Campeonato Estadual Caixa Sub-23 premia campeões paulistas
03.05.2010
| 204 visualizações
ATLETISMO
Torneio realizado pela FPA definiu os melhores atletas de São Paulo em cada prova da modalidade
São Paulo (SP)- A Federação Paulista de Atletismo realizou, neste final de semana, no estádio Ícaro de Castro Mello, São Paulo, o Campeonato Estadual Caixa Sub-23. O campeonato, que apontou os melhores atletas do Estado em cada uma das provas do atletismo, contou com a participação de 30 clubes e 400 atletas.
O clube BM&FBOVESPA/SCSUL foi o campeão na classificação geral feminina com 123 pontos, seguido de Orcamp Unimed, com 114. A Associação Sertanezina de Atletismo ficou com a terceira colocação ao marcar 96 pontos. No masculino, a Associação Sertanezina ficou em primeiro lugar com 107 pontos. BM&FBOVESPA/SCSUL e Brasil FC ficaram com a segunda e terceira colocações, com 90 e 87 pontos, respectivamente.
O técnico de arremesso e lançamentos da BM&FBOVESPA/SCSUL, João Paulo Cunha, ficou satisfeito com o resultado dos atletas. Das oito provas disputadas, quatro foram vencidas por integrantes de seu clube. "Foi satisfatório, dentro do previsto para uma competição de alto nível técnico", afirmou. Agora, os profissionais do clube do ABC se preparam para uma "maratona". "Teremos competições fortes nos próximos três finais de semana, será desgastante. Vamos buscar índices para o 14º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo", disse, referindo-se ao torneio que será disputado em San Fernando, na Espanha, no início de junho.
Centro de Excelência se destaca no torneio
Os atletas do Centro de Excelência (CEE) foram bem, conquistaram medalhas e melhoraram marcas pessoais durante a competição. Os núcleos de Presidente Prudente, Campinas, Sertãozinho, São Paulo e Piracicaba participaram do torneio.
Jean Cassemiro Rosa (CEE-Presidente Prudente) confirmou o favoritismo e ficou com o ouro no salto triplo com a marca de 15,72m. A prata ficou com Jonathan Silva (CEE-São Paulo). Bicampeão paulista Sub-23 (o atleta também tinha vencido no salto triplo no ano passado), Jean ficou contente com o resultado. "Vencer novamente em uma competição tão importante é sensacional. Estou muito feliz e mais confiante para as disputas do ano", afirmou Jean.
O atleta espera saltar ainda mais em breve. "Estamos no começo da temporada, espero marcar 16,50m nos próximos meses", disse Jean, primeiro colocado no ranking brasileiro da categoria.
Mariela Tomaz Reis (CEE-São Paulo/ORCAMP) surpreendeu durante o Campeonato Estadual Sub-23. A atleta, de apenas 15 anos, chegou à final nos 100m e por pouco não conquistou uma medalha. "Fiquei contente com a quarta colocação, pois competi com atletas de renome, mais experientes", disse. A marca de 12s10 foi a melhor obtida na curta carreira da jovem, que também integrou a equipe medalhista de ouro do revezamento 4x100m. "Foi um dia ótimo e fiquei muito feliz com a medalha no revezamento", afirmou.
A atleta treina com Tânia Moura e Nélio Moura no CEE da capital paulista. Ambos foram só elogios para a aluna. "A Mariela é incrível, é puro potencial. Tem muito talento, disciplina e determinação", disse Tânia. Nélio Moura também fez questão de parabenizar Mariela. "É uma atleta que começou a treinar conosco neste ano e dará bons frutos para o nosso esporte."
O núcleo de Campinas também se destacou. Foram seis medalhas conquistadas, marcas importantes e superação. Kamilla Felix (CEE-Campinas/Orcamp/Unimed) subiu três vezes ao pódio. Ouro nos 400m rasos com 56s06 e bronze nos 200m com 24s03. Além disso, a jovem subiu ao lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100. "Foi uma participação ótima, não só dela, mas de toda a equipe", afirmou Evandro Lázari, técnico do projeto.
Rafael Jubelini, assessoria de imprensa da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968