Capa

Dia da natação: Gustavo Borges ajuda a democratizar a modalidade no Brasil

08.04.2013  |    163 visualizações NATAÇÃO

Metodologia desenvolvida pela pelo maior medalhista pan-americano e dono de quatro pódios olímpicos já ensinou mais de 170 mil crianças e jovens a nadar

São Paulo (SP) - O medalhista olímpico Gustavo Borges é sinônimo de natação. No dia da modalidade, comemorado em 8 de abril, o ex-atleta se diz feliz com o desenvolvimento do esporte no Brasil e acredita que ainda há espaço para mais profissionalismo no setor. Idealizador da metodologia que ensinou mais de 170 mil crianças e jovens a nadar, o agora empresário foi pioneiro no segmento. Por isso, o campeão das piscinas reforça que o método é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Academias, escolas, repartições públicas, clubes e ONGs podem aplicar o sistema, que já está em mais de 230 estabelecimentos de 20 estados do País.

"Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar nesse método. Nosso objetivo é ensinar a natação. A chegada ao alto rendimento no futuro é consequência", diz Gustavo Borges, que caiu na água pela primeira vez aos 5 anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Além do sistema em escolas credenciadas, o ex-atleta é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR).

Gustavo Borges é cercado por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve o método de maneira profissional. A metodologia formou 5 mil professores em todo País nos últimos sete anos. E, todos os meses, os especialistas credenciados apresentam, pelo Brasil, ferramentas práticas e uma estrutura organizada de trabalho para facilitar a relação do gestor, coordenador, professor e aluno. Em abril, por exemplo, o evento passará por São Paulo/SP (13), Lorena/SP (13) e Belo Horizonte/BH (20).

"O esporte é fundamental na vida das pessoas e a prática de atividades físicas ajuda na formação social. No caso da natação, começar desde cedo, com o apoio dos pais e das mães, é importante e aumenta a confiança", relata Gustavo Borges. "Todas as academias credenciadas pela metodologia Gustavo Borges devem passar por uma criteriosa avaliação para poder receber alunos a partir dos seis meses".

Os festivais de natação organizados pela Metodologia Gustavo Borges também são outros diferenciais para atrair a garotada. Os eventos ganham temas do universo infantil e as provas não têm caráter competitivo. Na maioria das atividades, personagens de circo, bichinhos do fundo do mar e super-heróis decoram as piscinas para fazer a alegria de todos, que são premiados com medalhas.

"O objetivo é realmente a integração entre pais e alunos. Trabalhamos de forma lúdica. É um momento de descontração e diversão, sem cobrança. O mais importante nessa fase é ganhar medalhas. Os alunos têm motivação em participar, pois ninguém sai chorando e todos ganham."

Sobre a natação brasileira - Dono de quatro medalhas olímpicas, casado com uma atleta profissional e com filhos iniciando a prática na piscina, Gustavo Borges tem propriedade para falar do futuro da modalidade também no alto rendimento. Segundo ele, o Brasil tem atletas de ponta prontos para brigar por pódios em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro. "Será um ano fantástico. Acredito num grande evento a ser realizado no Rio de Janeiro e que poderá deixar um legado importante para o País. É muito especial competir em casa. Todos os atletas da minha geração tiveram um papel fundamental na formação dos atuais líderes da natação nacional. Nós conseguimos ajudar a nova safra, que hoje brilha e deixa a modalidade em um patamar elevado", relata Gustavo Borges.

Pra quem começa agora na natação, Gustavo Borges dá uma dica: "O conselho número um é sonhar sempre. Isso faz com que o atleta trabalhe com excelência e dedicação. As conquistas podem demorar a chegar, mas se há uma mistura de talento e dedicação elas chegam".

As medalhas olímpicas de Gustavo Borges:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000
Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges

Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel:55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
08.12.2016

A capacitação está marcada para este fim de semana (10 e 11), na Academia Gustavo Borges Morumbi

01.12.2016

Capacitação, programada para este fim de semana, será realizada na ACM, na região central da Capital Gaúcha

29.11.2016

Serão diferentes atividades, na próxima segunda-feira (5.12), na academia credenciada pela Metodologia Gustavo Borges (MGB). Coletiva de imprensa está marcada para as 17h30.

24.11.2016

Fim de semana terá certificação, cursos voltados para natação e emagrecimento, além de Festival. Eles estão programados para Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.