Florianópolis (SC) - O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, última etapa da temporada de 2013, consagrou a tripulação do The Wave Muscat como a melhor do mundo nos catamarãs da classe Extreme 40. O britânico Leigh McMillan é o primeiro comandante bicampeão em sete edições e a sua equipe chegou ao tricampeonato (venceu em 2010, 2012 e 2013).
A situação que se desenhava amplamente favorável ao líder da temporada The Wave Muscat, tornou-se dramática para os omanis. O Alinghi precisava fechar a etapa duas posições à frente dos líderes para ultrapassá-los na classificação geral. Não foi possível, mas faltou pouco. O The Wave Muscat garantiu o título com o segundo lugar em Florianópolis, devido ao critério de desempate, maior número de vitórias no ano (5 x 2 em sete etapas). Ambos encerraram o campeonato com 74 pontos.
"Ser campeão é muito bom. Bicampeão é melhor ainda. A sensação é incrível. A responsabilidade de representar Omã foi grande durante o ano, mas agora se transforma em prazer. Mostramos que estávamos preparados para suportar a pressão. O Alinghi fez um belo campeonato e dominou as regatas aqui em Florianópolis. Uma disputa em alto nível em que todos ganharam", comentou o britânico bicampeão, Leigh McMillan.
O ensolarado domingo catarinense levou ainda mais calor à disputa, fazendo que com um grande público mais uma vez lotasse o Trapiche, a arquibancada do Race Village à Av. Beira Mar e parte da orla central da cidade. Nos quatro dias, a competição teve um público estimado em 50 mil pessoas. Nas sete etapas, a competição somou 325 mil pessoas.
Logo na primeira regata disputada na arena náutica, os ventos sopravam a favor do líder The Wave, Muscat. O principal rival na briga pelo título, o suíço Alinghi, queimou a largada e teve de retornar à linha de partida, atrasando-se. Mas o Alinghi se recuperou a chegou a colocar pressão em cima do barco omani ao vencer quatro das sete regatas finais, sagrando-se o campeão de Florianópolis, com o barco de Omã em segundo e o austríaco Red Bull Sailing Team em terceiro lugar. Apesar do susto, The Wave, Muscat consolidou a regularidade na temporada. Vencer apenas uma regata no último dia foi suficiente para levá-lo ao título. O também suíço Realteam ganhou duas provas, enquanto o neozelandês GAC Pindar obteve uma vitória.
"É um prazer imenso ganhar no Brasil. Os rapazes batalharam bastante e estou bem orgulhoso da equipe. Florianópolis é um lugar maravilhoso e se tivermos de voltar em 2014, ficarei muito feliz. Apesar de não termos conseguido conquistar o título geral, ser campeão na última etapa do ano é mais gostoso, ainda mais quando você está em um lugar onde pode comemorar com caipirinha", vibrou o americano Morgan Larson, comandante do Alinghi.
Time convidado - O Team Brazil Mapfre voltou a velejar nas regatas finais após afastar-se da raia no sábado para os reparos sofridos na véspera, quando as rajadas ultrapassaram os 30 nós. A tripulação brasileira viveu uma semana de aprendizado, tentando se adaptar ao Extreme 40 em cima da hora, enquanto os adversários tornaram-se especialistas em velejar os velozes catamarãs, após sete edições do torneio mundial.
"Foi um imenso prazer competir com toda essa torcida a favor. Florianópolis é uma cidade linda e um ótimo lugar para velejar. Infelizmente não conseguimos achar o vento, mas o que vale mesmo é proporcionar esse espetáculo ao público. Garanto que se tivéssemos um ano para treinar e competir, os adversários não seriam tão superiores em relação ao nosso time", comentou o comandante brasileiro Clínio de Freitas.
Monotipos e Windsurf - A Copa Mais Brasil de Monotipos, competição paralela ao Extreme Sailing Series, também acabou neste domingo com vitória de Alex Veeren, da classe Laser. O velejador do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) superou outros 26 barcos das classes Snipe, Dingue e Opitimist em duas regatas em que todos competiram juntos com sistema de tempo corrigido. "Essa vitória é muito importante para mim. Fizemos duas boas regatas na Baia Norte e fico bem feliz por ter conquistado esse título com tanto público perto da raia".
As duplas segunda e terceira colocadas, ambas também do ICSC, velejaram na classe Snipe: Paola Boabaid/Carlos Berenhauser e Michel Durieux/Dionísio Durieux. Entre os Optimist, Rafael Servaes, do mesmo clube, foi o mais bem colocado. A prancha a vela teve seu espaço nas preliminares do Extreme 40. Adrien Caradec, da escola Openwinds, da Lagoa da Conceição, venceu o NeilPryde Windsurf. "Espero ter outras oportunidades como esta e poder velejar com o público aplaudindo ao redor. É motivador", exclamou o experiente velejador de 51 anos, fascinado também pela oportunidade de ter velejado no ChinaSpirit. "Foi fantástico".
Classificação final do Ato 8 Florianópolis, apresentado por Land Rover - após 26 regatas
1 - Alinghi (SUI) - 219 pontos
2 - The Wave, Muscat (OMA) - 215 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 208 pontos
4 - ChinaSpirit (CHN)- 184 pontos
5 - Realteam (SUI) - 164 pontos
6 - GAC Pindar (NZL)- 159 pontos
7 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 122 pontos
8 - Team Brazil Mapfre (BRA) - 61 pontos
Classificação final de Extreme Sailing Series 2013
1 - The Wave Muscat (OMA) - 74 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 74 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 61 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 51 pontos
5 - Realteam (SUI) - 49 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 42 pontos
7 - Equipe convidade - 34 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos
O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, foi o último evento da temporada 2013 de um circuito mundial da OC Sport. A organização da etapa brasileira esteve sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fesporte.
O que é o Extreme Sailing Series?
O Extreme Sailing Series é um circuito mundial de regatas criado em 2007 e organizado pela OC Sport, que percorreu três continentes e sete cidades, entre os meses de março e novembro de 2013: Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales - Reino Unido), Nice (França) e Florianópolis (Brasil).
O campeonato possui um formato exclusivo para que as melhores equipes da vela mundial possam competir de forma igualitária a bordo de um catamarã Extreme-40. O veleiro tem 40 pés de comprimento (12 metros) e chega a atingir velocidade em torno de 60 km/h. São oito equipes dos países envolvidos, com cinco tripulantes cada, além de um convidado, que têm o privilégio de embarcar e competir durante as regatas. Os fãs da vela em todo o mundo podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela TV.
Após passar pelo mundo inteiro, a cidade de Florianópolis sediou a oitava e última etapa da competição. Na capital catarinense foi definido o campeão do Circuito, o The Wave Muscat, com provas disputadas à beira do mais famoso cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. A arena do Extreme Sailing Series foi totalmente pensada para atrair um grande público para os dias de competição em Florianópolis, com entrada gratuita.
O Race Village teve uma série de entretenimento durante todo o dia, incluindo música, barracas de comida, um DJ, comentários ao vivo em inglês e português ao longo das corridas, uma academia ao ar livre, Range Rover Terrapod com exibição de carros, bem como uma área dedicada às crianças. O entretenimento na água foi complementado pelo aquecimento do NeilPryde Windsurf Series Racing e as disputas da Copa Mais Brasil de Monotipos,s nas classes Laser, Optimist, Dingue e Snipe,.
Desde 2007, o valor de mídia do Extreme Sailing Series tem crescido a cada ano. Em 2012 a quantia foi estimada em 27,8 milhões de euros (83 milhões de reais), incluindo uma série de TV distribuída para mais de 100 emissoras em todo o mundo e oferecendo uma proposta atraente para os parceiros do circuito como o principal deles, Land Rover, e outras marcas multinacionais. Para mais informações sobre os nossos parceiros
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