Florianópolis (SC) - O esforço da equipe brasileira na última semana em Florianópolis reflete a vontade de oferecer aos fãs da vela o melhor desempenho possível, guardadas as proporções da distância que a separa dos outros sete times internacionais em relação à afinidade com os barcos voadores, na inédita disputa na capital catarinense a partir desta quinta-feira (14) até domingo, no Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, decisão da temporada de 2013. A primeira regata está prevista as 14h na arena do Trapiche da Av. Beira Mar e a largada será dada pelo prefeito Cesar Souza Jr.
O tático André Mirsky passou os últimos dias praticamente em tempo integral ao lado ou a bordo do Team Brazil Mapfre, primeiro nos acertos em terra e depois em treinos exaustivos. "Na última terça-feira, o treinamento finalmente começou a render. Passamos a conhecer melhor o barco, acertamos os ângulos de manobra e conseguimos velejar rápido com um dos cascos fora dágua. Foi empolgante. Quando vimos, já passava das 20h e ainda estávamos treinando", afirma Mirsky, recompensado pela dedicação. "Com as velas novas, buja e balão, devemos evoluir ainda mais".
O coordenador da equipe brasileira, Lars Grael, chegou otimista a Florianópolis, mas está ciente de que os adversários estão mais bem preparados. "Temos de ser realistas. Vamos na raça, é o que temos. Vou dar um suporte geral e acompanhar atentamente os últimos treinos para ver o que pode ser melhorado. Serei também o intermediário com a Comissão de Regatas. É importante para sabermos usar as regras", define o medalhista olímpico.
Durante as regatas, Lars estará o tempo todo próximo à raia no bote de apoio do Team Brazil Mapfre ao lado de Cláudia Swan, analisando cada movimento da tripulação brasileira. No intervalo entre as provas terá a oportunidade de levar informações e orientações ao comandante e timoneiro Clínio de Freitas. "No ano passado tive essa experiência no Rio, com o Torben, que era o nosso comandante. Agora podemos aprimorar o trabalho. Quanto à estratégia, vai depender muito das condições do vento na hora da largada".
O momento da partida, por sinal, é considerado pelo comandante Clínio como o maior desafio para a tripulação brasileira. "Vamos torcer para que o vento não esteja tão forte nas largadas. Com vento moderado, nossas chances aumentam porque podemos manobrar com mais eficiência, nivela o nível da flotilha. Se a intensidade aumentar, teremos de priorizar a segurança dos tripulantes e será melhor para os adversários". A previsão para esta quinta-feira é de vento Nordeste, entre 10 e 15 nós (entre 18 e 27 km/h).
Desde a chegada de Porto Alegre, onde conquistou o Sul-Americano de Nacra 17, Clínio tem se dedicado a assimilar as variadas reações da veloz embarcação. "No último treino quase capotamos. Faltou pouco. Algumas situações, só teremos a oportunidade de experimentar e enfrentar em pleno à disputa. Vamos fazer a nossa , regata com o máximo entusiasmo e esperar para ver o que acontece ". O trimmer Daniel Santiago e os catarinenses Bruno di Bernardi e André Chang, responsáveis pela proa, completam a equipe brasileira.
Duelo final - Enquanto o Team Brazil Mapfre ocupa a posição do barco convidado, o sétimo lugar na classificação geral, líder e vice-líder vêm sustentando um duelo à parte desde a primeira etapa da temporada, em março, no Omã. O líder omani, The Wave Muscat, tem a seu favor cinco vitórias em seis competições. A tripulação suíça traz no retrospecto do ano, a regularidade como principal virtude. É a única que conheceu o pódio em cada país onde o Extreme Sailing Series passou.
A vantagem que o The Wave Muscat traz sobre o Alinghi para Florianópolis é de apenas dois pontos, mas não chega a preocupar o britânico Leigh McMillan, único comandante que pode se tornar bicampeão nas sete edições já realizadas. "Não estou pensando em bicampeonato. Essa é a nossa meta, mas vamos correr regata por regata. Florianópolis é excelente. Tudo por aqui é muito bonito e as perspectivas são as melhores para os próximos dias", avalia McMillan.
No Alinghi, a promessa é de lutar em águas brasileiras até que as chances se esgotem. Os suíços precisam chegar à frente dos omanis e ainda esperar que pelo menos um barco se coloque entre ambos ao final da etapa catarinense. "A tripulação do The Wave Muscat é muito talentosa. Eles não deixam margem para erros. Teremos de velejar em Florianópolis em nosso mais alto nível para termos pelo menos uma chance contra eles. Sabemos que é possível, mas não vai ser uma tarefa fácil", prevê o americano Morgan Larson, comandante do Alinghi.
