Atleta do Corinthians venceu o revezamento 4x200, os 100 m medley e faturou a prata e o índice para o Mundial nos 200 m borboleta
São Paulo (SP) - A quinta-feira (23) foi um dia bastante desgastante para Thiago Pereira no Troféu José Finkel. Porém, valeu a pena o esforço de competir em três provas à noite e as eliminatórias pela manhã. O atleta conquistou três medalhas, ouro nos 100 m medley (52s64) e 4x200 (7min06s91), com direito a recorde do campeonato, e prata nos 200 m borboleta (1min52s56), que lhe rendeu também um índice para o Mundial de Piscina Curta.
A estratégia do medalhista olímpico na piscina do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, foi evitar perder energia e descansar a todo momento. Afinal de contas, o intervalo entre as provas foi menor do que três horas. "É um campeonato com muitas provas e isso exige bastante preparo. Usei os espaços para descansar o corpo ou soltar a musculatura. Fiz a melhor recuperação possível. Os resultados foram positivos. Mas, na última prova, no revezamento, não conseguia ondular de tão cansado. Tava batendo na raia. O importante é somar pontos para o Corinthians", conta o atleta patrocinado por Arena e Correios.
Alberto Silva, treinador de Thiago Pereira, afirma que o atleta conseguiu até soltar no medley para suportar a rotina. "O Thiago foi muito bem e soltou quando dava. No borboleta conseguiu passar rápido. Na prova seguinte, os 100 m medley, notei que no crawl, já com a prova dominada, ele reduziu um pouco, mas mesmo assim o tempo era suficiente para garantir o índice", explica Alberto Silva.
Domínio nos 100 m medley - Thiago Pereira ficou com o ouro nos 100 m medley com a marca de 52s64. E, como estava numa sequência de provas, conseguiu forçar menos nos metros finais. Como havia batido o recorde sul-americano (52s25) na semifinal, no dia anterior, e garantido o índice para o Mundial de Curta de Istambul, o atleta do Corinthians era o grande favorito ao primeiro lugar do pódio. E o prognóstico se confirmou: nos primeiros 25 metros do borboleta, Thiago passou em segundo em 10s98. No costas, já assumiu a liderança com 12s37 e ampliou no peito com 16s60. No crawl, já com um corpo de vantagem para Henrique Rodrigues, o medalhista olímpico bateu em primeiro totalizando 52s64.
Foi a segunda medalha de ouro em provas de medley no José Finkel. A primeira veio nos 400 m medley, na última terça-feira (21). A próxima pode pintar nesta sexta-feira (24), nos 200 m medley, prova que é sua especialidade. A maratona termina na mesma data, já que Thiago irá fechar o revezamento 4x100 livre do Corinthians. "Agora é tentar ter uma boa noite de sono. Minha intenção para a sexta-feira é tentar nadar apenas para classificar no período da manhã e depois forçar à noite".
Prata nos 200 m borboleta - O nadador ficou em segundo lugar nos 200 m borboleta com a marca de 1min52s56 e, além da medalha de prata, o atleta saiu com o índice para o Mundial de Piscina Curta. Thiago Pereira brigou com o recordista mundial Kaio Márcio até a última braçada, mas foi superado por apenas 12 centésimos (1min52s44). O bronze foi para Leonardo de Deus (1min55s02). "Foi quase. Pelo menos posso dizer que perdi para o recordista mundial", diz em referência ao paraibano Kaio Márcio (1min49s11).
Logo que saiu da piscina, o corinthiano correu para soltar a musculatura na piscina anexa à principal do Sesi para se preparar para o revezamento 4x200.
Vitória em equipe - Na última prova do dia, Thiago Pereira foi decisivo para mais uma medalha do Corinthians no José Finkel. Último a cair na piscina no revezamento 4x200 livre, o nadador do Corinthians tirou uma vantagem do Fluminense e o quarteto bateu em primeiro com 7min06s91, recorde do campeonato. Por pouco (7min06s09) não foi a melhor marca sul-americana. O time teve, além de Thiago, Thiago Simon, João Veras Amorim e Pedro Ernesto.
Saiba mais sobre Thiago Pereira - O site do nadador do Corinthians está cheio de fotos, vídeos, notícias, melhores marcas, perfil e até os tweets do atleta patrocinado pela Arena e pelos Correios podem ser acessados rapidamente em um só click.
Flávio Perez - Mtb.: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br e andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Nadador ficou com a medalha de prata em Londres/2012 superando o norte-americano nos 400 medley. Phelps elogiou o brasileiro antes do prêmio Laureus, no Rio