Capa

Segunda etapa da Copa Brasil de Ciclismo reúne destaques do esporte

07.05.2010  |    203 visualizações CICLISMO

Competição será neste domingo, às 7 horas, num circuito montado na Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros e Av. Roberto Marinho

São Paulo (SP) - Com a participação de alguns dos principais atletas do País, será disputada neste domingo, a partir das 7 horas, a segunda etapa da Copa Brasil de Ciclismo, que tem como principal objetivo promover a modalidade esportiva. As 17 equipes convidadas pela organização vão disputar a prova num circuito de cerca de 3 quilômetros, montado na Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros e Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Entre os atletas inscritos na prova, destacam-se Antônio Nascimento (Memorial/Santos/Giant), campeão da Volta do Estado de São Paulo de 2004; Breno Sidoti (Funvic/Sundown/Pindamonhangaba), campeão da Volta do Rio, ouro no Pan-Americano Júnior e vice-campeão brasileiro de 2003; Bruno Tabanez (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana), campeão do ranking brasileiro de 2009; Walter Ribeiro Júnior, (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale/Sorocaba), campeão paulista contra-relógio e campeão do GP Ayrton Senna de 2007; Christian Pimentel (Pells Capacetes/CME/Iracemápolis), campeão paulista de montanha de 2009; Patrique Gama Azevedo (Metalúrgica Gouveia), campeão da 9 de Julho de 2007; Camila Coelho, (Memorial/Santos/Giant), campeã da 9 de Julho de 2008; e Raquel França de Queiroz (Gouveia), campeã da Race Cross América de 2009.

Em seu primeiro ano, o evento é um projeto experimental, com características próprias e, por isso, não conta pontos para o ranking da CBC. Os organizadores, porém, apostam no sucesso da competição, já garantida para 2011.

A organização convidou 17 equipes para a segunda etapa, representando as cidades de Curitiba (PR), Macapá (AP), Florianópolis (SC), Ribeirão Preto, Suzano, Assis, Santos, Iracemápolis, Pindamonhangaba, Caieiras, São Caetano do Sul, Sorocaba, Americana, Indaiatuba, Guarulhos e seleção paulista (todas de São Paulo), além Metalúrgica Gouveia, um time criado especialmente para a novela Passione, da TV Globo.

As sete equipes mais bem colocadas se classificam para a grande final, marcada para o dia 16 de maio, também em São Paulo.

Sistema de disputa - A prova consiste em reunir equipes com quatro ciclistas cada, representando as categorias Elite feminina (2 voltas no circuito). Elite masculina (quatro voltas), Júnior masculino (2 voltas) e não-federado masculino (uma volta). O revezamento seguirá esta ordem, sendo que a última volta será feita em conjunto pelo ciclista júnior e o ciclista não-federado.

O tempo total da equipe será finalizado quando o ciclista júnior masculino ou o não-federado cruzar a linha de chegada, independentemente da posição, sendo obrigatório que ambos completem o percurso.

Além da premiação em dinheiro, as três equipes mais bem colocadas receberão troféus e medalhas de participação.

A entrega do Kit de participação e do chip de cronometragem ocorrerá neste sábado, das 15 às 17 horas, no Hotel Blue Tree Towers Morumbi Convention Center (Av. Roque Petroni Júnior, 1000). O congresso técnico será realizado também no sábado, a partir das 17 horas, no mesmo hotel.

As equipes classificadas na primeira etapa, disputada dia 11 de abril, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, foram as seguintes: FW Engenharia (RJ), ACD/Metodista/Thulle/Fritiquello/F2r/São Bernardo (SP), Fiec/Bike Fan (SP), seleção mineira de ciclismo (MG), Metalúrgica Gouveia (SP), Ser Cidade Verde (MS) e Clube Fernandes de Ciclismo (GO).

Ciclismo na novela - Passione, a novela que substituirá Viver a Vida no horário nobre da TV Globo, terá um núcleo de personagens envolvido com o ciclismo. O personagem Gerson (Marcelo Anthony) será o chefe de equipe da Metalúrgica Gouveia, que tem Danilo (Cauã Raymond) e Sinval (Kaike Brito) como ciclistas. Algumas cenas da novela escrita por Sílvio de Abreu serão gravadas durante a Copa Brasil, neste domingo.

A Copa Brasil de Ciclismo tem organização e realização da Rede Globo e Yescom, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo. O patrocínio é da Kia, Houston, Fisk,e Bout’s e apoio especial da Federação Paulista de Ciclismo, Prefeitura de São Paulo e Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade - Ideeia.

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
23.10.2011

Pindamonhangaba vence por equipes e por pontos, mas é o atleta da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba que leva o prêmio mais cobiçado

22.10.2011

Depois do trecho mais esperado do Tour, com 1140 metros de subida, José Eriberto já comemora o título e - após queda - aplaude espírito esportivo de adversário

21.10.2011

Após a mais longa etapa do Tour, Sorocaba desiste da disputa por equipes em nome do título individual de Eriberto. Pindamonhanga vence novamente com Roberto Pinheiro

20.10.2011

Halysson Ferreira, de 22 anos, rouba a cena na chegada a Atibaia, em trecho dominado por Pindamonhangaba