Como Florianópolis oferecerá pontuação dobrada, devido ao peso da decisão, outras três equipes, até a quinta colocada, têm chances matemáticas de chegar ao título: Red Bull Sailing Team (AUT), SAP Extreme Sailing Team (DEN) e Realteam (SUI). Ao longo do ano, os times foram acumulando pontos sempre com o mesmo critério, que atribuiu sucessivamente, dez pontos ao primeiro colocado e três ao oitavo, em cada país. No Brasil, esses números serão multiplicados por dois. Estão previstas até oito regatas em cada um dos quatro dias que apontarão o campeão do Extreme Sailing Series de 2013.
Coletiva dos comandantes - Nesta quinta-feira (14), o Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, será aberto oficialmente na arena náutica da Av. Beira Mar com a entrevista dois oito comandantes que disputam a etapa final de 2013. O encontro com a imprensa está marcado às 10h30 no Extreme Club do Race Village. Além dos oito comandantes, o coordenador do Team Brazil Mapfre, Lars Grael também estará à disposição dos jornalistas.
Alinghi (SUI) - Morgan Larson (USA
ChinaSpirit (CHN) - Phil Robertson (NZL)
GAC Pindar (NZL) - Will Tiller (NZL)
Realteam(SUI) - Arnaud Psarofaghis (SUI)
Red Bull Sailing Team (AUT) - Roman Hagara (AUT)
SAP Extreme Sailing Team (DEN) - Jes Gram-Hansen (DEN) ou Rasmus Køstner (DEN)
Team Brazil Mapfre (BRA) - Clínio de Freitas (BRA) e Lars Grael (BRA)
The Wave Muscat (OMA) - Leigh McMillan (GBR)
Classificação geral após seis etapas
1 - The Wave, Muscat (Omã) - 56 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 54 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 45 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 41 pontos
5 - Realteam (SUI) - 35 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 30 pontos
7 - Barco do País (tripulação convidada) - 26 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos
Programação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover
Quinta-feira - 14 de Novembro
10h30-11h30 - Conferência de imprensa com os comandantes no Clube Extreme
14h00-17h00 - Regatas de Extreme 40
Sexta-feira - 15 de novembro
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de Extreme 40
Sábado - 16 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de Extreme 40
17h00-18h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
18h00-19h00 - Regatas de Extreme 40 (eliminatórias)
Domingo - 17 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)
11h00-13h00 / 16h30-17h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-16h30 - Regatas finais de Extreme 40
16h30-17h00 - Premiação classes monotipos
17h00-17h30 - Premiação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover e dos vencedores da temporada 2013
O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, é o último evento da temporada 2013 de um circuito mundial da OC Sport. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fesporte.
O que é o Extreme Sailing Series?
O Extreme Sailing Series é um circuito mundial de regatas criado em 2007 e organizado pela OC Sport, que percorreu três continentes e sete cidades, entre os meses de março e novembro de 2013: Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales - Reino Unido), Nice (França) e Florianópolis (Brasil).
O campeonato possui um formato exclusivo para que as melhores equipes da vela mundial possam competir de forma igualitária a bordo de um catamarã Extreme-40. O veleiro tem 40 pés de comprimento (12 metros) e chega a atingir velocidade em torno de 60 km/h. São oito equipes dos países envolvidos, com cinco tripulantes cada, além de um convidado, que têm o privilégio de embarcar e competir durante as regatas. Os fãs da vela em todo o mundo podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela TV.
Após passar pelo mundo inteiro, a cidade de Florianópolis sedia a oitava e última etapa da competição. Na capital catarinense será definido o campeão do Circuito, com provas disputadas a beira do mais famoso cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. A arena do Extreme Sailing Series foi totalmente pensada para atrair um grande público para os dias de competição em Florianópolis, com entrada gratuita.
O Race Village terá uma série de entretenimento durante todo o dia, incluindo música, barracas de comida, um DJ, comentários ao vivo em inglês e português ao longo das corridas, disputas nas classes Laser, Optimist, Dingue e Snipe, uma academia ao ar livre, Range Rover Terrapod com exibição de carros, bem como uma área dedicada às crianças. O entretenimento na água será complementado pelo aquecimento do NeilPryde Windsurf Series Racing.
Desde 2007, o valor de mídia do Extreme Sailing Series tem crescido a cada ano. Em 2012 a quantia foi estimada em 27,8 milhões de euros (83 milhões de reais), incluindo uma série de TV distribuída para mais de 100 emissoras em todo o mundo e oferecendo uma proposta atraente para os parceiros do circuito como o principal deles, Land Rover, e outras marcas multinacionais. Para mais informações sobre os nossos parceiros
clique aqui.
