileiros, são esperados os medalhistas de Ilhabela em 2013. Uma das atrações é a dupla Lars e Samuel, primeiros brasileiros a vencer a tradicional Bacardi Cup de Star, neste ano em Miami. "A Star é muito técnica e exige muita concentração a bordo, por isso os campeonatos da classe costumam reunir ótimos velejadores na raia, o que eleva ainda mais o nível da disputa", analisa Lars, que terá a oportunidade de buscar o tetracampeonato sul-americano, após os títulos em 2005, 2008 e 2011.

"A Star no Brasil é muito forte por si só, mas a realização de um evento continental mostra que está consolidada a parceria entre a Ilhabela Sailing Week e a classe. Eu adoro velejar de Star e gosto muito de Ilhabela. Será ótimo participar mais uma vez da competição", considera Lars , campeão em 1995 com o veleiro oceânico H3+. Antes de Ilhabela, a dupla correrá o Hemisfério Ocidental da classe nos Estados Unidos e o Mundial no Lago de Garda, na Itália.

A experiência de Lars inclui duas medalhas olímpicas e serve como um espelho ao proeiro Samuel Gonçalves, que começa a trilhar o mesmo rumo vitorioso. O jovem velejador é ex-aluno do Projeto Grael, organização criada por Lars e seus irmãos com o objetivo de oferecer educação às crianças, adotando a vela como um instrumento de aprendizado e socialização. O currículo internacional de Samuel estende-se às regatas oceânicas, como o título da Cape Town-Rio, em 2010.

Inscrições começam nesta quinta-feira (15) - Estão convidadas as seguintes classes: ORC, IRC, S40, Star, HPE25, C30, BRA-RGS A, B, C Cruiser e Veleiros Clássicos. As inscrições são feitas pelo site oficial: www.ilhabelasw.com.br. A 41ª Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi, Banco do Brasil e Correios, além de outros apoiadores.

Site e fan page estão no ar - A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar. Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw.com.br

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Claro: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
11.07.2015

Parceria entre o Yacht Club de Ilhabela e a Prefeitura Municipal promoverá novos eventos na próxima edição do principal evento de oceano da América Latina

11.07.2015

Veleiro Cristabella venceu a única regata disputada neste sábado (11) e garantiu o campeonato na classe ORC. O Loyal, campeão brasileiro de C30, conquistou mais um título

10.07.2015

Barco do Grêmio de Vela de Ilhabela chega ao quarto título nos quatro campeonatos nacionais já disputados pela classe C30. Neste sábado, serão disputadas as regatas decisivas do principal evento náutico da América Latina

10.07.2015

Áries III pertenceu durante décadas à tradicional família Zarif e está de volta às raias de Ilhabela com pai, mãe e crianças