Capa

Atletas conquistam resultados expressivos no primeiro dia de Troféu Estado de São Paulo

21.05.2010  |    715 visualizações ATLETISMO

Torneio é a última chance para obter vaga no 14º Campeonato Ibero-Americano

São Paulo (SP) - A primeira medalha do Troféu Estado de São Paulo, realizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, saiu para na prova do lançamento do disco. O torneio teve início nesta sexta-feira e será encerrado no domingo. É a última oportunidade de conquistar vaga no 14º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em San Fernando, Espanha, no início de junho.

Gustavo Gomes de Mendonça ficou com a primeira colocação no lançamento do disco. O atleta do clube BM&FBOVESPA fez a marca de 53,19m, que, além de ser suficiente para a medalha de ouro, garantiu a classificação no Ibero-Americano. "Foi um bom resultado, já que venho de contusão no joelho. Voltei a treinar há pouco tempo, venci e consegui vaga na competição internacional", disse. Neste sábado, Gustavo tentará mais uma medalha, dessa vez no arremesso do peso. "Quero vencer e fazer, pelo menos, 17,50m", concluiu. A segunda colocação da prova ficou com Max Willian Xavier (Ass. São Bernardense), ao marcar 51,88m. Gerson Carvalho dos Santos (BM&FBOVESPA), com 51,84m, ficou em terceiro.

Já no salto em altura feminino, Laís Gabriela Cavalcanti (BM&FBOVESPA) subiu no lugar mais alto do pódio ao fazer a marca de 1,60m. Apesar do título, o resultado não agradou a atleta. "Fiquei feliz por ter vencido, mas fiquei muito abaixo da minha melhor marca (1,80m). Espero evoluir nas próximas competições", afirmou. Com isso, Laís não alcançou a vaga para o Ibero-Americano. "Era a meta de hoje. Agora é treinar em busca de um bom resultado no Troféu Brasil." Letícia Imenez Rio Branco (Ass. Desportiva Centro Olímpico) e Talita Vidal Barbosa (CEE-SP/Pindamonhangaba) ficaram, respectivamente, com a segunda e a terceira colocações. Ambas com a marca de 1,60m.

Geisa Cardoso dos Santos (Ass. Desportiva Centro Olímpico) venceu a prova do salto com vara feminino. A atleta fez 2,90m, seguida de Suzana Milani (CEE-Sertãozinho/ASA), com 2,70m, e Roberta de Souza Santos (CEE/FUNDACTE), com 2,60m.

Nos 5.000m categoria feminina, Sirlene Sousa de Pinho (Esporte Clube Pinheiros) levou o ouro ao completar o percurso com o tempo de 17min32s81. Rosilene Silveira de Jesus (ASSEM) conquistou a prata com 18min03s74. Jaciane Barroso Araújo (Ass. São Bernardense) ficou com o bronze ao fazer a marca de 18min16s67. Na mesma prova, categoria masculina, Fabio Rodrigues dos Santos ficou foi campeão com o tempo de 16min00s34, seguido de Everton Barbosa da Silva (16min08s64), ambos da Ass. São Bernardense de Atletismo. Guilherme Andriatto (BM&FBOVESPA) completou o pódio com 16min10s45.

Carla Michel (BM&FBOVESPA) venceu o lançamento do martelo feminino com 55,44m. Regiane Aprígio de Souza (ARPA/SMEL/FLEX/CEE) conquistou a segunda colocação com 53,91m. O bronze ficou com Kátia Fernanda Bicudo (Ass. Atlética Ituana), marca de 48,10m.

Campeã olímpica na pista - Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância em Pequim-2008, esteve presente no torneio. Para ela, é importante prestigiar os atletas mais jovens. "Tenho muitos amigos competindo. Garotos de muito potencial, que treinam junto comigo. Vim dar uma força", afirmou. Maurren pretende voltar a competir em breve. "Espero retornar às pistas agora em junho. Estou me sentindo bem e ansiosa", finalizou.

Centro de Excelência

Os núcleos de Campinas, Presidente Prudente, Piracicaba, Sertãozinho, São José do Rio Preto e São Paulo do Centro de Excelência (CEE), projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, estiveram presentes no primeiro dia de Troféu Estado de São Paulo.

O destaque do projeto foi Talita Barbosa (CEE-SP/Pindamonhangaba), de apenas 16 anos. A atleta, terceira colocada no salto em altura com 1,60m, fez a mesma marca da campeã, mas não levou o ouro por ter feito o resultado uma tentativa depois. "Infelizmente ela conseguiu saltar antes de mim e isso foi decisivo. Esperava ter feito uma marca melhor, mas estou feliz por ter conquistado uma medalha em uma competição forte, para adultos, estando na categoria Menor (16 e 17 anos)", afirmou. Talita treina com Nélio Moura, técnico da campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi.

Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da Federação Paulista de Atletismo
Email: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 7292-7240
Leia também...
04.05.2014

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente