Ícone da natação mundial, Gustavo Borges entra para o Hall da Fama da Universidade de Michigan
27.09.2012
| 370 visualizações
NATAÇÃO
-
Gustavo no Hall da Fama
ZDL/Divulgação
-
Atleta defendeu Michigan
Acervo COB
-
Gustavo Borges em Atlanta
Acervo COB
-
Atleta empresário
Luciano Finotti
Formado em economia pela instituição norte-americana, medalhista olímpico se destacou nos anos 1990 em competições da NCAA
São Paulo (SP) - Após entrar para o Hall da Fama da Natação, Gustavo Borges receberá mais uma importante condecoração internacional. O medalhista olímpico será homenageado, em fevereiro de 2013, pela Universidade de Michigan com o título de Hall of Honor. O ex-nadador, que se formou em economia em 1995, defendeu a instituição no National Collegiate Athletic Association (NCAA), ganhando dez medalhas em eventos universitários: oito individuais e dois revezamentos.
Além disso, o brasileiro foi o líder da equipe masculina de natação e de mergulho da faculdade. "Recebi a notícia que seria condecorado pelo Michigan Hall of Honor, reconhecimento máximo na universidade, que defendi durante quatro anos. Tenho muito orgulho de ser um Wolverine. Go Blue!", comemora Gustavo Borges, que foi eleito por um seleto comitê ao lado de outros dois alunos: Rob Lytle, do futebol americano, e Brendan Morrison, jogador de hóquei no gelo.
Gustavo Borges é um dos maiores atletas da história da Universidade de Michigan. Suas quatro medalhas olímpicas são as únicas da instituição nos Jogos. Durante o período como estudante de economia e atleta, o brasileiro recebeu 24 vezes o prêmio de All-American da NCAA em sua modalidade. "Os atletas escolhidos se destacaram ao competir pela Universidade de Michigan e ajudaram a fazer as suas equipes mais fortes com dedicação, paixão e trabalho. Eles são merecedores da honraria, a mais alta distinção a um ex-aluno-atleta ou treinador", afirma o diretor de esportes da Universidade, Dave Brandon.
Feliz com mais um título, Gustavo Borges destaca o período especial em que viveu nos Estados Unidos, conciliando a vida de estudante com a de atleta de alto rendimento. "Foi uma época muito legal e divertida. A maior preocupação era com a neve e o frio da região, além, claro, de treinar e estudar. Tudo muito leve e solto, natação, escola e diversão. Esta época só é vivida uma vez, depois a vida nos apresenta outras surpresas e alegrias, uma nova fase com família e filhos."
O brasileiro foi imortalizado em 2012 no Hall da Fama da Natação. Gustavo entrou para o seleto grupo dos maiores atletas mundiais de todos os tempos. O medalhista olímpico está nas fileiras do International Swimming Hall of Fame, se igualando à lendária Maria Lenk, nomeada em 1988. História na modalidade Gustavo Borges tem de sobra. Além das quatro medalhas olímpicas, teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas/2004. No Pan, foram 19 medalhas em quatro edições. O ex-atleta ainda ganhou 31 medalhas em Copas do Mundo. Está entre os 10 atletas latino-americanos mais destacados e faz parte do Comitê da Federação Internacional de Natação (FINA).
A metodologia que leva o nome do campeão- A Metodologia Gustavo Borges ensina mais de 60 mil crianças e jovens a nadar em 200 academias e clubes espalhados por 117 cidades de 17 estados do País. "Todo processo de aprendizado une capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar nesse método", revela Gustavo Borges. "Nosso objetivo é ensinar a natação e a chegada ao alto rendimento no futuro é consequência", completou.
No ano passado, o ex-nadador firmou parceria com o também campeão olímpico sul-africano Ryk Neethling e deu início, no exterior, ao Método Gustavo Borges, projetado sob a supervisão do técnico William Urizzi. Além disso, o dono de quatro medalhas olímpicas é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, no bairro do Panambi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR).
As medalhas olímpicas de Gustavo Borges:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000
Mais informações no site www.gustavoborges.com.br , pelo twitter @gusborges e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges
Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação