Troféu Estado de São Paulo encerra com novos índices para Ibero-Americano
23.05.2010
| 418 visualizações
ATLETISMO
-
Anderson Teles (Branco) vence os 200m
Fernanda Paradizo/FPA
-
Jean Rosa
Fernanda Paradizo/FPA
-
Pódio dos 110m com barreiras
Fernanda Paradizo/FPA
-
Chegada dos 800m rasos
Fernanda Paradizo/FPA
-
Final dos 200m
Fernanda Paradizo/FPA
Mais quatro atletas conquistaram vaga para a competição internacional, em junho
São Paulo (SP) - As finais dos 200m rasos e do salto triplo agitaram a manhã do último dia de Troféu Estado de São Paulo. A competição teve início na sexta-feira, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, capital paulista, e foi encerrada neste domingo. Era o último dia para obter classificação para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo (San Fernando, Espanha, na primeira semana de junho). Quatro atletas conquistaram a vaga neste domingo e irão representar o Brasil na competição internacional.
Marli de Lima (Pinheiros) foi uma das participantes a conseguir carimbar o passaporte para o Ibero-Americano. Ela venceu a prova dos 200m com o tempo de 24s06. "Esperava correr melhor, cometi erros na finalização e na largada. Mas fiquei muito feliz pelo título e pela classificação", afirmou. Marli disse que tentará consertar as falhas no próximo torneio. "Quero correr abaixo de 21s30. Tenho capacidade para isso. Vou treinar ainda mais para não repetir os erros", explicou. Joelma Sousa (Orcamp/Unimed) ficou com a segunda colocação com o tempo de 24s36, seguida de Jessica Carolina Alves (Ass. Sambernardense), com 24s72.
Na versão masculina da prova, a medalha de ouro ficou com Rodrigo Patativa (Rio Branco EC). O tempo de 21s58 foi o suficiente para garantir o título. "O resultado não agradou, eu tinha corrido melhor na fase de classificação (21s47). Acho que foi pelo nervosismo de uma final, somado ao vento e ao frio. No entanto, estou muito feliz pela primeira posição", afirmou o jovem de 20 anos.
Segundo Rodrigo, uma lesão atrapalhou seu rendimento. "Voltei a treinar forte neste ano. Quero ser finalista do Troféu Brasil, essa é a meta." A segunda colocação dos 100m rasos foi para Luis Ambrósio (Ass. Pindamonhangaba), tempo de 21s64. Célio Miguel da Silva (Orcamp/Unimed) ficou em terceiro, com 21s83.
Anselmo Gomes da Silva confirmou o favoritismo e venceu a prova dos 110m com barreiras. O atleta, primeiro lugar no Ranking Brasileiro da prova, fez a marca de 13s85, levou o ouro e confirmou de vez a classificação para o Ibero-Americano. "Estou preparado para essa competição. Terá estrangeiros de muito potencial e o próprio Mateus Inocêncio, meu amigo e rival de pistas", afirmou Anselmo. Mateus Inocêncio ficou em segundo lugar com 13s86 e também confirmou a vaga no torneio. Luis Imanaka Ferreira completou o pódio com a terceira posição (14s54). Os três atletas são do clube BM&FBOVESPA.
Nos 800m masculino o ouro ficou com Anderson Teles (Grêmio Barueri). O atleta fez a marca de 1min51s34. Anderson está confiante para mais títulos na temporada 2010. "Estou em uma crescente muito boa. Já corri 1min48s neste ano, melhorei mais de quatro segundos comparado a 2009. Estou me sentindo muito bem para conquistar ainda mais", disse. Wallan Almeida (Grêmio Barueri) e Jeferson Assunção (Frei Paulino) ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, com 51s79 e 52s46.
Centro de Excelência
O Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, esteve bem representado no Troféu Estado de São Paulo. Jean Cassemiro Rosa (CEE-Presidente Prudente/ASA- Sertãozinho) saltou o triplo em 15,93m e venceu com facilidade. "Foi um bom resultado, apesar de ter feito 16,20m semana passada. É importante manter a regularidade", disse Jean. Para ele, a corrida anterior aos saltos não saiu como prevista. "É um erro que tenho de corrigir. Em algumas vezes corri mais rápido, em outras mais lento. Preciso me aperfeiçoar nesse aspecto", explicou o jovem.
Jean ficou feliz com o título conquistado. De acordo com o atleta, a confiança subiu para conquistar um bom resultado no Troféu Brasil e no Brasileiro Sub-23. "As medalhas passam firmeza. Ajudam a controlar o nervosismo, que sempre irá existir", afirmou. Os núcleos de Presidente Prudente, Piracicaba, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Campinas e São Paulo do Centro de Excelência marcaram presença no torneio.
Outros resultados do último dia de Troféu Estado de São Paulo
10.000m rasos feminino
Rosangela Pereira Faria (Pinheiros)- 35min53s07
Arremesso do peso feminino
Esthefania da Costa (BM&FBOVESPA)- 12,29m
Salto em altura masculino
Fernando de Jesus da Silva (ASSEM)- 2,06m
Salto triplo feminino
Luana Aparecida Machado (Estrela de Guarulhos)- 12,63m
800m feminino
Geisiane Mandelli de Lima (ADC Abzalão/UNIMEP/SELAM)- 2min09s76
Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da Federação Paulista de Atletismo
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240