Como acompanhar o Desafio Final do Extreme Sailing Series no Brasil
Nesta semana, uma equipe será coroada a campeã do Extreme Sailing Series 2013. Depois de uma temporada muito disputada, que teve os duelos mais acirrados dos últimos sete anos de história entre as equipes da elite da vela mundial, os quatro dias de regata do Ato 8 Florianópolis, apresentado pela Land Rover, definirão os vencedores de 2013. Os fãs da vela e de esportes podem acompanhar a ação em tempo real, por meio de vídeo ao vivo, os canais oficiais no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, além de relatórios analíticos dinâmicos SAP ao vivo .
On line
O site do Extreme Sailing Series (www.extremesailingseries.com) iniciará o acompanhamento da competição no primeiro dia, quinta-feira(14), e será alimentado com todos os principais conteúdos, incluindo vídeos ao vivo, resultados, notícias e imagens oficiais, bem como um blog interativo ao vivo, onde os fãs podem deixar seus comentários.
A partir de sexta-feira (15), a competição na 'arena de regatas' será transmitida ao vivo para o site com comentários de especialistas em vela e do embaixadora mundial da Land Rover, Hannah White, além da análise técnica do parceiro SAP. Horários sujeitos a alterações:
Sexta-feira, 15: 16h-17h (horário Brasil) / 18h-19h (GMT)
Sábado, 16: 16h-17h (horário Brasil) / 18h-19h (GMT)
Domingo, 17: Regatas finais - 15h30-16h30 (horário Brasil) / 17h30-18h30 (GMT)
No celular, via PlayUp
Fãs do Extreme Sailing Series em todo o mundo, pela primeira vez, poderão acompanhar a cobertura ao vivo da competição pela plataforma global de um aplicativo da líder mundial em esportes para redes sociais PlayUP. PlayUP é uma plataforma de aplicativos para celulares em rede social para esportes, o que permite aos fãs interagir com amigos e conteúdo digital em torno de esportes ao vivo. Com mais de 50 mil jogos ao vivo por ano, mensagens instantâneas, redes sociais privadas e conteúdo incomparável, PlayUP é o serviço líder de seu mercado.
Esta é a primeira vez que um evento de vela estará disponível ao vivo na plataforma global, permitindo aos fãs do Extreme Sailing Series que interajam com seus amigos, e se mantenham atualizado com a competição. Como parte de seu crescimento contínuo, a PlayUP identificou a vela como um esporte-chave e espera que esta ação inicial com o Extreme Sailing Series seja o começo de uma parceria muito mais ampla de cobertura de vela ao vivo. Pode-se pesquisar PlayUP na App Store e baixar gratuitamente.
Coletiva dos comandantes abre o evento na quinta-feira - O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, será aberto oficialmente nesta quinta-feira (14) no Extreme Club, na arena instalada à Av. Beira Mar, com a coletiva dos oito comandantes que disputam a etapa final de 201. A conferência de imprensa começa às 10h30. A programação exclusiva aos jornalistas segue das 14h às 17h, com a oportunidade única de se velejar em um Extreme 40, barco de dois cascos que tem a velocidade como principal característica.
A solicitação para embarque deve ser feita até o dia 13 de novembro. Quem preferir acompanhar as regatas na água, sem velejar, pode optar pelo barco de imprensa. Os pedidos de credenciamento para a coletiva e embarque, devem ser enviados para o e-mail: redação@zdl.com.br, informando nome, veículo, função e RG.
Recomenda-se o uso de roupas confortáveis e de calçados esportivos. Antes de embarcar, o tripulante convidado receberá roupa adequada e um capacete, assim como as orientações sobre segurança. É obrigatório saber nadar, além de assinar um documento de isenção de responsabilidade.
O Centro de Mídia localizado no Race Village estará aberto das 10h às 20h (hora local) entre quinta (14) e domingo (18). O barco de mídia vai deixar o píer cerca de 30 minutos antes do início das regatas. As vagas são limitadas. Indispensável avisar a equipe de mídia do Extreme Sailing Series no dia anterior ao embarque e observar se há vagas disponíveis.
Entrevista com os comandantes e tripulantes podem ser solicitadas diretamente com o RP de cada equipe. Entre em contato com a equipe de mídia sempre que necessário e todos os pedidos serão considerados.
Mais informações no site www.extremesailingseries.com
e no e-mail media@extremesailingseries.com
Twitter: Twitter.com extremesailingseries
Facebook: Facebook.com/extremesailingseries
YouTube: YouTube.com/extremesailingseries
Instagram: Instagram.com/extremesailing
Informações para a mídia nacional:
ZDL - Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 976022986
Danilo Caboclo - danilo@gruposix.com.br - Cel: 48 9132 3531
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação